Pois é... E esse blocão que ele estava trabalhando era de prata, por isso a preocupação de juntar os restos, para fundir depois. Agora imagine o cu na mão dos caras de uma Breguet, por exemplo, que usam mostradores de prata também, mas com designs muito mais intrincados? Ou um Shapiro, Voutlainen, etc, que usam muito guilloche?
Ps. O Shapiro disse que já faz um tempo que a Breguet, até mesmo pelo seu volume de produção, passou a fazer os mostradores em linha de montagem. Eles ainda são feitos a mão em máquinas guilloche antigas, mas não mais por um artesão do início ao final... Hoje, na Breguet, cada técnica é feita repetitivamente por um artesão, ou seja, num mostrador como alguns deles, com até 8 padrões, é provável que vários tenham trabalhado.
Ps 2. O mostrador dos AP Royal Oak, tão falados como referência de artesanato no mercado, NÃO SÃO FEITOS a mão, mas numa máquina guilhoche automatizada (aliás, algo muito comum em artesanato de madeira). Eu não sou especialista no assunto, mas a bem da verdade, eu nem sei se enquadraria a máquina da AP no conceito de guilhoche, pois não há o feitio de traços retos nem curvos. O troço está mais para um pantógrafo automático, no qual todo padrão do mostrador está impresso num disco de bronze e é replicado em formato menor. O princípio de funcionamento é o mesmo da máquina guilhoche, mas o funcionamento é bem diferente.