Novos Oris Aquis

  • 11 Respostas
  • 2835 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Novos Oris Aquis
« Online: 04 Maio 2021 às 12:13:45 »
A Oris reformulou o visual dos seus Aquis, que possuem profundímetro. Aliás, tenho uma lembrança clara da minha adolescência, quando lançaram os Citizen Aqualand e, conquanto fossem algo absolutamente inútil para uma criança ou adolescente, era o sonho de consumo de todas. Eu nunca tive um...

Os relógios mecânicos atuais que possuem marcadores de profundidade normalmente usam uma membrana (um aneróide)conectado a um ponteiro para viabilizar o sistema.

O método criado pela Oris é ultra engenhoso, simples e a prova de defeitos: eles simplesmente criaram um furo em forma de canal circular no cristal de safira... E este canal é fosco, sendo que à medida que você afunda na água, a pressão aumenta e água penetra no interior, comprimindo o ar que normalmente que lá existe. Através do contraste criado com a superfície fosca do canal criado no cristal de safira, é possível enxergar a profundidade. Nada mais simples e a prova de defeitos (na foto abaixo, a profundidade marcada é de 5 metros, o canal é da esquerda para a direita).

Curti o desenho e conceito do relógio, conquanto não servisse para mim, pois tem 46 mm.

Vejam
https://monochrome-watches.com/oris-aquis-depth-gauge-2021-revamped-price/


*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #1 Online: 04 Maio 2021 às 21:05:01 »

Truque antigo...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #2 Online: 05 Maio 2021 às 12:04:34 »
Sequer sabia da existência deste Náutica: quem copiou quem aí?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Novos Oris Aquis
« Resposta #3 Online: 05 Maio 2021 às 17:52:51 »
Esse Náutica já tem muito anos que foi vendido e antes dele já vi de outras marcas. A Oris definitivamente não inventou esta complicação.

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #4 Online: 06 Maio 2021 às 09:09:26 »
Há 3 anos (2018) vi e peguei em mãos um Oris com esta tecnologia no Outlet de Orlando, vendido lá por $1,200.00 (a vendedora baixava pra $1,100.00), não vi graça nele não ::). Achava muito mais interessante a linha Aquis que eles faziam anteriormente, há uns 10 ou 15 anos, como o regulator abaixo.

[]s
« Última modificação: 06 Maio 2021 às 09:16:55 por helio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #5 Online: 06 Maio 2021 às 14:01:36 »
Mas esse Aquis de primeira geração é só o regulador não é? Sem o "profundímetro", certo?

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #6 Online: 06 Maio 2021 às 14:31:54 »
Sim Flavio, mas eram muito mais bonitos, esta complicação (o duto no cristal), ao vivo é bem sem graça ::)

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #7 Online: 06 Maio 2021 às 17:49:04 »
este aqui IMHO é o relogio com profundimetro mais legal já feito, tive a oportunidade de comrpar um há uns anos atrás mas faltava a bombinha, acabei desanimando. o principio do profundimetro é o mesmo, porém achoque a visibilidade é muito melhor porque o sistema está ligado a ponteiros....

https://revolutionwatch.com/a-giant-leap-in-dive-watch-revolution-the-gst-deep-one/

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #8 Online: 08 Maio 2021 às 23:00:42 »
Vou ter que ler esse artigo aí com calma...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #9 Online: 10 Maio 2021 às 16:50:06 »
César, li o artigo e consultei os alfarrábios, eis que tenho catálogos da marca desde o ano de 1999 e o relógio já constava da coleção. Aliás, a coleção da IWC dos anos 2000 é MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO mais legal daquilo que fazem hoje, e olha que os anos 2000 não foram o que eu poderia dizer... Um supra sumo do design. A bombinha, ao que parece, era apenas um mecanismo de segurança, para que o mergulhador não usasse o relógio e, na hora do "vamô vê", ele não estivesse funcionando: era apenas um aparato para teste prévio do sistema.

Muito legal mesmo esse IWC, não me lembrava dele.

Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #10 Online: 10 Junho 2021 às 19:42:13 »
Olha a foto que vi agora: o dito vem com uma seringa para limpar com água doce o resto de sal que fica no inferior do tubo após o uso.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Novos Oris Aquis
« Resposta #11 Online: 14 Junho 2021 às 14:08:19 »
Excelente a complicação!! E lindo o IWC.. tb não conhecia.. no meu caso a escala teria q ser graduada em centímetros e não metros


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro