Antigo Relógio de Bolso Elgin

  • 8 Respostas
  • 2067 Visualizações
Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Online: 06 Agosto 2022 às 16:55:14 »

Prezados, boa tarde!

Tenho um antigo relógio de bolso da marca Elgin ano 1904/1905. Ele tem cerca de 5 cm, sem contar com a coroa e a argola.

Um relojoeiro o examinou e disse que há muitas peças oxidadas, bem como na roda de força de tambor de corda faltam 3 dentes e que por esse motivo não tem como funcionar.

Nesse caso, o relógio não tem mais possibilidade de funcionar? Só funcionará substituindo a roda de força danificada por outra?

Envio fotos do relógio.

Desde já, agradeço por qualquer informação.





*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #1 Online: 08 Agosto 2022 às 08:26:22 »
Salve,

Só irá funcionar substituindo a roda com os dentes quebrados. Isso se for apenas a roda.

O caminho é conseguir algum relojoeiro que tenha um bom "ferro velho" aonde exista reposição. Caso contrário .......

Relógios de bolso Americano, tem muita coisa fora do Brasil. Vai depender do grau de apego a peça e avaliar se vale investir.

abs

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #2 Online: 08 Agosto 2022 às 15:12:40 »
Só não existe jeito na vida para a morte... Ou seja, se você REALMENTE quisesse gastar uma grana, até mesmo a roda poderia ser substituída. O problema é que eu desconheço quem faz isso no Brasil e se algum dia já fizeram (é necessário uma máquina específica, não é coisa de torno apenas). No exterior? Também não são muitos que fazem... O caminho, pois, é encontrar a referência deste movimento e tentar encontrar a peça a ser substituída no Ebay. Senão...

Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #3 Online: 09 Agosto 2022 às 14:53:41 »
Caros amigos,

Obrigado pelas orientações.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #4 Online: 10 Agosto 2022 às 11:59:06 »
Aparentemente onde faltam dentes é na rochet. O relógio "funciona" com isso quebrado, mas você não consegue dar corda pela coroa.

E há como recuperar rodas de aço como essa fazendo uma espécie de "enxerto". Não é gambiarra, existe uma técnica (padrão da mecânica) para se fazer isso. Ou seja, trocar a peça toda ou fabricar a peça toda não são as única opções.

Não significa, contudo, que essa recuperação seja fácil, simples ou que qualquer um faça (e faça bem feito). É normalmente a última alternativa. E normalmente é economicamente inviável pois quem sabe fazer, cobra vem por isso.

E estou falando apenas desse defeito isoladamente. Resta saber todo o resto para saber qual a viabilidade disso. Mas tecnicamente, é possível.

Abs.,

Adriano

Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #5 Online: 10 Agosto 2022 às 23:54:16 »
Obrigado pela orientação, amigo Adriano.

Abraços,
  Roger

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #6 Online: 11 Agosto 2022 às 12:05:40 »
Adriano, bom você tocar no assunto. O enxerto é um padrão no reparo de relógios de pedestal, até mesmo porque as peças são bem grandes. Para quem não está entendendo, o cara pega um pedaço de latão, desenha (desenha mesmo) o perfil do dente e, com lima, reproduz o dente faltante. O encaixe é feito a partir de um corte (também com lima) em formato trapezoidal na roda e sua respectiva imagem em negativo na peça feita, que acaba se encaixando no lugar como se fosse uma peça de quebra cabeças. Para mantê-la no lugar, um pouco de solda, acabamento e deu. Mas... Como se faz isso em peças tão pequenas como a de um relógio de bolso ou pulso? A pergunta é: jeito tem, como disse acima. Mas, por exemplo, alguém na Watchtime faz?

Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #7 Online: 11 Agosto 2022 às 13:55:00 »
Que sabe fazer, acho que pelos menos uns 4 ou 5 deles sabe. E que eu já vi fazer perfeitamente, aqui em SP dois deles e um do Rio tenho certeza que faz também.

Abs.,

Adriano

Re:Antigo Relógio de Bolso Elgin
« Resposta #8 Online: 22 Agosto 2022 às 10:02:37 »

Muito obrigado a todos pelas opiniões.

 Abraço,