Hentschel exclusivo para o The Purists

  • 8 Respostas
  • 2126 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Hentschel exclusivo para o The Purists
« Online: 15 Setembro 2021 às 16:08:05 »
O The Purists surgiu de uma "revolta" de usuários do Timezone (estou falando do início dos anos 2000), que não concordavam com os rumos do site. Por anos foi a referência em discussão técnica na rede mas, como todos os fóruns, acabou perdendo muito espaço para as redes sociais. Mas não está morto! Vejam que belezinha este Hentshchel criado para o The Purists, serão 20 unidades.

https://www.watchprosite.com/independents/watchprosite-20th-anniversary-watch-hentschel-h1-chronometer-for-watchprosite-/16.1445051.13456961/

E o site do Andreas Hentschel.


https://hentschel-hamburg.com/

Eu acho os relógios dele muito bonitos, são efetivamente algo hand made e não estupram o bolso.

Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #1 Online: 16 Setembro 2021 às 10:00:12 »
Belíssimo relógio!!

Mas, salvem-me de minha ignorância. Coincidentemente, acabei de ver no tópico Que relógio você está usando hoje, o Wempe do ki-suco, que também é à corda, e também está escrito no dial que é chronometer, como este Hentschel. Mas, aí é que entra minha dúvida: o termo Chronometer é apenas para ter algo além impresso no dial ou todo relógio é considerado um cronômetro(creio eu que não), já que cronógrafos possuem sub dials e botões para esta função, ou ainda, a coroa exerce outras funções além de carregar a corda e ajustar os ponteiros?

Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #2 Online: 16 Setembro 2021 às 10:44:43 »
Marcos,

Fui verificar alguma literatura, espero que te ajuda entender melhor a diferença entra Chronometer e Chronograph

"Um “cronógrafo” é um instrumento para registrar o tempo com grande precisão. Um “cronômetro” é um instrumento para medir o tempo com precisão. Mesma coisa, certo? Não exatamente. Embora essas duas palavras estejam relacionadas, elas não são a mesma coisa.

O que é um cronógrafo?
Um cronógrafo é um relógio que possui um recurso de cronômetro embutido , que permite medir o tempo decorrido. Esse recurso é conhecido como complicação. Os relógios cronógrafos geralmente têm dois ou três subdials que exibem as horas, minutos e segundos. Se um relógio tiver um cronógrafo, ele geralmente apresentará um botão de retorno a zero, ou botão, na lateral da caixa do relógio. O botão superior iniciará o cronógrafo, enquanto o botão inferior irá parar o cronógrafo.

O que é um cronômetro?
Se um relógio é referido como um cronômetro , ele passou por intensos testes de precisão durante um período de 15 dias e obteve um certificado oficial de taxa do COSC , que é o Official Swiss Chronometer Testing Institute. Esses testes medem o movimento do relógio em direção a um conjunto de precisão. Para receber esta certificação, o relógio deve permanecer dentro de +6 e -4 segundos por dia. Se um relógio é conhecido como cronômetro, ele é um cronômetro superior e muito preciso. Se um relógio recebeu essa conquista, geralmente tem "Cronômetro" exibido no mostrador.
"

Abraços

Tang

Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #3 Online: 16 Setembro 2021 às 11:02:36 »
Marcos,

Fui verificar alguma literatura, espero que te ajuda entender melhor a diferença entra Chronometer e Chronograph

"Um “cronógrafo” é um instrumento para registrar o tempo com grande precisão. Um “cronômetro” é um instrumento para medir o tempo com precisão. Mesma coisa, certo? Não exatamente. Embora essas duas palavras estejam relacionadas, elas não são a mesma coisa.

O que é um cronógrafo?
Um cronógrafo é um relógio que possui um recurso de cronômetro embutido , que permite medir o tempo decorrido. Esse recurso é conhecido como complicação. Os relógios cronógrafos geralmente têm dois ou três subdials que exibem as horas, minutos e segundos. Se um relógio tiver um cronógrafo, ele geralmente apresentará um botão de retorno a zero, ou botão, na lateral da caixa do relógio. O botão superior iniciará o cronógrafo, enquanto o botão inferior irá parar o cronógrafo.

O que é um cronômetro?
Se um relógio é referido como um cronômetro , ele passou por intensos testes de precisão durante um período de 15 dias e obteve um certificado oficial de taxa do COSC , que é o Official Swiss Chronometer Testing Institute. Esses testes medem o movimento do relógio em direção a um conjunto de precisão. Para receber esta certificação, o relógio deve permanecer dentro de +6 e -4 segundos por dia. Se um relógio é conhecido como cronômetro, ele é um cronômetro superior e muito preciso. Se um relógio recebeu essa conquista, geralmente tem "Cronômetro" exibido no mostrador.
"

Abraços

Tang

Obrigado pelas explicações!!

Então, ter Chronometer no dial, ou em qualquer outro lugar, é uma qualificação do relógio, e uma não função ou complicação específica.

Valeu!!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #4 Online: 16 Setembro 2021 às 11:25:34 »
O "Chronometer" no mostrador indica que o relógio passou por testes de cronometria em um órgão oficial e foi aprovado, recebendo assim a chancela de 'cronômetro'.

Em tese, trata-se de um relógio com precisão acima da média, porém, atualmente, a qualidade dos mecanismos é tamanha que praticamente qualquer movimento de boa origem é capaz de passar com facilidade nestes testes.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #5 Online: 16 Setembro 2021 às 11:38:39 »
Um dos primeiros, senão o primeiro artigo que escrevi no blog, foi sobre isso. Aliás, acho que foi publicado também na revista pulso, no ano 2000. Chama se o certificado de cronômetro. Atualmente o termo significa um relógio muito preciso certificado por alguma instituição oficial. Falando específicamente sobre Glashutte, até mesmo porque fui lá, o observatório da cidade é da Wempe, que acabou tomando para si a tarefa oficial de certificação de cronômetros, muito embora eu sequer saiba se alguma empresa de lá certifica com eles. Mas há o golpe do João sem braço aí, como no caso deste Henschel mesmo, que tem a possibilidade de ser certificado Cronômetro, mas não o foi. Ou seja, o termo está sendo usado como sinônimo de relógio preciso.
Um dado histórico, falando de memória. Se não estou enganado, a primeira vez que o termo foi usado ocorreu num texto escrito por Pierre Le Roy e significava relógio marítimo com um escapamento específico, de detenção ou, como passou a ser chamado, de Cronômetro. E por mais de um século o termo foi usado apenas e tão somente para designar relógios marítimos de altíssima precisão, até começarem a ocorrer as certificações oficiais em observatório e competições, estendendo se o termo a qualquer relógio preciso, desde que oficialmente certificado.


Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
« Última modificação: 16 Setembro 2021 às 11:40:25 por flávio »

Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #6 Online: 16 Setembro 2021 às 12:07:18 »
Valeu, caras!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #7 Online: 16 Setembro 2021 às 13:44:40 »
Parei agora para ler algo na rede e, segundo a Wiki, o termo teria sido criado não por Le Roy, mas Jeremy Thacker.

https://en.wikipedia.org/wiki/Jeremy_Thacker

Ressalte-se, porém, que a própria Wiki ressalta que talvez Thacker sequer tenha existido... Eu teria que procurar nos meus alfarrábios aqui, pois algo me diz na minha mente que o termo é de Le Roy... Enfim, depois olho isso (muito embora seja picuinha minha, pois trata-se de mera curiosidade histórica...)

Re:Hentschel exclusivo para o The Purists
« Resposta #8 Online: 16 Setembro 2021 às 20:48:39 »
Lindo relógio! Em 3 dias fecharam os 20 donos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro