Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)

  • 5 Respostas
  • 3604 Visualizações
*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Online: 10 Agosto 2009 às 15:25:32 »
Encontrei esse experimento em um fórum estrangeiro, é bastante interessante e mostra o comportamento das cores em grandes profundidades, pensei em compartilhá-lo com vocês, espero que gostem!

Foram feitos 2 cartões, o da esquerda pintado com tinta fluorescente e do da direita com tinta normal, ambos colados em um cartão branco e com fita preta passando por eles para dar contraste .

Aqui os cartões expostos à luz do sol:




Agora os cartões em 20m de profundidade nas águas do Golfo do México, a qualidade da água estava ruim por causa das impurezas trazidas pelas águas da chuva, a visibilidade estava cerca de 4 metros, a foto foi tirada sem nenhum ajuste de contraste ou balanço na câmera, ou seja, retrata exatamente o que estava sendo visto pelo mergulhador


Como se pode perceber, o vermelho ficou muito difícil de distinguir do preto, o laranja parece mais um verde musgo, o amarelo ficou relativamente parecido, mas o verde está parecido com o amarelo, o azul não está muito ruim, mas o violeta praticamente virou preto.

As cores fluorescente permaneceram bem visíveis, mas como saber se a cor do relógio é fluorescente? O do Orange Monster seria?

De qualquer forma na minha opinião o contraste preto e branco clássico é imbatível, o que vocês acham?
 ;D
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 15:44:45 por lio »


*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Resposta #1 Online: 10 Agosto 2009 às 17:33:11 »
Muito interessante.

Por isso eu fiquei com o RM2 Preto  ;D
Wadley

Re: Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Resposta #2 Online: 10 Agosto 2009 às 18:02:26 »
Olá para todos.

Lio, bem interessante esse tópico, mas se puder, por favor, coloque o endereço da página onde tem esse teste pra gente ver.

Uma coisa que fiquei em dúvida, a tal tinta fluorescente usada no teste é o que? Material luminoso como o Super Luminova ou aquelas tintas que reagem com luz ultra-violeta, do tipo que os caras usam pra fazer casemod em PCs?

Acho que pelo efeito nas duas fotos a tinta fluorescente parece ser estas que reagem com o ultra-violeta.

Os caras da Doxa dizem que o laranja é a cor mais visível em baixo d'água, mas é certo que em determnada profundidade (não tenho certeza se são vinte e poucos ou por volta dos quarenta metros) não é possível mais ver diferenças, todas parecem pretas.

Sobre o que eu já fiz e pude comprovar, na água, até uns 3 a 5 metros que foi o máximo que eu desci para fazer o teste, o laranja realmente parece que fica aceso. A uns dois metros da superfície parece uma lanterna no pulso, muito mas muito visível e portanto com um contraste fantástico em relação aos ponteiros pretos (do Samurai titânio e do Monster, ambos com mostrador laranja).

É isso.
Até mais e abraço a todos.
César.
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 18:10:27 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Resposta #3 Online: 10 Agosto 2009 às 18:10:46 »
Lio, bem interessante esse tópico, mas se puder, por favor, coloque o endereço da página onde tem esse teste pra gente ver...

http://forums.watchuseek.com/showthread.php?t=259540&highlight=underwater+color
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Resposta #4 Online: 10 Agosto 2009 às 18:15:40 »
Acho que pelo efeito nas duas fotos a tinta fluorescente parece ser estas que reagem com o ultra-violeta...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Experimento: Comportamento das cores embaixo d'agua (DIVERS)
« Resposta #5 Online: 10 Agosto 2009 às 19:16:29 »
O broker já adiantou, abraços!