Desmontagem ETA 7750

  • 8 Respostas
  • 2485 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Desmontagem ETA 7750
« Online: 10 Julho 2021 às 09:11:54 »
O Ezequias Relojoeiro publicou agora no seu canal uma desmontagem e montagem de um 7750 que vale a pena ver, por ser um vídeo rápido. Não há filmagem da lubrificação, mas é possível ter uma ideia de como é o movimento. Nesta época a Breitling sequer decorava as partes visíveis, daí o visual extremamente "industrial" das peças. Aliás, o 7750 foi projetado tendo em mente a facilidade de produção, com uso predominante de componentes estampados, molas em arame, etc. A partir do ano 2000 a Breitling passou a certificar todos os seus relógios como cronômetros e a adicionar alguns acabamentos cosméticos nas peças visíveis. Mas mesmo sem entender nada de relojoaria, é possível compreender porque o 7750 ainda é, depois de décadas, o padrão no mercado: facilidade de produção, relativa de manutenção e evidente robustez.

Vejam

https://youtu.be/l0szjwB0LGk

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #1 Online: 12 Julho 2021 às 21:10:33 »
Eu gosto desse canal, Flávio. E o Ezequias é um sujeito muito competente e simpático. Esse vídeo dele desmontando o 7750 é bem didático.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #2 Online: 21 Julho 2021 às 20:38:26 »
O calibre da IWC 79320, que é base 7750, é utilizado em vários modelos desta marca. A grande diferença desse 79320 para o calibre do vídeo é somente o acabamento das platinas? Alguém sabe me informar?

Abraços...

Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #3 Online: 21 Julho 2021 às 21:11:02 »
Há alteração mecânica: os contadores no Portuguisier são diferentes do 7750 tradicional. E a IWC usa a melhor versão do movimento, a top grade. Antigamente esses movimentos tinham um acabamento exclusivo até mais espartano, dourado. Hoje seguem o padrão eta nas versões top grade.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #4 Online: 21 Julho 2021 às 21:42:00 »
Há alteração mecânica: os contadores no Portuguisier são diferentes do 7750 tradicional. E a IWC usa a melhor versão do movimento, a top grade. Antigamente esses movimentos tinham um acabamento exclusivo até mais espartano, dourado. Hoje seguem o padrão eta nas versões top grade.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Perfeito Flávio, muito interessante. Só para aproveitar sua expertise...A IWC recebe essa "base" 7750 e faz as alterações? Ou faz a montagem completa desse Ebauche na fábrica? Tenho um Chrono Le Petit e nunca achei essas informações. Obs. Excelente vídeo e conteúdo lá com o Leandro, se puder, repita essa modalidade...

CAss
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #5 Online: 21 Julho 2021 às 21:58:58 »
Na era do 7750 dourado, reza a lenda que a iwc modificava. Depois, também reza a lenda, esses troços vem alterados da eta. Mas eu lembro de ter lido isso em fórum, ou o Adriano comentou, sei lá. Não boto a mão no fogo pela minha memória...
Valeu pelo elogio da live!

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

« Última modificação: 16 Agosto 2021 às 20:55:42 por flávio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #6 Online: 21 Julho 2021 às 22:58:56 »
Achei a discussão e, numa leitura rápida, confesso que não botei muita fé nos argumentos. É de 2010. Vale dar uma lida ou colocar no Google translator se não tiver o conhecimento do inglês

https://www.watchuseek.com/threads/eta-iwc-movements.368030/

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #7 Online: 22 Julho 2021 às 11:20:56 »
Achei a discussão e, numa leitura rápida, confesso que não botei muita fé nos argumentos. É de 2010. Vale dar uma lida ou colocar no Google translator se não tiver o conhecimento do inglês

https://www.watchuseek.com/threads/eta-iwc-movements.368030/

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Muito interessante Flávio, obrigado por compartilhar.

Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re:Desmontagem ETA 7750
« Resposta #8 Online: 12 Agosto 2021 às 12:26:32 »
Quanto mais assisto vídeos de manutenção e revisão de relógios, mais admiro a capacidade destes profissionais.

Desmontar um relógio, qualquer um com um pouco de habilidade manual e ferramentas adequadas, creio eu, deve ser capaz de fazer sem danificá-lo.

Agora, montar...