Você também tem um relógio de trabalho?

  • 3 Respostas
  • 1649 Visualizações
Você também tem um relógio de trabalho?
« Online: 11 Julho 2021 às 14:07:29 »
Salve companheiros foristas. Recentemente tenho me aprofundado na história da relojoaria, suas complicações e seus porquês e, analisando as raízes de tudo isso sempre esbarro no conceito do "tool watch". Na minha história de vida, quase sempre comprei relógios que se adequassem a uma atividade específica, ainda que essa atividade específica seja simplesmente estar elegante para uma ocasião especial.

Assim que comecei a trabalhar na área em que me formei no ensino superior (Psicologia clínica), tratei de comprar um cronógrafo confiável com pulseira de couro. Foi literalmente a primeira coisa que eu comprei com o meu primeiro salário. Além de saber o tempo transcorrido durante as sessões, eu necessitava de um crono para as avaliações neuropsicológicas, que exigem cronometria precisa do tempo de execução dos testes. Precisava ser algo sóbrio, de fácil visualização e operação, com robustez suficiente para ser operado todos os dias sem quebrar. A escolha na época foi o Edifice EFV-580, mas por muito pouco não foi um Seiko SSB229P1...Infelizmente o dinheiro não me permitia ter um Seiko. De qualquer forma, o Casio me serviu razoavelmente bem até recentemente, quando comecei a perceber que, por conta o mostrador creme em "contraste" com ponteiros e índices cromados, a visualização através da visão periférica era realmente bastante sofrível.



Eis que percebi que precisaria de outro relógio apenas para as sessões de terapia. Ocorre que durante uma sessão terapêutica, o profissional precisa controlar o tempo de vez em quando, preferencialmente nos momentos em que os clientes tenham desviado o olhar. Precisa ser algo rápido e discreto, a ponto do cliente não perceber e, simples o suficiente para que o terapeuta não perca o foco do que está sendo dito. Portanto, um bom relógio para sessões deve, ao mesmo tempo ser sóbrio, de fácil visualização e de preferência ter o ponteiro dos minutos bem destacado, que é o que importa quando você precisa saber rapidamente em qual momento dos 50 minutos você se encontra. Pode parecer algo banal, mas controlar o tempo de uma sessão de forma precisa define se a sua sessão funcionará corretamente ou não....Se você terminará a sessão de forma natural ou terá que cortar a fala do cliente no meio...Se a sua agenda irá ser seguida normalmente ou se haverá outro cliente batendo na sua porta enquanto o da sessão atual ainda está falando. Diante de tais necessidades, fui atrás de um relógio que fosse adequado, mas dessa vez mecânico. Cheguei ao Bauhaus 21621, que além e atender tudo o que eu estava buscando, ainda tem os mostradores do tipo Rolex Day-Date.



Pouco mais de uma semana de trabalho depois, percebi que a escolha por um relógio voltado apenas para as sessões de terapia foi extremamente acertada! A ansiedade na hora de consultar as horas e se perder em um mar de coisas cromadas sobre um fundo de cor semelhante simplesmente sumiu.

Gostaria de saber de vocês; Vocês usam algum (ou alguns) relógios específicos para exercer um ofício? Quais são e para quais ofícios?
« Última modificação: 11 Julho 2021 às 14:12:51 por hottuning »
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Você também tem um relógio de trabalho?
« Resposta #1 Online: 11 Julho 2021 às 23:29:23 »
Nunca precisei de um relógio específico, mas há uma história bem legal, já que citou psicologia clínica, no Instagram do FRM, ligado a minha mãe. É o post sobre um cronografo Technos Excelsior Park. Dê uma olhada lá.
@relogiosmecanicos

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Você também tem um relógio de trabalho?
« Resposta #2 Online: 12 Julho 2021 às 00:06:18 »
Vou dar uma olhada, Flávio! Valeu!!!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Você também tem um relógio de trabalho?
« Resposta #3 Online: 12 Julho 2021 às 00:11:38 »
Nunca precisei de um relógio específico, mas há uma história bem legal, já que citou psicologia clínica, no Instagram do FRM, ligado a minha mãe. É o post sobre um cronografo Technos Excelsior Park. Dê uma olhada lá.
@relogiosmecanicos

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Acabei de ler o relato! Muito legal mesmo! História bastante semelhante a minha com relação a compra de uma ferramenta para este ofício. Espero poder chegar aos 70 e, com orgulho, repassar pelo menos um dos relógios a um filho. Gratíssimo por compartilhar essa história familiar!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro