Como funcionam os relógios atômicos

  • 2 Respostas
  • 1631 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Como funcionam os relógios atômicos
« Online: 22 Agosto 2022 às 11:10:51 »
Texto muito legal sobre este assunto e outras coisinhas, na BBC. É longo, mas vale a pena:

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-62404690

Re:Como funcionam os relógios atômicos
« Resposta #1 Online: 22 Agosto 2022 às 12:40:57 »
Eu li este artigo ontem. Não imaginava, nem de longe, que fosse assim. A tal média entre 400 relógios atômicos espalhados pelo mundo e a maneira como são sincronizados são de tirar o fôlego.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Como funcionam os relógios atômicos
« Resposta #2 Online: 22 Agosto 2022 às 22:44:45 »
Na visita que fiz há um mês ao Observatório Nacional, gostaria de ter visto onde se gera a hora nacional para o UTC (são 5 relógios de Césio e 2 masers de Hidrogênio). Não sei se por a área ser de segurança, mas não me permitiram acesso. Eu confesso que tive uma pontinha de esperança, ao entrar em contato com eles via Insta, que conseguiria acesso. Mas foram corteses, mas como seriam com qualquer um. Sem querer ser pretensioso mas já sendo, mas o povo de lá poderia ter uma visão maior do alcance atual das redes sociais. Não que eu tenha deixado de escrever algo por conta disso, pelo contrário, fiz um stories no Ista que está gravado e, não fosse a falta de tempo das últimas semanas, certamente teria escrito algo mais formal sobre minhas impressões lá. Mas teria ajudado muito se alguém de lá houvesse me explicado ou acompanhado na visita. O que sei sobre o ON é porque tenho um livro sobre a instituição, com umas 200 páginas, que ainda não li. E através das explicações parcas que lá existem. A parte mesmo de relógios é muito ruim, fosse eu escrevendo sobre o que possuem lá, até mesmo o mais desinteressado se interessaria. Mas creiam: o ON, com museu, é MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO melhor do que eu imaginava, muito melhor. O prédio em si já vale a visita. Recomendo aos moradores do Rio.


Flávio