O funcionamento do Atmos

  • 12 Respostas
  • 2565 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
O funcionamento do Atmos
« Online: 25 Agosto 2021 às 11:34:12 »
Texto que coloquei agora no Instagram

Em 1928, o engenheiro Jean-Léon Reutter projetou um relógio cuja força motriz era obtida através da expansão e contração do mercúrio, a partir das variações de temperatura do local (mesmo princípio do termômetro), batizando-o de “Atmos”. Alguns anos depois, a Le Coultre foi contratada para fabricar o relógio e concluiu que podia aprimorá-lo, substituindo o mecanismo de mercúrio por um aneroide com gás. O princípio não se alterou: a expansão e contração do gás com as variações de temperatura puxaria uma pequena corrente ligada à corda, automaticamente a enrolando (a variação de 1 grau de temperatura converte-se em 2 dias de corda). Considerando as diminutas quantidades de energia envolvidas, optou-se por utilizar um pêndulo de torção semelhante aos instalados em relógios alemães de “400 dias”, sustentado por uma haste (um fio) em ELINVAR, com a baixíssima frequência de uma oscilação completa por minuto (60 vezes mais lento que um relógio de pêndulo comum).
Utilizando uma fotografia publicada pela watchtime e modificada por mim com a utilização dos mais fantásticos recursos da computação gráfica, explico o funcionamento do sistema: a cápsula 1 hermeticamente fechada contém o gás, sendo que no seu interior existe uma mola; a expansão e contração do gás movimenta a mola que, conectada à corrente 2, enrola a corda do relógio, situada no tambor 3; o pêndulo de torção 4 gira lentamente, sustentado por uma haste (fio) fabricada em ELINVAR, situada dentro do tubo 5; o escapamento 6, tradicional, realiza as funções de bloqueio e impulso.
Os “Atmos” são relógios simples em sua essência: precisam de pouca intervenção do usuário, quando muito acerto das horas, e pouca manutenção. Aliás, o maior inimigo de um Atmos é próprio dono: como o relógio não necessita de corda, a melhor rotina para seu bom funcionamento é deixá-lo acumulando poeira em uma estante….



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #1 Online: 25 Agosto 2021 às 16:36:52 »
Parabéns e obrigado Flávio.
Sempre tive fascinação pelo funcionamento do Atmos. Acho bem engenhoso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #2 Online: 25 Agosto 2021 às 18:00:34 »
Eu já pensei no passado seriamente em ter um, até mesmo porque custavam (zero) e custam, o preço de um JLC de pulso de entrada (o modelo básico do Atmos). Eu não arriscaria comprar um usado, todos que vi estavam com algum componente zoado por má conservação dos donos. Má conservação, aliás, que ocorre por total desconhecimento, e olha que sequer tem muito o que fazer neste relógio: ao ajustar as horas, correr só com o ponteiro de minutos, E PARA FRENTE, e travar o maldito escapamento (tem uma alavanca para isso no relógio) ao fazê-lo. Mas nego consegue quebrar o troço, mesmo assim!

E os preços das revisões de ATMOS no Brasil SÃO COMPLETAMENTE DESCONECTADOS da realidade, até mesmo internacional: a revisão de um Atmos no exterior é pareada com a de um relógio de pulso simples, gira em torno de 500 dólares (não estou falando em independente, estou falando na própria autorizada JLC). No Brasil... E o pior é que a revisão de um Atmos, CONSIDERANDO, POR ÓBVIO, que o cara sabe o que está fazendo e se trata de mera limpeza e lubrificação, é de uma simplicidade atroz: há apenas 6 pontos de lubrificação! Mas por razões que eu desconheço, outro dia eu ouvi falar que a autorizada no Brasil cobra INACREDITÁVEIS 9 mil reais numa revisão. Eu não sei se é verdade, mas se for, é bizarro, porque a própria autorizada brasileira não cobra nem 2000 na de um relógio de pulso da marca.


Flávio

Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #3 Online: 25 Agosto 2021 às 20:09:23 »
Eu já pensei no passado seriamente em ter um, até mesmo porque custavam (zero) e custam, o preço de um JLC de pulso de entrada (o modelo básico do Atmos). Eu não arriscaria comprar um usado, todos que vi estavam com algum componente zoado por má conservação dos donos. Má conservação, aliás, que ocorre por total desconhecimento, e olha que sequer tem muito o que fazer neste relógio: ao ajustar as horas, correr só com o ponteiro de minutos, E PARA FRENTE, e travar o maldito escapamento (tem uma alavanca para isso no relógio) ao fazê-lo. Mas nego consegue quebrar o troço, mesmo assim!

E os preços das revisões de ATMOS no Brasil SÃO COMPLETAMENTE DESCONECTADOS da realidade, até mesmo internacional: a revisão de um Atmos no exterior é pareada com a de um relógio de pulso simples, gira em torno de 500 dólares (não estou falando em independente, estou falando na própria autorizada JLC). No Brasil... E o pior é que a revisão de um Atmos, CONSIDERANDO, POR ÓBVIO, que o cara sabe o que está fazendo e se trata de mera limpeza e lubrificação, é de uma simplicidade atroz: há apenas 6 pontos de lubrificação! Mas por razões que eu desconheço, outro dia eu ouvi falar que a autorizada no Brasil cobra INACREDITÁVEIS 9 mil reais numa revisão. Eu não sei se é verdade, mas se for, é bizarro, porque a própria autorizada brasileira não cobra nem 2000 na de um relógio de pulso da marca.


Flávio
Infelizmente em todo mundo, pior no Brasil, o mundo da relojoaria tomou rumos de pura insensatez. Os preços estão surreais em tudo.  Esperemos que a coisa se alinhe novamente. Estão dando margem pros Chineses irem abocanhando fatias de mercado de baixo pra cima.....e eles são bons nisso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #4 Online: 25 Agosto 2021 às 20:25:19 »
Mas a insensatez aí é na mão de obra, foi o que quis ressaltar. Se é, claro, que este preço é verdade. Pois, repito: no exterior a revisão de um Atmos é preço de relógio simples de pulso, não cronografo.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #5 Online: 25 Agosto 2021 às 22:36:04 »



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #6 Online: 25 Agosto 2021 às 23:40:03 »
Top

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #7 Online: 26 Agosto 2021 às 08:49:22 »
Eu travei ele para trazer para a minha  casa a alguns anos e amais destravei kkkkkkkk
Vou fazer isso hoje


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #8 Online: 26 Agosto 2021 às 09:36:48 »
Mas isso, como já te disse pessoalmente, é coisa de oreia: é como se você pegasse seu carro e o deixasse na garagem sem uso para o resto da vida. Arruma um local adequado para ele e põe pra funcionar!

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #9 Online: 27 Agosto 2021 às 10:38:58 »
Ele ficou funcionando por anos na casa dos meus pais, dai quando eu trouxe para a minha eu travei e esqueci de destravar, foi isso.
Essa semana eu arrumo isso, muito simples fazer o relogio trabalhar, na verdade ao destravar a corda inicial é dada, a unica coisa que precisa ser ajustada para o funcionamento é o nivel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #10 Online: 27 Agosto 2021 às 17:16:59 »
Que mecanismo impressionante! Eu não conhecia.

Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #11 Online: 29 Agosto 2021 às 10:11:07 »
Impresionantemente simples e competente, esse é o ponto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:O funcionamento do Atmos
« Resposta #12 Online: 31 Agosto 2021 às 23:33:59 »
E aí, amigo, vc destravou o seu? Tá funcionando bem? Fiquei curioso.