Em 1980, Jacques Muller, engenheiro-chefe da ETA SA, bronzeava-se em uma praia quando notou que ninguém usava relógio… Imaginou, então, que seria interessante que houvesse um modelo à prova d´água e com designs variados, e que pudesse ser simplesmente descartado à medida que os gostos ditados pela moda se alterassem.
Ernst Thomke, CEO da ETA, foi apresentado ao conceito e resolveu colocá-lo em prática. Definiu, como objetivo, a construção de um relógio dentro dos seguintes parâmetros: preços baixos; produção em massa, devendo atingir 10 milhões de unidades vendidas em apenas 3 anos; custos de produção abaixo dos 10 francos suíços, devendo cair a 6 francos no terceiro ano; boa qualidade, à prova de água, choque, descartável quando quebrasse, e com peças padronizadas, a exceção do mostrador.
Em 1983 foi lançado o primeiro “Swatch” produzido em série, sucesso instantâneo de vendas, com mais de 3 milhões de unidades comercializadas apenas neste ano.
Em 1998, fazia apenas um ano que havia sido picado pelo “bug” da relojoaria… Na infância da Internet, acessada através da rede discada com “velozes” modens “US Robotics”, conheci os modelos de relógio sem mostrador, com o mecanismo à mostra, os chamados “esqueleto”. E evidentemente meu salário de estagiário não me permitia comprar nenhum modelo caro…
Na época, os Swatch haviam se tornado uma verdadeira febre no Brasil, sobretudo com os braceletes “Twist o Flex” (flexíveis). Não eram muito caros, cerca de 40 reais os modelos mais baratos, 90 os mais caros (em 1998, o salário minímo equivalia a 130 reais).
Um Swatch “esqueleto” eu podia comprar… E foi o que fiz! Lembro-me exatamente quando me dirigi à "Made in Italy", representante autorizado que situava-se na Savassi, em Belo Horizonte, e paguei os 70 reais cobrados.
Este relógio me traz boas recordações, pois é o primeiro exemplar que comprei com o fruto do meu trabalho. Nunca revisado, funciona perfeitamente até hoje, o que pode ser explicado pelo movimento de boa qualidade que o equipa (um ETA 2841 de primeira geração, ainda com rubis na âncora).