Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head

  • 26 Respostas
  • 5438 Visualizações
Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Online: 02 Agosto 2021 às 15:54:23 »
Lembro que quando comecei a frequentar o fórum, lá em 2011, os "bullheads" estavam em alta. Era comum ver o pessoal exibindo orgulhosamente seus time Challengers com as mais diversas pulseiras e fundos coloridos. Lembro que eu sempre achei muito interessante a ideia de se ter os acionadores do crono e a coroa no topo do relógio, não só pela praticidade e estética, mas também porque é um relógio verdadeiramente ambidestro. Além do já citado, a minha ignorância sobre o que era um crono mecânico me impedia de dar o devido valor ao modelo. Quando via os preços cobrados por aí, achava coisa de doido, já naquela época. A vontade de ter um Bull head foi sendo deixada de lado e o tempo passou. Recentemente fui pesquisar sobre o modelo, que aparentemente voltou aos holofotes por conta de um filme onde o ator Brad Pitt o utiliza, e me aprofundei mais na história deste crono que deu um belo tapa de luva de pelica na omega, trazendo tudo o que o concorrente tinha, mais carregamento automático e flyback, por um valor inferior. Pesquisa daqui e de lá... Me informei bastante no blog swewp-hand.org e... Achei o meu 8110, Bull head, PANDA, do jeito que eu queria e podia pagar. Não é um relógio perfeitamente íntegro... Longe disso. Caixa bastante polida, ponteiros pintados e pulseira citizen, mas de outro modelo. Mas o dial é original, o movimento aparentemente está completamente funcional e revisado e o cristal não parece ter arranhões. A ideia aqui é poder viver a experiência de ter um pedaço bastante relevante da história da relojoaria japonesa no pulso, sem grandes preciosismos. Assim que chegar, postarei mais fotos e farei uma postagem detalhando o modelo e o movimento.
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #1 Online: 02 Agosto 2021 às 16:41:08 »
Já tive um desses, porém não gostei do relógio, achei desengonçado... Caixa muito espessa para um mostrador muito pequeno... Desfiz-me dele rapidamente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #2 Online: 02 Agosto 2021 às 17:12:21 »
Já tive um desses, porém não gostei do relógio, achei desengonçado... Caixa muito espessa para um mostrador muito pequeno... Desfiz-me dele rapidamente.

Bom, estamos falando de um crono mecânico da década de 70, com flyback, data e dia da semana, acumulador de 12hrs, dois submostradores...Se o relógio tivesse isso tudo e ainda fosse fino...
Outra questão é que, convenhamos, estamos falando aqui de uma estética dos anos 70. Enfiar isso tudo em uma caixa de 38mm não é demérito algum...Muito pelo contrário! Creio que se a Citizen, por qualquer motivo que fosse, refizesse o mesmo relógio com 42mm, seria bem mais fácil tecnicamente falando executar o projeto e, talvez não tivesse a mesma elegância...Algo que eu vejo no Seagull 1963, por exemplo. Ok, legal um crono mecânico em uma caixa 38. Mas é só isso. Sem data, sem dia, sem automático, sem mudança do dia da semana através do acionador do crono... Enfim, o Time Challenger, no meu caso onde eu uso 41 e fica no limite, muito provavelmente vai casar bem, principalmente com uma boa pulseira de couro. Assim espero!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #3 Online: 02 Agosto 2021 às 18:27:55 »
Eu não estou conseguindo ver a foto, será que sou só eu?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #4 Online: 02 Agosto 2021 às 19:06:07 »
Eu não estou conseguindo ver a foto, será que sou só eu?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Flávio, abri o navegador pelo modo anônimo e de fato parece que existe algum problema na minha postagem. De qualquer forma, deixo a imagem anexada abaixo.

Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #5 Online: 02 Agosto 2021 às 22:11:16 »
Agora deu certo!

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #6 Online: 03 Agosto 2021 às 09:27:03 »
Bom, estamos falando de um crono mecânico da década de 70, com flyback, data e dia da semana, acumulador de 12hrs, dois submostradores...Se o relógio tivesse isso tudo e ainda fosse fino...

Eu não disse que não gostei do relógio porque ele é espesso, eu disse que não gostei porque é desengonçado. O relógio ser espesso não é problema. Eu tenho um Speed 9300, que faz esse Citizen parecer um Piaget. No entanto, o Speed tem caixa grande, o que deixa o desenho proporcional, ao contrário desse Citizen, que tem a caixa de diâmetro pequeno, e que, portanto, fica com proporções estranhas, o relógio é muito alto (O Omega Spacemaster Z-33 sofre desse mesmo problema, p.ex.).

Nos anos 70, ao contrário do que você diz, a moda era relógios grandes, então seria perfeitamente possível a Citizen ter feito um relógio um pouco maior, na casa do 42 mm, e manter-se na estética da época. Não fizerem porque não quiseram. Há quem goste, há quem não.

O próprio Seiko chifrudinho é um exemplo de relógio de época com desenho mais proporcional, devido à caixa da maior diâmetro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #7 Online: 03 Agosto 2021 às 10:07:51 »
Bom, creio que seja questão de gosto mesmo, mas discordo sobre a afirmação de que a moda dos anos 70 eram relógios grandes. Este relógio é 38mm com 14mm de altura.
Omega bullhead: 44 X 15
Seiko bullhead : 44 X 16
A moda (o que mais aparece) no que tange cronos com acionador no topo da caixa, é sim caixa 44, porém qual era o tamanho de caixa mais comum na década de 70 para a maioria dos relógios que as pessoas usavam no dia a dia?
Ficavam ali entre 34 e 38mm. Talvez, a ideia da citizen fosse justamente tentar fazer algo que fosse mais utilizável no dia a dia. O que é harmonioso hoje, podia parecer um tanto quanto, aí sim uso o seu termo, desengonçado para se utilizar fora de um ambiente esportivo. Creio que oferecer um relógio mais fino, de diâmetro menor, com mais funções, e com melhor preço, é um sinal de superioridade que a Citizen muito provavelmente queria passar naquele momento, e conseguiu.

Deixo abaixo dois artigos interessantes sobre o tamanho dos relógios através das décadas:
 https://www.ablogtowatch.com/the-evolution-of-wrist-watch-sizes/2/
https://help.worldofwatches.com/articles/8313-the-evolution-of-time

Concordo com você que um relógio mais largo, com a mesma altura, se torna mais harmonioso. Mas o problema é que estamos falando de 44mm para obtermos essa harmonia, uma vez que fica evidente haver uma limitação técnica quanto a espessura de movimentos automáticos (ou não), com crono. Eu, hoje, não utilizaria o seiko porque ele pareceria enorme no meu pulso. Na década de 70 então... Tenho relógios até maiores que 44, mas são pretos e com um design que mais parecem um 41 com caixa inox polida. Não sou um cara grande, então definitivamente um círculo brilhante a lá tuna, como dizem, não orna muito bem no meu caso.



« Última modificação: 03 Agosto 2021 às 11:05:05 por hottuning »
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #8 Online: 04 Agosto 2021 às 20:06:51 »
Eu tive oportunidade de pegar um Citizen chifrudinho igual a esse da foto, mas desgostei na hora que vi pessoalmente(fazia muitos anos que não via um na mão)
Achei extremamente pequeno no meu pulso.
Na hora nem pensei em ficar com ele para revender, porque o preço estava muito bom e o relógio em ótimo estado, mas a frustração foi tal que nem cogitei ganhar uns trocados em cima dele.

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #9 Online: 04 Agosto 2021 às 20:45:32 »
Eu tive oportunidade de pegar um Citizen chifrudinho igual a esse da foto, mas desgostei na hora que vi pessoalmente(fazia muitos anos que não via um na mão)
Achei extremamente pequeno no meu pulso.
Na hora nem pensei em ficar com ele para revender, porque o preço estava muito bom e o relógio em ótimo estado, mas a frustração foi tal que nem cogitei ganhar uns trocados em cima dele.

Qual é o tamanho dos relógios que caem bem no seu pulso?
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #10 Online: 06 Agosto 2021 às 01:52:40 »
O ano é 1969. Naquele ano Jackie Stewart ganhava a vigésima temporada de fórmula um,  Led Zeppelin lançava seu primeiro álbum omônimo, Neil Armstrong pousava na lua, o primeiro relógio movido à quartzo era lançado e coisas nem um pouco agradáveis rolavam no Brasil naquele momento...Enquanto tudo isso acontecia, a Omega lançava um crono excepcional, até para os padrões Omega, que normalmente já são excepcionais: O Seamaster 146.011-69.

 A ideia da Omega à época era disponibilizar algo totalmente diferente, desenvolvido para pilotos de automobilismo (muito provavelmente rallys, subidas de montanha, etc), onde o uso do crono fosse facilitado, com os acionadores no topo da caixa e a visualização das informações fosse o mais objetiva possível, com um dial grande para os padrões da época e cores contrastantes nos subdials, ponteiro dos segundos e anel externo. O formato da caixa também deixava a máquina, e portanto o dial, ligeiramente inclinados na direção das 6 horas, eliminando a necessidade de virar o punho em demasiado para conferir as informações enquanto se guiava um Porsche 911S durante o Rally de Monte Carlo. Coisa realmente fina!



O pequeno grande notável recebeu, pouquíssimo tempo depois do seu lançamento, o apelido de Bullhead. A atenção que o modelo atraiu levou ao desenvolvimento, por meio de outras marcas, de cronos com a mesma proposta. Em 1970 a Seiko revelou seu modelo 6138-0040, que só estaria disponível no mercado em 1973. A suíça, Sicura, fez o mesmo em 1974. A Breitling, em 1971, com o modelo 7101. Todos modelos com mais de 42mm de caixa, com baixa quantidade de unidades lançadas e preços altos para o padrão da época. A Citizen, porém, conseguiu realizar um feito, talvez tão notável quanto a Omega; Oferecer um crono "bullhead", em 1971, de dimensões menores (já falarei mais sobre esse detalhe adiante), com todas as complicações oferecidas pelos seus concorrentes mais flyback, por um preço inferior.

No anúncio em alemão está escrito: "Cronógrafo automático Citizen - Muita precisão pelo custo". Detalhe para a ilustração de um carro de corrida com um cisne, de número 7 e patrocinado pela Citizen, que simplesmente inexistia em 1974 (data do anúncio). Um ano depois, na Fórmula Indy, teríamos um carro, azul, de número 35, que ostentaria pela primeira vez a marca Citizen em sua carroceria.


É curioso notar como a Citizen apostou em três frentes para se diferenciar dos seus concorrentes: Preço, tamanho e mais complicações. Tal estratégia visava atingir um público maior. Para usar um crono bullhead de 42...44mm, em 1970, no dia a dia, ou você era de fato um automobilista (e convenhamos que esse público não era muito grande), ou alguém que simplesmente tinha um pulso grande e não se importava em quebrar alguns padrões de tamanho da época...Agora, um 38mm? Um 38 poderia ser usado por um número muito maior de pessoas, mantendo o apelo emocional pelo automobilismo. Afinal, quem gostaria de guiar algo mais discreto, como uma Mercedes 280-SL, com um relógio do tamanho de um diver, e ter que usar aquilo pelo resto do dia? Simplesmente não era prático, nem funcional. E quem diz isso não sou eu, mas a quantidade de relógios vendidos. Inegavelmente a quantidade de Time Challengers no mercado até hoje é muito superior a de qualquer um dos seus concorrentes, inversamente proporcional ao seu preço. Outra grande questão a se considerar é que a crise do quartzo já era uma realidade. Superioridade tecnológica era um fator sério de decisão de compra naquele contexto, talvez (certamente) maior do que atualmente, e oferecer tudo aquilo em um calibre que cabia em uma caixa 38, foi de fato um feito e tanto.


« Última modificação: 06 Agosto 2021 às 02:02:09 por hottuning »
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #11 Online: 06 Agosto 2021 às 11:33:12 »
Qual é o tamanho dos relógios que caem bem no seu pulso?

pelo menos 42mm, mas gosto mesmo de 45mm

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #12 Online: 06 Agosto 2021 às 17:31:16 »
pelo menos 42mm, mas gosto mesmo de 45mm

Realmente fica complicado com um relógio 38mm e dial de 30mm.
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #13 Online: 07 Agosto 2021 às 12:36:03 »
Finalmente chegou o polêmico...Como eu previa, os 38mm casaram bem. O dial tem um sunburst super discreto, e os subdials mais proeminentes. Os ponteiros, repintados, parecem ótimos! Quem fez, realmente foi muito caprichoso. A precisão, inicialmente, parece boa. Tudo funciona lindamente. Os lumes aparentemente já não brilham mais, mas também pudera...é um relógio de 1977. Julgo que foi um verdadeiro achado pelo estado geral. Com relação a sensação de "desengonçado", creio que os colegas tenham sentido isso pelo fato do bezel ser alto em relação à caixa, que já é alta para um relógio 38mm, fazendo com que o cristal fique distante do pulso para uma base "pequena". Isso dá a sensação de que o relógio é mais pesado do que realmente é. Se o bracelete não estiver bem ajustado, de fato é o tipo de relógio que vai correr com facilidade no pulso. Para mim, definitivamente não encarei como um problema, e sim uma característica. Seguem algumas fotos do bichinho:







Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #14 Online: 08 Agosto 2021 às 19:56:45 »
Eis que depois de análises criteriosas, descobri que o relógio estava adiantando 4 minutos por dia. Pela primeira vez criei coragem e ajustei um balanço. Com auxílio de outro crono e depois de quatro tentativas, consegui botar o 8110 na marcha certa. Quem diria? Estreei com um hi-beat. De qualquer forma, parece que existe algum empeno na tige e uma certa folga no anel de retenção do movimento. Essa semana levarei em uma autorizada da Citizen para avaliação, com os custos cobertos pelo vendedor. Até o momento, só alegrias!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #15 Online: 08 Agosto 2021 às 22:00:13 »
Eis que depois de análises criteriosas, descobri que o relógio estava adiantando 4 minutos por dia. Pela primeira vez criei coragem e ajustei um balanço. Com auxílio de outro crono e depois de quatro tentativas, consegui botar o 8110 na marcha certa...+6s ao dia. Quem diria? Estreei com um hi-beat. De qualquer forma, parece que existe algum empeno na tige e uma certa folga no anel de retenção do movimento. Essa semana levarei em uma autorizada da Citizen para avaliação, com os custos cobertos pelo vendedor. Até o momento, só alegrias!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #16 Online: 09 Agosto 2021 às 09:50:27 »
Finalmente chegou o polêmico...Como eu previa, os 38mm casaram bem. O dial tem um sunburst super discreto, e os subdials mais proeminentes. Os ponteiros, repintados, parecem ótimos! Quem fez, realmente foi muito caprichoso. A precisão, inicialmente, parece boa. Tudo funciona lindamente. Os lumes aparentemente já não brilham mais, mas também pudera...é um relógio de 1977. Julgo que foi um verdadeiro achado pelo estado geral. Com relação a sensação de "desengonçado", creio que os colegas tenham sentido isso pelo fato do bezel ser alto em relação à caixa, que já é alta para um relógio 38mm, fazendo com que o cristal fique distante do pulso para uma base "pequena". Isso dá a sensação de que o relógio é mais pesado do que realmente é. Se o bracelete não estiver bem ajustado, de fato é o tipo de relógio que vai correr com facilidade no pulso. Para mim, definitivamente não encarei como um problema, e sim uma característica. Seguem algumas fotos do bichinho:



não consigo ver nenhuma imagem

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #17 Online: 09 Agosto 2021 às 10:22:07 »
Marcos, por algum motivo minhas fotos estão sumindo depois de algum tempo. Não sei o que está havendo. Vou trocar de site. Por favor me informe se está vendo as fotos agora...



Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #18 Online: 09 Agosto 2021 às 10:55:10 »
Marcos, por algum motivo minhas fotos estão sumindo depois de algum tempo. Não sei o que está havendo. Vou trocar de site. Por favor me informe se está vendo as fotos agora...


Sim, agora elas apareceram.


*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Meu primeiro vintage - Citizen Time Challenger - 8110 Bull head
« Resposta #19 Online: 09 Agosto 2021 às 11:41:59 »
#corajoso...


Bom dia, ficou legal o relógio pelo menos a olho visível.