Alpina lança movimento "bumper"

  • 3 Respostas
  • 1611 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Alpina lança movimento "bumper"
« Online: 24 Novembro 2021 às 15:18:42 »
Uma das primeiras lembranças que tenho da relojoaria foi ter em mãos um Omega antigo com calibre com corda "bumper". Nestes relógios, o rotor não girava completamente, acionando um conjunto de engrenagens reversoras, mas uma cremalheira. O giro do rotor estava limitado a cerca de 120 graus e havia duas molas de anteparo, de modo que ao usar o relógio, você "sentia" em batendo (por isso "bumper") dentro, algo bem legal. Aliás, era justamente nas molinhas que os defeitos destes relógios apareciam, devido aos choques constantes.

E não é que a Alpina, que oferece sempre boas opções de custo benefício (eis que compartilha produção com a F. Constant), lançou agora um movimento bumper moderno? No modelo deles, foram-se as molinhas, em prol de um bloco metálico conectado a duas lâminas metálicas, que faz o amortecimento do choque do rotor, que neste caso gira 330 graus. Convenhamos: tecnicamente não há qualquer vantagem mecânica no sistema e, ao que parece, a Alpina provavelmente utilizou a base de movimento que já fazia (muito legal, diga-se), criando o sistema de anteparo. Deve ser legal SENTIR o relógio no pulso, em virtude dos constantes choques do rotor, mas mecanicamente, não vejo vantagem. Vejam só:

https://www.watchprosite.com/horological-meandering/alpina-startimer-pilot-heritage-manufacture-2021-/17.1457806.13672766/

Na foto abaixo, utilizando recursos super avançados de computação gráfica, eu indico o tal bloco metálico



*

Offline Pádua

  • ****
  • 324
    • Ver perfil
Re:Alpina lança movimento "bumper"
« Resposta #1 Online: 25 Novembro 2021 às 09:23:06 »
Por coincidência, o último episódio do hey hodinkee fala do movimento bumper (não especificamente desse)
https://youtu.be/2KkykxZYKcw

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Re:Alpina lança movimento "bumper"
« Resposta #2 Online: 25 Novembro 2021 às 23:10:33 »
Relógio legal com movimento interessante. Mas imagino que esses impactos causem problemas ao mecanismo com o tempo. Ou será que o sistema foi aprimorado nesse sentido?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Alpina lança movimento "bumper"
« Resposta #3 Online: 26 Novembro 2021 às 10:45:17 »
Tá aí algo que nunca havia pensado... Eu sinceramente não sei se os choques constantes afetam a precisão do balanço. Mas não podemos nos esquecer que, a título de exemplo, os calibres série 300 da Omega são conhecidos pela precisão. Com a palavra os universitários da bancada.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk