Relógios de Torre

  • 24 Respostas
  • 7594 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Relógios de Torre
« Resposta #20 Online: 11 Novembro 2013 às 22:28:47 »
Quando esses textos são divulgados, é melhor ler rápido a esquecer depois. Conheço como somos...

Li agora tudo, achei bastante interessante.

Uma pergunta ao Marcelo, já que há nota sobre isso. Onde conseguiu informações sobre a autoria do escapamento Graham? Digo isso porque hoje é mais ou menos certo que Graham não inventou o conceito do escapamento, já que os dois relógios de Tompion em Greenwich já o utilizavam (mas na verdade eles não são um Graham Dead Beat puro, há diferenças nos ângulos). No entanto, nunca havia ouvido falar do outro relojoeiro citado. O assunto me interessa e, se puder indicar bibliografia (tenho a trilogia sobre relógios de pêndulo de precisão aqui mas, confesso, por pura preguiça não conferi as informações que lancei, estou confiando apenas na minha memória), agradeço.

Flávio

Re: Relógios de Torre
« Resposta #21 Online: 12 Novembro 2013 às 11:39:11 »
Quando esses textos são divulgados, é melhor ler rápido a esquecer depois. Conheço como somos...

Li agora tudo, achei bastante interessante.

Uma pergunta ao Marcelo, já que há nota sobre isso. Onde conseguiu informações sobre a autoria do escapamento Graham? Digo isso porque hoje é mais ou menos certo que Graham não inventou o conceito do escapamento, já que os dois relógios de Tompion em Greenwich já o utilizavam (mas na verdade eles não são um Graham Dead Beat puro, há diferenças nos ângulos). No entanto, nunca havia ouvido falar do outro relojoeiro citado. O assunto me interessa e, se puder indicar bibliografia (tenho a trilogia sobre relógios de pêndulo de precisão aqui mas, confesso, por pura preguiça não conferi as informações que lancei, estou confiando apenas na minha memória), agradeço.

Flávio

Caro Flavio, encontrei essa informação num artigo sobre a evolução dos mecanismos de escape escrito por pesquisadores da universidade de Belgrado (http://www.mas.bg.ac.rs/istrazivanje/biblioteka/publikacije/Transactions_FME/Volume40/1/03_MStoimenov.pdf). Mas, por incrível que pareça, você também encontra um texto muito bem referenciado sobre esse mesmo assunto na wikipédia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Anchor_escapement
Pelas referências indicadas em ambos os textos acho que essa história é confiável, apesar de não ter checado em mais fontes e nem as referências originais...

Atenciosamente, Marcelo.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios de Torre
« Resposta #22 Online: 24 Novembro 2021 às 11:29:17 »
Olha o que achei.





Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógios de Torre
« Resposta #23 Online: 24 Novembro 2021 às 14:52:02 »
Seria de bom tom indicar a fonte.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Relógios de Torre
« Resposta #24 Online: 24 Novembro 2021 às 15:23:40 »
Autobiografia de Dimas de Melo Pimenta, escrita pelo próprio.