Autômatos que serão vendidos no próximo leilão da Sothebys

  • 1 Respostas
  • 1272 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Autômatos que serão vendidos no próximo leilão da Sothebys
« Online: 05 Outubro 2021 às 15:45:52 »
Vejam que legal, definitivamente peças de qualidade de museus, como diz o leiloeiro da Sothebys no vídeo abaixo. Há diversos tópicos no fórum sobre o assunto autômatos e, conquanto pareçam brinquedos de ricos (e o eram...), não se esqueçam que até cento e poucos anos atrás, não havia eletricidade, telas de cristal líquido eram um sonho, etc. Ou seja, possuir um "brinquedo" destes significava mostrar à pessoa do lado que você havia adquirido o mais novo Iphone, mas com uma caixa feita em ouro e exclusiva para você.

Os autômatos estão cotados em alto preço, seja a caixinha de rapé (2.5 milhão de dólares a expectativa), como a necessaire, 1.5. E eu sinceramente acho que valem, não só pelo ABSURDO trabalho de artesanato que existe nelas, algo que hoje não é possível sequer fazer, pois grande parte da proficiência se perdeu, como porque representam uma época há muito deixada para trás (o mercado chinês dos séculos 18 e 19 ávidos por brinquedos ricos. Ou... Um reflexo dos dias atuais?). Para dizer a verdade, eu acho muito mais razoável pagar milhões de dólares num troço destes do que numa porcaria de Rolex Daytona Paul Newman que foi produzido aos milhares, de forma totalmente mecanizada e que na sua época não valiam NADA!

Vejam o artigo no SJX (nem precisa ler, bastam as fotos) e o vídeo da Sothebys

https://www.youtube.com/watch?v=TotncK00SGE&t=165s

https://watchesbysjx.com/2021/10/enamel-automaton-sothebys-hong-kong-auction.html

Re:Autômatos que serão vendidos no próximo leilão da Sothebys
« Resposta #1 Online: 08 Outubro 2021 às 09:49:23 »
Creio eu que todo esse tipo de arte minuciosa está desaparecendo por completo, a maioria já desapareceu há muito. As artes modernas se resumem a rabiscos indecifráveis e esculturas sem forma, tudo "abstrato".

Participo de um grupo no Telegram que o dono posta algumas obras de arte antigas, tipo esculturas em mármore. É impressionante o trabalho daqueles artistas! Peças que parecem ter movimento, de tão ricas e detalhadas, feitas numa época que não existia nenhum motor elétrico, nenhuma politriz e rendas e cabelos eram esculpidos na pedra e polidos com uma perfeição absurda.

Pode até ser que exista, eu desconheço, mas não acredito que hoje em dia alguém tenha a capacidade de fazer algo parecido, mesmo com toda a tecnologia disponível.