Ajuda com lupa Bergeon

  • 22 Respostas
  • 4527 Visualizações
Ajuda com lupa Bergeon
« Online: 18 Dezembro 2021 às 13:14:17 »
Boa tarde, pessoal.

Gostaria de saber se alguém aqui vende ou indica lugares de confiança para comprar as lupas de olho da marca com preço justo ou se o jeito é importar mesmo. Tenho visto muita coisa no AliExpress mas tenho medo de ser falso e, no Mercado Livre, o pessoal anda sem noção. Agradeço desde já.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #1 Online: 18 Dezembro 2021 às 14:21:26 »
Se quiser Bergeon original, esquece o Aliexpress. E não sei quanto viu no ML, mas também se quer Bergeon original, não espere pagar menos de 300, 400 reais.

E mais: as Bergeon mais baratas são no máximo medianas... Aí vai ter que escolher se quer uma lupa boa ou uma barata. Infelizmente as duas coisas juntas não existe.

Se quiser mesmo assim, procure na Forniquartz, é uma fornitura na região da Praça da Sé em SP que é um dos únicos que tem ferramental realmente profissional de marcas reputadas (Bergeon, Horotec, AF, etc.).

Inclusive, se ele tiver lupas Horotec ou AF, prefira, pois devem ser mais baratas que a Bergeon básica e possivelmente melhores.

Minha recomendação, que é a que uso diariamente e é de longe a melhor que já experimentei de qualquer marca: Eschenbach. É a mais confortável, mais leve, maior campo de visão e uma óptica perfeita. E estou falando da mais simples, de plástico.

Se você quer uma lupa realmente para usar, tem que ser de plástico (ou madeira). Lupas de alumínio, coloridas e etc., só servem de enfeite. São extremamente desconfortáveis, impossível usar por alguns minutos sequer, pois são escorregadias e pesadas. Caem do olho ou por causa do peso ou porque você precisa usar a musculatura para segurar no lugar. Um profissional mesmo se tentar usar uma lupa dessa ao fim de um dia de trabalho, vai chegar em casa se sentido como se tivesse saído de um ringue de boxe. E ainda por cima são geladas assim que você coloca no olho. Realmente são lindas, e ótimos enfeites.

Abs.,

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #2 Online: 18 Dezembro 2021 às 14:22:33 »

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #3 Online: 18 Dezembro 2021 às 15:44:17 »
Caro mestre, Adriano.

Sou apenas um aprendiz da arte e, no momento, ainda como hobbie. Fico muito grato pela sua aula e sempre presteza nas respostas. Vou seguir sua dica e tentar pegar a mais em conta por motivos óbvios.
Abraço!

Ps. Posta mais vídeos no YouTube.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #4 Online: 18 Dezembro 2021 às 16:01:18 »
Em tempo,

Esqueci de dizer que moro no Rio...onde não se acha nada digno.
A fornitura que você falou, não tem site.

O jeito vai ser importar a marca que indicou ou uma AF/Horotec.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #5 Online: 20 Dezembro 2021 às 08:25:13 »
A fornitura que você falou, não tem site.

O jeito vai ser importar a marca que indicou ou uma AF/Horotec.

Não desista, amigo! A Forniquartz não tem site, mas tem telefone. Dá uma ligada, consulte o preço; se agradar, faça um pix, receba pelos Correios. Muito mais rápido do que importar e, de quebra, deixa o dinheiro aqui no BR.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #6 Online: 20 Dezembro 2021 às 17:51:03 »
Não desista, amigo! A Forniquartz não tem site, mas tem telefone. Dá uma ligada, consulte o preço; se agradar, faça um pix, receba pelos Correios. Muito mais rápido do que importar e, de quebra, deixa o dinheiro aqui no BR.

Boa!
Não fiz jus à minha assinatura :)
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #7 Online: 05 Janeiro 2022 às 10:08:41 »
Bom dia amigos...    :D :D :D
Pegando uma carona no tópico, pergunto se, só no exterior, encontra-se para compra a lupa Ary 1492/Bergeon?
Grato por informações!    ;) ;) ;)
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #8 Online: 10 Janeiro 2022 às 13:13:16 »
Alguém conhece/sabe algo?    ??? ??? ???
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #9 Online: 10 Janeiro 2022 às 13:20:49 »
Como não sou um cara da "bancada", não faço ideia de onde encontrar. Mas precisa necessariamente ser a Ary? Na gringa elas custam bem caro já... Veja

https://www.ofrei.com/page348.html

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #10 Online: 10 Janeiro 2022 às 18:54:58 »

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #11 Online: 12 Janeiro 2022 às 08:37:10 »
Olá amigos... sim Flávio... busco uma Ary...    ::) ::) ::)
Grabriel... essa é o complemento somente!!!    ;) ;) ;)
Pelo visto, só no exterior!!! Obrigado!!!    :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #12 Online: 15 Janeiro 2022 às 19:24:34 »
Então, comprei uma Horotec de 4x e outra de 10. Agora a questão é: o que vocês fazem pra evitar embaçar em segundos? Vi que alguns fazem furos nas laterais mas não sei se funciona mesmo.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #13 Online: 17 Janeiro 2022 às 12:02:25 »
Como não sou da bancada, não posso opinar com muita propriedade, mas vou citar algumas referências que já vi o povo fazendo (ps. Nas minhas "brincadeiras" de desmontagem, lubrificação, etc de relógios do passado, eu não tinha problema com embaçamento... Curioso isso).

Eis as opções.

1) Spray anti embaçamento. Vende em ótica.
2) Lavar a lente com um pouquinho de detergente de lava louça (eu teria medo disso, acho detergente de lava louça um prato cheio para destruir objetos.
3) Furos nas lentes. Isso é o que o Donald de Carle, referência em relojoaria prática, recomenda. E é o que aquele inglês que gira o Watch Repair Channel do Youtube também.


Flávio



Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #14 Online: 17 Janeiro 2022 às 12:25:28 »
Como não sou da bancada, não posso opinar com muita propriedade, mas vou citar algumas referências que já vi o povo fazendo (ps. Nas minhas "brincadeiras" de desmontagem, lubrificação, etc de relógios do passado, eu não tinha problema com embaçamento... Curioso isso).

Eis as opções.

1) Spray anti embaçamento. Vende em ótica.
2) Lavar a lente com um pouquinho de detergente de lava louça (eu teria medo disso, acho detergente de lava louça um prato cheio para destruir objetos.
3) Furos nas lentes. Isso é o que o Donald de Carle, referência em relojoaria prática, recomenda. E é o que aquele inglês que gira o Watch Repair Channel do Youtube também.


Flávio




Boa, Flávio! Vou tentar os furos também.

Ps. Sinal que você tem os “olhos frios” segundo o texto ☺️
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #15 Online: 17 Janeiro 2022 às 13:28:17 »
Cara, eu acho que não... O que rola é que eu usava aquele arame de lupa e normalmente não ficava muito apertado. Acho que então não vedava perfeitamente ao ponto de embaçar. Ah! Antes de sair furando a lente, eu tentaria os outros dois métodos não invasivos.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
« Última modificação: 17 Janeiro 2022 às 19:08:51 por flávio »

Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #16 Online: 17 Janeiro 2022 às 14:06:03 »
Cara, eu acho que não... O que rola é que eu usava aquele arame de lupa e normalmente não ficava muito apertado. Acho que então não vedava perfeitamente ao ponto de embaçar. Ah! Antes de sair furando a lente, eu tentaria os outros dois métodos não envasivos.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Já furei! E aparentemente está tudo ok. (Deu pena? Deu mas ficou “bonito”, parecido como no livro). Não posto foto porque pelo celular não consigo mandar foto “grande”.

Até gostaria de ouvir outras opiniões, pois uso com o arame pois sem ele não consigo usar sem cair de jeito nenhum! Devo ter cara de E.T sei lá, mas se não fosse o suporte não ia conseguir usar sem segurar. Ainda bem que sou apenas um aprendiz e faço por hobby.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #17 Online: 17 Janeiro 2022 às 19:10:04 »
Tá louco usar sem arame! Acho que só o Frankenstein deve conseguir, pelas órbitas profundas hahahahs

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #18 Online: 17 Janeiro 2022 às 19:25:29 »
Hahaha
Me sinto aliviado.
"Diante de soluções simples, os homens são cegos como morcegos diante da luz"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Ajuda com lupa Bergeon
« Resposta #19 Online: 19 Janeiro 2022 às 23:32:59 »
A Eschenbach que uso já vem furada. Raro embaçar. Só embaça se estou passando algum "perrengue" que me faça transpirar.

Sobre o arame, é questão de hábito. A pessoa deve usar o que lhe funcionar melhor. Não existe certo ou errado, até porque a ergonomia de cada um é individual. Eu nunca usei arame e a lupa fica normalmente no meu olho por horas sem eu sentir nada. A lupa boa - e correta para você - tem que ficar no olho sem você contrair um músculo sequer. Por isso lupa de alumínio ou outros materiais pesados só servem de enfeita. E lupas longas, de grande aumento, fatalmente necessita que se contraia os músculos em torno das órbitas. Mas elas também são usadas somente por curto tempo.

Abs.,

Adriano