Revisitando a obra a Revolução no tempo, de Landes

  • 0 Respostas
  • 1180 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Revisitando a obra a Revolução no tempo, de Landes
« Online: 25 Junho 2021 às 10:15:48 »
Como gosto de "catequisar" as pessoas, publiquei a indicação da obra no Instagram, algo que já fiz aqui dezenas de vezes. Compartilho o post.

"O livro representa uma primeira tentativa para fazer uma história geral da medição do tempo e do respectivo contributo para aquilo a que chamamos a civilização moderna. É um tríptico: um estudo de história cultural (porque foi o relógio mecânico inventado na Europa), um estudo de história da ciência e da técnica (como se passou de instrumentos grosseiros para relógios de alta precisão) e um estudo de história econômica e social (quem fez estes instrumentos? Como? Quem os usou? Por quê?). A investigação levou me por caminhos e lugares completamente novos - até tópicos como a religião e o folclore, a matemática e a mecânica, a astronomia e a navegação, e cenários como a corte do Cā e o Sacro Império Romano, os observatórios pré telescópio da Europa renascentista, as sociedades eruditas do Antigo Regime, o mortífero curso do galeão de Manila, os duros, mas silenciosos, combates entre os Observatórios de Kew, Genebra e Neuchâtel, das salas de trabalho atravancadas dos artesãos de Genebra aos ateliês de montanha dos artesãos de Neuchâtel às grandes fábricas de Waltham, do Massachusetts e do Elgin, ao Illinois, e aos esconsos locais de trabalho forçado do Sudoeste Asiático".

Meu primeiro contato com o livro "Revolution in Time", edição original em inglês, ocorreu provavelmente no ano 2000, pouco tempo depois de interessar me pela relojoaria. "Conhecer bem, para melhor apreciar..." Já não me bastava possuir relógios, eu precisava conhecer sua gênese...

David Landes, professor emérito de Harvard, autor de famosos best sellers como "O Prometeu Desacorrentado" e a "Riqueza e a Pobreza das Nações", influenciou me tanto com esta obra que praticamente definiu meu estilo de escrita nas décadas subsequentes. É, sem dúvida alguma, o melhor livro sobre a história da marcação do tempo e uma das mais fantásticas obras de História geral que já li.
O relógio que você comprou a duras penas pode vir a ser esquecido em uma gaveta... O conhecimento adquirido não.
A obra pode ser comprada no Wook, uma livraria em Portugal, por cerca de 30 euros, com frete incluído para o Brasil. O original encontra se até mesmo no Kindle. https://www.wook.pt/



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk