Calatrava 6119 no SJX

  • 3 Respostas
  • 1562 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Calatrava 6119 no SJX
« Online: 14 Outubro 2021 às 15:52:03 »
O SJX continua provado que é o único blog atual que publica continuamente "coisas que prestam" na rede. Desta vez foi uma análise profunda do 6119 que, aliás, conheço uma pessoa que tem. Desde o princípio achei este um dos lançamentos, senão melhor lançamento da Patek dos últimos anos. Não só pela beleza do relógio, efetivamente Pateks em sua essência (o hype criado em torno dos Pateks Nautilus e Aquanaut, para mim, é inexplicável. Para mim são Pateks no nome, não na essência... Minha opinião, claro), mas porque apresentaram melhorias visíveis de qualidade para os anteriores. Sim, não há Patek mal feito. Mas há Patek que não entrega na sua faixa de preço...

Dito isso, sem sequer precisar traduzir o texto, chamo a atenção de vocês para as fotos no artigo. Algumas considerações.

1- O padrão de qualidade do mostrador melhorou, pois a Patek usava muita estamparia comum nos Calatrava de entrada, sem nada que os diferenciasse de um relógio "comum". Agora não, há um acabamento escovado no mostrador, indexes aplicados em dupla (uma bolinha e um "tracinho"), etc.

2- O movimento foi pensado para melhor performance cronométrica, não esse carnaval de besteiras que se tornou a relojoaria nos últimos anos, onde se pensa em tudo, menos naquilo para que serve o relógio, que é marcar as horas. Se alguém pensou nas aberrações criadas pela Jacob e outras, pensou certo. Esse tipo de relógio "brinquedo" me dá nos nervos!

Pois bem, no novo Calatrava, a ideia foi aumentar o tamanho do movimento (porque os antigos já apresentavam sinais de desgaste, pequeninos dentro das caixas) mas aproveitar o maior espaço para retirar dele melhor desempenho. Foram usados, portanto, 2 tambores de corda pareados (a exemplo do que a Omega já faz em seus calibres há um bom tempo...), duplicando o torque disponível. Eles funcionam conectados por um pinhão que... Fosse num espaço pequeno, estariam ligados diretamente a uma roda no seu próprio eixo, aumentando a altura do mecanismo, mas tornando possível tudo caber por ali. Mas com maior espaço, eles conectaram uma roda intermediária a este pinhão, "espalhando" o conjunto de engrenagens e tornando o movimento mais fino (são apenas 2.5 mm). Resultado? Um relógio elegante.

3- Nem ousaram utilizar ESSES MALDITOS DESIGNS de pontes atuais horríveis, sem fluidez alguma, que tornam o desenho do mecanismo parecido com uma estrutura em treliça dos prédios, nada chique. Quem pensou nessas aberrações da Hublot, Tag, Horage, até mesmo Zenith, nos modelos mais futuristas, vai entender o que estou falando.
Aqui não! Usaram o tradicional esquema de pontes "lepine" dos relógios de bolso antigos.

4- Diz o SJX, e tenho que confiar nele, que os chanfrados foram feitos em máquina e, depois, polidos manualmente. Eu sinceramente não consigo dizer isso pelas fotos e, se foi, demérito algum: que se dane se foi feito em máquina e depois polido. Eu quero saber é do resultado final, e este é muito bom! Todos os chanfrados são brilhantes, arredondados, e seguem o caminho fluído das pontes, causando uma boa impressão. Aliás, que se dane também a ausência dos tais ângulos internos, para dizer a verdade, eu prefiro assim, é fluído, sem paradas, gostei.

Enfim, este relógio, pelo conjunto, é o Patek que se eu estivesse disposto a gastar atualmente, compraria. Seria minha escolha. Nautilus e Aquanaut? Podem jogá-los no fundo do mar, os nomes até são sugestivos a isto.


Flávio




« Última modificação: 14 Outubro 2021 às 16:01:56 por flávio »

*

Offline KBM

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re:Calatrava 6119 no SJX
« Resposta #1 Online: 14 Outubro 2021 às 16:18:07 »
O 6119 é o Calatrava mais bonito da história da Patek, na minha opinião. Um relógio que conseguiu ficar maior do que a soma dos seus fatores. Absolutamente incrível, especialmente na versão r.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Calatrava 6119 no SJX
« Resposta #2 Online: 14 Outubro 2021 às 17:58:24 »
Não gosto desse padrão canelado típico dos Calatrava. E também prefiro um movimento automático. Mas é um belo relógio, sem dúvida.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Calatrava 6119 no SJX
« Resposta #3 Online: 16 Outubro 2021 às 10:40:08 »
O link Flavio…

https://watchesbysjx.com/2021/10/patek-philippe-calatrava-6119-review.html

Excelente review como sempre e muito boas as figuras esquemáticas
O tal do Richard Lee (editor técnico) aprimorou o review


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro