Os cronômetros Hamilton Modelo 21

  • 0 Respostas
  • 1209 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Os cronômetros Hamilton Modelo 21
« Online: 01 Setembro 2021 às 15:21:14 »
Texto que publiquei agora no Instagram

Quando a 2ª Guerra Mundial iniciou, os Estados Unidos contavam com uma Marinha composta por 394 embarcações. Não havia no país, no entanto, uma manufatura de cronômetros de marinha, que normalmente eram importados da Inglaterra. Prevendo a escassez do mais importante instrumento para navegação, o Observatório Nacional dos EUA contatou a Elgin e Hamilton e entregou-lhes o modelo referência em cronômetros marítimos, fabricado pela Ulysse Nardin: “conseguem fabricar este modelo em massa?” A Elgin declinou a proposta, pois não conseguiria atingir a precisão exigida. Os projetistas da Hamilton, por sua vez, afirmaram: “podemos, mas sem o balanço Guillaume bimetálico, caso contrário não aceitaremos a proposta…”
A Marinha relutantemente aceitou e a Hamilton realizou as alterações necessárias: abandonou o balanço com aro bipartido em prol de um modelo oval em aço, com braço em Elinvar. Este balanço podia ser instalado no cronômetro sem a necessidade de ajustes complexos, como o usado pela Nardin exigia.
Em 1942, quando os EUA entraram na guerra, a Hamilton apressou a produção do relógio, chamado “Modelo 21”, e conseguiu entregar 58 até o final do ano. O “rolo compressor” da produção em massa americana, porém, estava apenas começando a girar….
Ao final da guerra, a Marinha americana havia se tornado a maior do planeta, com inacreditáveis 6768 embarcações! E a Hamilton, por sua vez, havia fabricado 8902 cronômetros de marinha, um tributo ao “Sistema Americano de Manufatura”.
Cada um dos cronômetros era testado por 35 dias em 6 temperaturas diferentes, sendo que a tolerância de marcha em cada dia era de no máximo 1.55 segundos, algo inimaginável nos relógios de pulso atuais. Mas os Hamilton iam além…. O certificado da foto contém um curioso manuscrito do funcionário responsável pelo teste: “Parabéns! É um prazer receber instrumentos como este!” A marcha diária durante os 35 dias? 0… Dizem que os navios “Liberty” e os “Jeep” foram a ponta de lança do avanço americano na Europa. Os navios Liberty, os Jeep e os cronômetros marítimos Hamilton Modelo 21….