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Por volta de 1960, a Eterna resolveu produzir um relógio extrafino e contatou o Engenheiro Chefe da ETA, Heinrich Stamm, para desenvolver seu movimento. O resultado foi o calibre 1466, que possuía nichos em suas platinas para acomodar os mecanismos de carga e calendário, de maneira a reduzir sua espessura, e uma massa oscilante apoiada em um rolamento com 7 esferas.
Durante a Crise do Quartzo, as empresas suíças precisavam de um movimento com melhor performance e cuja construção fosse mais simples. Baseando-se no calibre 1466, o engenheiro Anton Bally projetou um novo mecanismo, lançado ao mercado em 1975 e denominado ETA 2892. Este possuía 28 mm de diâmetro e 3,6 mm de espessura, o que o tornava o mais fino do mundo produzido em massa.
A moda dos anos de 1980, no entanto, passou a exigir relógios cada vez menores. Em 1983, então, a ETA alterou seu projeto, lançando ao mercado o calibre 2892-2, que possuía apenas 25,6 mm. As mudanças, porém, comprometeram a eficiência de carga do movimento… Pouco tempo depois, então, a ETA mais uma vez reprojetou o mecanismo e aumentou a massa do seu rotor, denominando-o 2892A2.
Em 1994, buscando retomar posição no mercado de luxo, a Omega iniciou tratativas com George Daniels para implementação do escapamento coaxial em seus relógios. A marca, porém, não podia aguardar as etapas de desenvolvimento de um complexo mecanismo para voltar a competir na alta gama. Então, aperfeiçoou o sistema de carga do 2892A2, adicionando 2 rubis ao eixo do tambor de corda e um menor rolamento ao rotor, acabamentos estéticos, e lançou o calibre 1120, que passou a equipar os modelos Constellation e Seamaster. Enquanto isso, tentava conceber um modo de adaptar o novo modelo de escapamento ao 1120, o que só veio a ocorrer 5 anos depois, em 1999. O novo calibre, denominado 2500, tornou-se o primeiro com escape coaxial produzido em série da história.
Comprei este Planet Ocean, equipado com calibre 2500, durante o GP de Mônaco de 2008. Nos anos de 1980, a BMW equipava os carros de Fórmula 1 com motores projetados em 1960, aos quais turbocompressores eram adaptados. O ETA 2892 é o “motor turbo” da relojoaria, em constante evolução para melhor performance.