Duvida sobre Seiko SKX007 / 009

  • 5 Respostas
  • 2307 Visualizações
*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Online: 07 Abril 2021 às 13:40:28 »
Boa tarde,
Apesar de ser um modelo que gosto muito, tenho os dois modelos, algumas características do SKX007 e 009 sempre me incomodaram.   A falta de hack e corda pela coroa por exemplo.
A minha duvida é se consigo colocar um novo movto, NH35 por exemplo,  na caixa dos SKX.
Alguém saberia responder ?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Resposta #1 Online: 08 Abril 2021 às 16:50:38 »
Olha, vou responder seu post sem de fato responder... E só idiotas fazem isso, mas paciência...
Se e somente se ambos os movimentos possuírem mesmo diâmetro, mesma altura e mesma furação (canon e apoios de mostrador), dá para fazer, a exemplo do que dezenas de marcas fizeram na migração ETA para Sellita.
Mas... Eu sinceramente não verifiquei medidas e tal compatibilidade.
Mas a pergunta que não quer calar é: e você arrumaria esse movimento para troca onde? E valeria a pena financeiramente? Questiono isso porque a pergunta me parece semelhante a de um colega forista que há alguns dias perguntou se alguém sabia onde comprar um cristal de safira para substituir o mineral que equipa um Orient Poseidon... E eu pensei com meus botões se isso fazia muito sentido...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Resposta #2 Online: 08 Abril 2021 às 21:29:47 »
A resposta curta e seca é: sim, dá para colocar uma NH35 no lugar da 7S26. Aliás, dá para intercambiar qualquer variante desses calibres (NH, NE, 7S, 4R, 6R...) entre si em quase qualquer relógio, se a altura maior das sucessoras da 7S permitir, pois as variantes com corda pela coroa são um pouco mais altas.

No caso dos SKX, isso não é problema. Mas há outros problemas, ou dificuldades.

A tige do 7S26 é diferente da dos NH35 (e outros sucessores). Até aí, bastaria tirar a tige da coroa do SKX e colocar a tige nova, certo? Errado, pois as coroas de SKX são uma peça única, com tige e tudo. Isso significa que você teria que arrumar outra coroa, original de outro modelo ou aftermarket, que sirva no tubo do SKX, para poder usar a tige nova.

Segundo problema é a posição da coroa, pode ser que dependendo da versão de NH35 que você comprar, o calendário não vai bater. Pois provavelmente vai encontrar NH35 para coroa e calendário as 3 horas. Você vai ter que tirar o de e passar para o outro (os discos são compatíveis), pois o SKX tem coroa nas 4 mas calendário nas 3. Já é algo mais complicado de fazer sem que seja por um relojoeiro.

E o aro espaçador talvez tenha que ser passado de uma para outra também (não tenho certeza quanto à este item).

Mas enfim, as dimensões são compatíveis, mas alguns pequenos detalhes não.

Particularmente não acho que o trampo valha a pena a não ser que seja pela diversão em fazer o "mod". Caso contrário, melhor conviver com a falta de hack e corda pela coroa.

Abs.,

Adriano

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re:Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Resposta #3 Online: 08 Abril 2021 às 22:28:56 »
Tenho um relógio chinês que veio com o NH35 e gosto mais do design do SKX.  O problema é que onde estou morando, UE , os relojoeiros não costumam pensar fora da caixa.  Se um relógio veio com um movto para eles é impensável mudar mesmo encaixando sem problema.  Como devo ir ao Brasil no final do ano estava pensando em se valeria a pena levar os dois relógios para fazer essa operação.

Re:Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Resposta #4 Online: 09 Abril 2021 às 02:30:09 »
Henrique,

Se vc está na Europa, tem este site www.seikomods.com (UK) que vende tudo que vc precisa para modificar seu skx: tige e coroa para o skx separados.

Você consegue inclusive comprar tudo que precisa para FAZER um SKX, há caixas (coroa 3 horas ou 4 horas, com guarda, sem guarda, aço, titanio, polida, escovada, etc), cristal de safira, bezel, bezel insert, chapter ring, movimentos, tampa traseira, ponteiros, mostradores, etc.

Tem também uma lista de modders no mundo inteiro que podem aceitar o serviço de troca do seu movimento, incluindo o transplante do disco de dia de semana do 7s26 para o NH35 e da instalação (regulagem de tamanho) da nova tige+coroa. https://www.seikomods.com/crystal-fitters/

Fora de EU há outros fornecedores também com toda a gama de produtos para skx07/09, skx13, 5xk (srpd), samurai, srp, alguns orient e citizen e até os seiko mais simples como os sngz e snzf:

www.namokimods.com - esse tem até caixa no formato do 62mas
www.dlwwatches.com

Abraços,

Waldir
« Última modificação: 09 Abril 2021 às 02:33:21 por waldirmello »

*

Offline Henrique

  • ****
  • 469
  • "Quem ama o feio é porque o bonito não aparece" BI
    • Ver perfil
Re:Duvida sobre Seiko SKX007 / 009
« Resposta #5 Online: 09 Abril 2021 às 08:24:12 »
Obrigado.