O relógio Arnold e Breguet

  • 0 Respostas
  • 1283 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
O relógio Arnold e Breguet
« Online: 02 Agosto 2021 às 15:15:42 »
Reproduzo aqui um post que lancei agora no Insta

Quando o Duque de Orleans, primo do rei Luís XVI da França, mostrou a John Arnold, o mais famoso relojoeiro inglês naquele momento, um relógio “perpetuélle” fabricado por Breguet, ele ficou embasbacado. Questionou ao Duque, então, se um encontro com o mestre poderia ser arranjado e imediatamente embarcou para Paris.
Durante o encontro e alheios às disputas nacionalistas de seus países, compartilharam as últimas soluções técnicas na construção de relógios. Reza a lenda que Arnold, uma referência na construção de cronômetros marítimos, contou a Breguet como aperfeiçoar o uso de rubis e até mesmo sobre um mecanismo que havia concebido para minimizar os efeitos da atração gravitacional sobre os relógios.
A admiração entre os relojoeiros atingiu seu ápice quando Arnold enviou seu filho John Roger para se tornar aprendiz de Breguet, entre os anos de 1792 e 1794. Em troca, o filho de Breguet, Louis Antoine, viajou a Londres para aprender as técnicas inglesas com Arnold.
O relógio da fotografia, fabricado por Arnold em 1774 e originalmente equipado com platina integral e escapamento “detent”, foi levado a Paris por John Roger, quando este assumiu a posição de aprendiz, e dado de presente a Breguet. Em 1809, anos após a morte de John Arnold, Breguet presenteou seu filho John Roger com o mesmo relógio, mas modificado com suas invenções. Foi instalado no relógio a invenção mais famosa de Breguet, o turbilhão, cuja ideia havia sido concebida por Arnold alguns anos antes. O escapamento, por sua vez, foi mudado para um “detent peto cross”. Uma placa comemorativa foi fixada no mecanismo, com a seguinte inscrição em francês, em tradução livre: “Primeiro regulador a turbilhão de Breguet incorporado em um dos primeiros trabalhos de Arnold. Homenagem de Breguet à reverenciada memória de Arnold. Presenteado ao seu filho no ano de 1808”.
O importante relógio pode ser visto atualmente, em excelente estado de conservação, no British Museum.


Vale a pena lembra, ainda, de um texto que escrevi há alguns anos sobre uma treta entre Arnold e Earnshaw

https://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/o-escapamento-de-cronometro/


Fotos do British Museum

« Última modificação: 02 Agosto 2021 às 15:18:47 por flávio »