Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos

  • 10 Respostas
  • 2714 Visualizações

Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #1 Online: 22 Janeiro 2023 às 23:16:19 »
Que coisa ridícula! Em solidariedade à empresa vítima da prepotência da Rolex, já assinei o abaixo-assinado, cujo link compartilho aqui:
 
https://chng.it/kZbj5jJJnn

Flávio,  caso isso infrinja as regras do fórum,  vc apaga o link.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #2 Online: 23 Janeiro 2023 às 13:56:40 »
Cara... a Rolex usa Oyster como marca dos seus relógios há quase 100 anos. A palavra 'oyster', quando associada a um relógio é um termo intimamente ligado à Rolex. A Rolex é altamente protetiva com suas marcas, até para não abrir precedentes.

Não faz o menor sentido duas tiazinhas quererem usar Oyster como marca de relógio, ainda mais com uma desculpa estapafúrdia como a que dão ("Oyster é o nome da rua onde as sócias cresceram") e vêm falar que a marca é indissociável do espírito da empresa delas... ah, vá tomar banho! Muda a marca do relógio e segue a vida. Ninguém se importa com a tal Oyster&Pop mesmo, tá em tempo de criar outro nome e se estabelecer sem infringir qualquer marca já estabelecida...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #3 Online: 23 Janeiro 2023 às 22:32:32 »
Eu acho que os advogados da Rolex não tem o que fazer Igor, pois é impossível qualquer pessoa vincular a marca de luxo a esses relógios de brinquedo. Se eu fosse a Omega teria aproveitado a situação e dito que eles podiam a partir de agora usar o nome Speedmaster Pop nos relógios...

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #4 Online: 23 Janeiro 2023 às 22:47:00 »
Igor, vc acha mesmo que uma empresa pequena e com uma proposta tão específica representa alguma ameaça à Rolex?
Eu,  sinceramente, penso que nem de longe essa marca prejudica a Rolex em qualquer coisa.
Agora uma coisa é certa: a Rolex, sem querer, aumentou a publicidade da Oyster Pop.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #5 Online: 24 Janeiro 2023 às 08:48:01 »
Eu acho que os advogados da Rolex não tem o que fazer Igor, pois é impossível qualquer pessoa vincular a marca de luxo a esses relógios de brinquedo. Se eu fosse a Omega teria aproveitado a situação e dito que eles podiam a partir de agora usar o nome Speedmaster Pop nos relógios...

Que visão rasa... Pára e pensa! A Rolex não está preocupada que confundam os relógios das tias com um Rolex, ela está preocupada em permitir que usem livremente o termo 'Oyster' em um relógio, e isso abra a porteira para sabe-se lá quem também inventar de usar o mesmo termo em sabe-se lá qual relógio no futuro. A Rolex está preocupada em não abrir precedente, ainda mais num direito regido pela commonlaw, como o inglês. Ela está é protegendo seu patrimônio imaterial.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #6 Online: 24 Janeiro 2023 às 08:52:46 »
Dentro do tópico ainda... Alguém sabe quanto tempo a lei garante a proteção? Digo isso porque eu vi outro dia que o desenho do Mickey havia caído em domínio público, após 80 anos, salvo engano. Se for assim, o nome "Oyster" está quase caindo...

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #7 Online: 24 Janeiro 2023 às 08:53:46 »
Igor, vc acha mesmo que uma empresa pequena e com uma proposta tão específica representa alguma ameaça à Rolex?

Você tem ou já teve filho pequeno? Se sim, então sabe que crianças testam os pais frequentemente, para descobrir onde estão seus limites. Permita que seus filhos jantem assistindo TV e depois tente tirar isso deles. Vá ver o sufoco...

Essas tias não representam qualquer afronta à Rolex, mas se a Rolex permitir que elas utilizem a marca Oyster em seus relógios, depois fica difícil impedir que outros utilizem a mesma marca, afinal, por quê só essas tias poderiam utilizar? Ainda mais no direito inglês, tão baseado em precedentes. Se essas tias puderem usar Oyster, então qualquer pessoa vai se sentir no DIREITO de usar a marca, e aí a Rolex nada poderá fazer contra isso.

Portanto, o que a Rolex está fazendo é protegendo sua propriedade intelectual, não contra essas tias, mas contra todo o mercado. Ela não vai deixar essa porteira abrir para passar a boiada.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #8 Online: 24 Janeiro 2023 às 08:57:59 »
Dentro do tópico ainda... Alguém sabe quanto tempo a lei garante a proteção? Digo isso porque eu vi outro dia que o desenho do Mickey havia caído em domínio público, após 80 anos, salvo engano. Se for assim, o nome "Oyster" está quase caindo...

Aqui no Brasil, enquanto houver uso e enquanto a empresa renovar a marca no INPI, a proteção nunca é extinta ou caduca.

O Mickey não é uma marca, e sim um personagem. O Mickey que perdeu (ou que vai perder, não estou atualizado) a proteção é aquele primeirão do Steamboat Willy.
Pode ver que é justamente por isso que a Disney está sempre renovando o visual do Mickey, para poder proteger a personagem.

P.S.: pode ver que a Disney protege o personagem Mickey, mas ela não tem a menor preocupação em proteger a marca Disney, pois marca não perde proteção.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #9 Online: 24 Janeiro 2023 às 11:12:19 »
Interessante, não sabia desse apego da Rolex com o nome Oyster, mas realmente somente ela e a Tudor estampam o nome no mostrador. Inclusive o nome do modelo do meu rolex é justamente: “The Oyster”…


O mais próximo de Oyster que já vi colocarem em outro mostrador foi o termo “seapearl”
« Última modificação: 24 Janeiro 2023 às 11:17:37 por fbmj »

Re:Rolex processa fábrica de relógios infantis educativos
« Resposta #10 Online: 24 Janeiro 2023 às 23:42:53 »
Tbm tenho um enicar... Otimos relógios...

Não sei se a rolex quer chamar a atenção, mas uso indevido de marca registrada no mesmo seguimento não pode.
O fato é que a rolex foi brilhante nos anos 40/50/60 criando diversas inovações e design ( pulseiras) caixa etc  mas ha mtu tempo vive do nome  e sombras do que foi um dia, lançando milhares e milhares de relogios no mercado todos os anos ( quase 1 milhao por ano) e nem com tão boa inspeção de qualidade ! Pra quem esta em país de moeda forte um rolex custa o como se fosse uns 5 mil no Brasil hj, ou seja, o relógio da classe média ! Nao tem exclusividade alguma ! E como ouro, joias, o que faz algo ser caro é a raridade e isso rolex não tem ! Particularmente respeito a rolex pelo que foi mas evito pelo que é ! Tem outras opções menos modinha e bem mais interessantes!

Abraço a todos
Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !