O EFEITO DAS HOMAGES

  • 16 Respostas
  • 3342 Visualizações
O EFEITO DAS HOMAGES
« Online: 18 Agosto 2022 às 21:08:17 »
Eu era um usuário de canetas montblanc e achava legal ter uma nas audiências e tudo o mais. Começaram a fazer falsificações, cada dia mais bem feitas e veio a Justiça Digital à distância. Perdi o pique e vendi as canetas que eu tinha. Algo parecido acontece agora. Gosto dos relógios pela aparência e neste quesito as homenaens chinesas estão mais bonitas do que as inspiradoras. Um crono com a cópia do venus feito na China está mais bonito que um suíço. Assim que lançam um modelo na Europa, dias depois aparece um igual no Aliexpress por menos de 500 dólares.

Perdi a motivação para ter relógio caro. Quase não saio de casa e quando saio tenho medo dos ladrões.

Não sei acontece com mais alguém. Mas ficou tudo muito esquisito...

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #1 Online: 19 Agosto 2022 às 09:30:13 »
Eu já havia perdido a motivação pelos relógios suíços (e alemães, e japoneses) bem antes de tomar conhecimento destas marcas mais recentes do Aliexpress, pois há um bom tempo estão muito caros. Quando vim a conhecer a San Martin, Seestern e Sugess, aí, pra mim, ficou ainda mais evidente como os suíços (e alemães, e japoneses) não valem o que pedem.

E não adianta vir com a conversa de que o BRL não vale nada, que o brasileiro perdeu poder de compra... Estou falando do preço em USD mesmo!
Ainda que eu ganhasse em USD o mesmo que eu ganho em BRL, eu continuaria achando os relógios caros. O fato de eu morar no Brasil e ganhar em BRL só adiciona insulto à injúria!

Particularmente, não gosto de homage de relógios modernos, então, se de fato os chinas copiam rapidamente os lançamentos europeus, isso não me afeta, entretanto, em se tratando de modelos antigos e consagrados... ah, os chinas conquistaram meu coração, com sua qualidade e preços baixos.

Já mencionei aqui e repito: um dos meus relógios favoritos de todos os tempos, e que por anos nutri vontade de possuir, é o Rolex Explorer. Fui deixando pra depois, até que, hoje em dia, inviável querer um. Quando comprei um homage v2 da San Martin, o desejo pelo suíço foi embora, de tão satisfeito que fiquei com a compra.

Sempre apoiei o discurso de que "nada substitui o original", e que, se você tem tesão em determinado relógio, não adianta querer levar uma cópia, uma imitação, falsificação etc., pois estes efúgios não vão aplacar sua vontade, mas, neste caso, único nessa minha caminhada, tive de dar o braço a torcer. Tem coisas que a razão não explica.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #2 Online: 20 Agosto 2022 às 23:26:29 »
Vendi quase todos os meus relógios suíços. E apostei em chineses. Não estou com saco de me explicar muito, mas em resumo, algo muito parecido com o sentimento do Igor, somado à uma certa rebeldia para com a indústria suíça, que ironicamente, põe comida na minha mesa. Ou talvez justamente a visão "de dentro" me fez perceber com ainda mais clareza o que vale, e o que não vale.

Continuo sendo apaixonado pela relojoaria, pela mecânica, pela engenhosidade humana, quem sabe ainda mais agora que, finalmente, já há dois anos, sou um relojoeiro profissional. Mas a indústria em sim, me faz precisar tomar um Dramin, às vezes.

E soma-se ainda o fato de que "colecionador", "entusiasta" e etc. deixaram de ser uma qualidade ou um elogio para mim. Me recuso e tenho verdadeira vergonha de ser apresentado como tal. Por ser comparado ou nivelado ao que hoje se consideram colecionadores e entusiastas.

Pronto, desabafo feito.

Abs.,

Adriano

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #3 Online: 25 Agosto 2022 às 16:32:03 »
Vendi quase todos os meus relógios suíços. E apostei em chineses. Não estou com saco de me explicar muito, mas em resumo, algo muito parecido com o sentimento do Igor, somado à uma certa rebeldia para com a indústria suíça, que ironicamente, põe comida na minha mesa. Ou talvez justamente a visão "de dentro" me fez perceber com ainda mais clareza o que vale, e o que não vale.

Continuo sendo apaixonado pela relojoaria, pela mecânica, pela engenhosidade humana, quem sabe ainda mais agora que, finalmente, já há dois anos, sou um relojoeiro profissional. Mas a indústria em sim, me faz precisar tomar um Dramin, às vezes.

E soma-se ainda o fato de que "colecionador", "entusiasta" e etc. deixaram de ser uma qualidade ou um elogio para mim. Me recuso e tenho verdadeira vergonha de ser apresentado como tal. Por ser comparado ou nivelado ao que hoje se consideram colecionadores e entusiastas.

Pronto, desabafo feito.

Abs.,

Adriano

Adriano, eu já tive algumas homages e acabei fazendo o movimento contrário - migrando para outros relógios - porque tenho a meta de ter uma coleção "estável" - os mesmos relógios por muitos anos, ir revisando eles só. A unica homage que ainda tenho é um GMT, que tem uma maquina Shenzen se não me engano. Entendendo que eu jamais conseguiria revisá-la, acabou que já estou decidido a trocar por um Aquaracer GMT.

Dito isso, muita gente é contra as homages ainda, e mesmo que eu esteja nesse movimento de substitui-las, elas foram uma fase fundamental na minha coleção. Pra eu decidir o que eu gosto, o que me sinto bem de usar etc. Não tenho condição financeira de comprar relógio pra testar, preciso sempre dar o tiro certo.As homages me ajudaram demais a conhecer na prática o meu gosto pra que a minha coleção fosse na direção que foi.
@watches.in.sampa

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #4 Online: 27 Agosto 2022 às 00:28:21 »
Eu pedi um Explorer da San Martin recentemente, assim que ele chegar, vou decidir por qual caminho seguir...
É muito complicado pagar o tanto que se pede a mais simplesmente pela marca.

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk


Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #5 Online: 27 Agosto 2022 às 13:58:53 »
Entendo, depois de muito tempo nesse mundo da relojoaria, que esse negócio de manutenção é relativo...    ;) ;) ;)
Muitas marcas podem ser manutenidas por um bom relojoeiro...
Peças são problema para qualquer relógio, se forem necessárias, independente da marca...
Assim, creio que vale, e muito, a aventura!!!    :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #6 Online: 30 Agosto 2022 às 17:30:51 »
Este é legal, máquina seiko.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk


Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #7 Online: 30 Agosto 2022 às 22:32:13 »
Parnis com máquina miyota japonesa.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #8 Online: 31 Agosto 2022 às 08:24:31 »
Esse Parnis aí, desculpe a franqueza, Enéias, é homage do inferno, só se for..........
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #9 Online: 31 Agosto 2022 às 17:35:37 »
Esse Parnis aí, desculpe a franqueza, Enéias, é homage do inferno, só se for..........

Kkkkkkkkkkkkkkk que maldade

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #10 Online: 31 Agosto 2022 às 18:52:00 »
Mas amigo Enéias...    ??? ??? ???
Qual relógio seria o que deu origem à Homage???
Abraço
Paulo Sergio

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #11 Online: 01 Setembro 2022 às 14:45:52 »
Chegou...
Gostei, mas acho que prefiro o Gentleman

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk


Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #12 Online: 03 Setembro 2022 às 15:26:09 »
Distração. De fato não é homagem

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk


Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #13 Online: 07 Setembro 2022 às 12:54:52 »
Prezados foristas,

Sempre fui um critico dos preços abusivos cobrados pelas grandes marcas, principalmente as Suiças. De fato não justifica os preços cobrados e acho igualmente perverço a restrição que fazem ao acesso de peças sobressalentes para os relojoeiros independentes, limitando o mercado, tirando o ganha pão de trabalhadores e cobrando o querem nas autorizadas. Outra estrategia comum neste mercado que me incomoda muito é a regulação artificial que fazem, restringindo a oferta para aumentar a demanda e os preços, como no exemplo mais evidente da politica da Rolex e outras.

Dito isto e correndo o risco de parecer contraditório, confesso que ainda tenho uma posição de muitas ressalvas quanto a adoção e aceitação das homages. Penso aqui com meus botões... O china copia um design consagrado de uma grande marca, que só chegou neste patamar as custas do trablaho intelectual de um grande designer e sua equipe, investimento em desenvolvimento, marketing e muitos anos de trabalho. Aí o china coloca dentro deste design chupado um movimento genérico de baixo custo e sem precisar investir em marketing algum, consegue vender num precinho bem bacana. Por mais que me esforçe, e eu me esforço, não consigo ver mérito no trabalho dos chinas com os homages.

Sou apaixonado pelo Explorer II, acho esse relógio fantastico e espero um dia ter um. Motivado por este desejo e talvez para ter uma experiência real, me despi dos meus preconceitos e comprei um homage do Explorer II. Confesso que fiquei surpreso com a qualidade, sendo elogiada até pelo meu relojoerio, acostumado em fazer manutenção em Rolex. Fui usando e até gostei por um tempo, mas sempre ficava aquela sensação de ter no pulso uma imitação, cópia, máquina não muito fiável e certamente uma baixa longevidade. Resultado, desgostei do homage e vendi.

Então, sigo ainda sem uma opinião formada, quanto ao valor dos homages e seu posicionamento no mercado. No meu caso, ainda continuo valorizando um bom design original com uma máquina fiável, seja ele suiço, alemão, japones ou chines. Mas não tenho duvida na força e crescimento da china no futuro do mercado relojoeiro e espero que seja muito além dos homages.

Saudações,

Jefferson.

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #14 Online: 12 Setembro 2022 às 20:15:13 »
Algumas fotos

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk


Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #15 Online: 12 Setembro 2022 às 21:47:17 »
GCarvalho89...
Bela peça!!!    :D :D :D
Está gostando? Bom funcionamento?    :) :) :)
Abraço
Paulo Sergio

Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Resposta #16 Online: 13 Setembro 2022 às 09:00:39 »
GCarvalho89...
Bela peça!!!    :D :D :D
Está gostando? Bom funcionamento?    :) :) :)
Estou sim, nenhuma reclamação até o momento, achei muito bom o acabamento.
Não sei se conseguiria algo melhor pelo mesmo valor, mas creio que não.

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk