Relógios Zodiac com Calibre STP 1-11 e 3-13

  • 2 Respostas
  • 1450 Visualizações
*

Offline Guigowatchguy

  • *
  • 12
  • O tempo é uma dimensão incompreensível
    • Ver perfil
Relógios Zodiac com Calibre STP 1-11 e 3-13
« Online: 23 Julho 2021 às 14:36:45 »
Olá, pessoal! Como estão vocês? Gostaria saber do pessoal que possui algum Zodiac que usa o calibre STP 1-11 base ETA-2824 e o STP 3-13 que (parece ???) ser uma versão melhorada do STP 1-11. Estou pesando em pegar um Zodiac SeaWolf com esse calibre STP 3-13. Esse calibre é de confiança como um ETA? Precisão boa? Alguém teve problemas com esse calibre? Abraço e fiquem com Deus!  ;)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios Zodiac com Calibre STP 1-11 e 3-13
« Resposta #1 Online: 23 Julho 2021 às 15:32:33 »
Olha só... Os calibre STP e mesmo Sellita com "base" eta, como você ressaltou, não são tecnicamente "bases" ETA. São clones... A preocupação dos fabricantes que criaram tais clones não era em copiar os movimentos ETA nos mínimos detalhes de projeto, mas propiciar aos montadores de relógios que quisessem sair da ETA, mecanismos que se "encaixassem" no relógio que já faziam sem qualquer mudança. Dando um exemplo. A TAG Heuer, IWC, etc, andaram usando Sellitas em substituição aos seus ETA. Por quê? Porque altura do mecanismo, diâmetro e, sobretudo, FURAÇÕES de mostrador, ponteiros, etc, eram iguais. Ou seja, se você possuir um relógio com ETA 2824 e quiser colocar um clone Sellita dentro, ele vai caber. Porém, esses movimentos são Denorex: eles PARECEM visualmente ser a mesma coisa, mas numa escala microscópica, não são. O que quero dizer é que se você quiser substituir uma roda da ETA por uma da Selitta, pode ser que funcione, pode ser que não (há umas tabelas de compatibilidade por aí, por conta e risco do freguês. Como não sou relojoeiro por profissão, não sei se há algo oficial nesta seara, editado pela própria Selitta).

Sobre os STP, há um mistério aí, conforme já ressaltado pelo colega Adriano que, inclusive, está na prática (ele trabalha com relojoaria, eu não): aparentemente tudo bom, mas ele não sabe se tais movimentos apresentam ou não algum problema, até mesmo porque ainda estão sendo usados em poucos modelos.

Eu sinceramente não me preocuparia com isso... Traduzindo para o bom português: eu não deixaria de comprar um relógio porque lá dentro tem um STP.

Flávio

*

Offline Guigowatchguy

  • *
  • 12
  • O tempo é uma dimensão incompreensível
    • Ver perfil
Re:Relógios Zodiac com Calibre STP 1-11 e 3-13
« Resposta #2 Online: 23 Julho 2021 às 17:24:20 »
Valeu grande Flávio pela resposta!