Menu principal

Beuchat Abyssal, vocês conhecem ?

Iniciado por Bruno Recchia, 11 Agosto 2009 às 11:24:53

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Recchia

Bom-dia a todos !

Hoje, eu resolvi escrever pra apresentar um relogio... a quartz !!

Bom, eu nao sou o unico a ter um desses por aqui... é inclusive culpa desse colega se eu acabei comprando um !!

Trata-se de um relogio que nao poderia existir com um movimento mecânico... é um dos relogios pioneiros de uma tecnologia interessante, mesmo se pouco utilizada : a dos relogios em equipressao !

Foi esta tecnologia que permitiu a realizaçao de relogios de mergulho capazes de descer em grandes profundidades, 6000, 8000, 11100 e até 12000 metros ! Isso com relogios de tamanho normal, utilizaveis no quotidiano. O funcionamento é simples... O relogio inteiro é enchido com um fluido com viscosidade extremamente baixa, a base de silicone. Nao fica mais ar nenhum dentro tudo é cheio com o tal liquido ! Ora, um liquido é praticamente incompressivel, ao contrario de um gas, como o ar... Resultado, a pressao externa simplesmente nao pode fazer implodir o relogio !!

Essa tecnologia foi lançada praticamente simultaneamente pela Bell & Ross (by Sinn) e pela Beuchat. Mas o modelo da B&R apresentou imediatamente muitos defeitos, e foi logo retirado do mercado. E a Beuchat conseguiu justamente resolver os problemas que tornavam o relogio B&R inutilizavel, ao criar um fundo duplo, dotado de uma membrana levemente flexivel, que permite que a pressao externa e interna sejam exatamente iguais, sem que o relogio sofra  uma deformaçao com isso ! Isso também permite de suprimir a bolha de ar que aparecia nos outros relogios, e que criava um problema quando o ponteiro dos segundos devia atravessar a bolha !

O mais interessante é que essa tecnologia traz uma outra vantagem em mergulho : debaixo d'agua nao existe mais a difraçao que existe nos relogios tradicionais... E o mostrador continua lisivel, qualquer que for o ângulo de leitura ! (quem ja mergulhou com um relogio normal sabe do que eu falo !).

Esse relogio é entao um dos primeiros modelos funcionais em equipressao, e é garantido a 6000 metros... mas na verdade foi testado a 8000 ! pois cada relogio foi testado pela Ifremer, instituto de oceanologia francês, num tanque hiperbarico capaz de simular 8000 metros de profundidade ! Muito poucos modelos foram fabricados : nunca vi um modelo com um numero de série superior a 200 !! o meu é o numero 174...

Esses relogios sao extremamente raros... Um amigo resolveu "caçar" os relogios ainda existentes, e achou num atelier 2 modelos "NOS" dando sopa !! E me propôs de comprar 1 dos 2 relogios... Nao hesitei 1 segundo, comprei na hora ! E veio revisado e com 1 ano de garantia, como qualquer relogio novo !!

Algumas fotos...

Conheciam ?

1 abraçao a todos !

Bruno

Glauco GM

Muito interessante Bruno,

lembro que havia um filme, se não me engano "Abismo",
onde os mergulhadores ficavam em um meio líquido dentro
da roupa de mergulho, "alagando" os pulmões e não sofrendo
os efeitos da pressão. Se existe mesmo este procedimento,
eu não sei, mas é bem interessante e tem tudo a ver com
seu post.

Não consegui ver nenhuma foto, será que é problema no meu
acesso ?

abs

Glauco

igorschutz

Muito bonito!

Pra um relógio desses ficar perfeito para mergulho, deveria ser Eco-Drive, aí não haveria necessidade de abri-lo por um looooongo tempo, certo?

Pra você que mora aí na França é uma boa, mas aqui no Brasil, na primeira troca de bateria, essa característica que torna o relógio especial iria pro saco...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

solano

Relógio belíssimo ! E EXTREMAMENTE RARO !!! :D :D :D

Parabéns !

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Bruno, essa foi uma excelente compra! Parabens!

Tenho duas dúvidas:

-quais as dimensões da caixa?
-qual é aduração estimada da bateria?

Grande abraço, e aproveite bem o novo brinquedo!

Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

JotaA

Esse relógio é show.

Certa vez dei uma olhada no site da Beuchat atrás deste modelo, mas não o encontrei, já havia acabado.

Achei muito interessante esse relógio, mas acredito que pelo $$$, infelizmente ele não seja para o meu bolso.

Se não me engano o Gravina tem um.

Para compensar a falta de um Abyssal, tava pensando em comprar um dos dois abaixo:

AQUA MASTER, 200m, máquina ETA

ou este:

LUMITECH, 500m, máquina Myota

solano

Se fôr à Paris posso te indicar uma loja com bons preços para BEUCHAT ! ;)

Abs,

Alberto Ferreira

Salve!

Eu não conhecia este modelo da Beuchat.
Muito legal, Bruno!
Parabéns por ter encontrado uma peça assim, NOS!  :o

Dentre as outras características, a começar pela extrema profundidade assegurada, que você comentou com exatidão, há mesmo a questão da difração e/ou reflexos no ar abaixo do vidro.

Para os colegas que possam não ter captado bem a idéia,... A coisa é mais ou menos assim.
Numa posição mais ou menos como essa,

Ao se olhar o relógio dentro d'água, a visualização sofre os efeitos comentados pelo Bruno e o que se vê pode ser algo como que um reflexo "prateado".

Abraços a todos!
Alberto

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Obrigado pelos comentarios ! O Alberto explicou bem a questao da difraçao, é um senhor conforto em mergulho...

Quanto às dimensoes, nao medi, mas visualmente eu diria em torno de 40/42 de diâmetro, e em torno de 10 de espessura. Quer dizer, de tamanho perfeitamente utilizavel !

A pilha deve durar uns 2 ou 3 anos. Quanto ao SAV, se tem alguém ai que pode trocar a pilha de um Bell & Ross, ele também pode trocar a desse modelo ! So é preciso ter o famoso fluido em estoque...

1 abraço,

Bruno

- STR -

Bruno...

Parabéns pelo relógio... praticamente não há diver que não me agrade...rs..

Amigos...

A Casio, lançou uma linha de relógios baseada nos G-Shocks que tinha a denominação Hydro... eles possuiam seus módulos imersos nesse líquido (no caso da Casio, era óleo de Silicone).... esse procedimento de imersão do módulo aumentou a resistência para 1000 mts, contra 200 do modelo normal... são muito raros de se achar... eu (que também coleciono G-Shocks) particularmente só vi um desses uma vez a venda aqui no Brasil... no ML..

Existem alguns que já testaram a conversão de modelos normais em Hydro... eu quase fiz... estou esperando conseguir o óleo de silicone para "sacrificar" um dos meus.. artigo: http://mygshock.com/2008/10/13/g-shock-hydro-conversion-pressure-test-2/

Filme do teste: http://www.youtube.com/watch?v=oVKRM97jmLc&eurl=http://mygshock.com/2008/10/13/g-shock-hydro-conversion-pressure-test-2/&feature=player_embedded

Grande abraço

Rodrigo ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

LUW

Muito legal! Não sabia que tinham usado esse princípio em relógios.
[ ]s
Luciano

solano

E usa o princípio clássico de velho Newton: " Dois elementos não podem ocupar o mesmo espaço " !!! :D :D :D :D

O Bicho já vem " cheio d" água " !!! ;D ;D ;D

Abs,

Atalo

Bruno,
O Bell & Ross a que vc se refere no início do tópico é o modelo Hydromax? Se não me engano, também utilizava movimento a quartzo, estou certo?
Átalo

César-HT

Olá para todos.

Parabéns pelo relógio Bruno  :D :D ;). Realmente incrível.

Essa marca Beuchat é demais, é muito conceituada e está entre os grandes fabricantes de equipamento de mergulho, onde tem feras como Mares, Cressi-sub, Aqualung/U S Divres, Tusa e por ai vai.

Seus relógios são um caso à parte.

Acho que muitos devem se lembrar de um modelo Technos com medidor de profundidade, lançado na década de 1990 (97 ou 98 não lembro), na época eu achei ele interessante porque a entrada de seu sensor não ficava do lado esquerdo (como nos Citizen Aqualand), mas na parte de baixo, a tampa no fundo do relógio tinha umas canaletas que permitiam à água circular mesmo com o fundo encostado no pulso. Eu achei a solução bem melhor estéticamente que os Citizem (se esse Tecknos funcionava tão bem eu não sei), só que a idéia não era dos caras da Tecnnos..........adivinhem qual fabricante teve a idéia  ::) 8).

Em revistas de mergulho da época, entre 1997 e 2000, como a "Mergulho" e "Scuba" eu vi alguns anuncios dessa marca Beuchat e entre os modelos tinha dois que me chamaram a atenção, um era o "original" dessa versão Technos que citei acima e outro era um diver absolutamente fabuloso, fiquei vidrado nele na época, era o modelo chamado Abyss ou Ushuaïa (já vi o mesmo relógio com os dois nomes no mostrador, os que foram vendidos aquí eram Abyss), vejam as fotos:

A ficha da criança era a seguinte: resistência à mil metros, máquina suiça ETA 2824, kit com o relógio e duas pulseiras (metal e borracha) e o precinho, lembrando que era por volta de 1999..........módicos US$ 800,00 ...............na época não era nada barato  :'( :'( :'(

Eu coloquei essas fotos e esses comentário apenas pra mostrar que a marca é F. . .  com "F" maiúsculo em termos de equipamento de mergulho e o que faz faz com muita qualidade, como essa jóia de relógio que o Bruno nos mostrou.

Bruno, parabéns novamente  ;).

Até mais e abraço a todos.
César.

"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Wadley

Wadley

Adriano

O Abyssal é legal pacas! Já o Ushuaya, é uma das coisas mais feias que já vi...

Pergunta: um relógio desse tipo não seria resistente à qualquer pressão? Quero dizer, sem limite de profundidade?

Abraços!

Adriano

LUW

Em teoria não deveria ter, porém como no interior dele não há água mas sim óleo, deve haver um limite.
[ ]s
Luciano

César-HT

Citação de: Adriano online 11 Agosto 2009 às 21:48:55
O Abyssal é legal pacas! Já o Ushuaya, é uma das coisas mais feias que já vi...

Pergunta: um relógio desse tipo não seria resistente à qualquer pressão? Quero dizer, sem limite de profundidade?

Abraços!

Adriano

Olá para todos.

Aaah,  Adriano, não fala assim dele não  :'(.
Brincadeira, lógico  ;D.

Eu gostei do modelo, mas devo confessar que a cobinação de azul com amarelo é meio estranha, parece propaganda do PSDB (vixe, vai de retro coisa ruin  ;D ;D ;D).

Sobre a questão da resistência do relógio, eu acho que ele e qualquer outro com o mesmo princípio deve aguentar até certo ponto, porém como a água não é comprimível e o líquido dentro também deve ter propriedades semelhantes, o que acaba sendo pressionado de verdade é a caixa.

A água por fora fazendo pressão, o liquído de dentro também com pouca ou nenhuma capacidade de ser comprimido, então o ponto fraco acaba sendo a caixa. Em uma situação limite (é minha hipótese) deve ocorrer o contrário daquilo que um relógio normal sofre quando ultrapassa sua resistência, que é a entrada de água. Acho que no caso desses relógios preenchidos com líquido, a água do lado de fora vai fazendo pressão sobre a caixa do relógio, que vai comprimindo o líquido interno e este por sua vez acaba abrindo caminho por algum ponto e sendo expulso da caixa.

Essa é a minha teoria. Elementar meu caro Watson  ;D ;D 8)

Pô essa questão deve dar um bom debate hein  ::).

É isso, até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...
Vamos "teorizar" um pouco, colocando a teoria sob ...
...compressão?  ;)  ::)

Amigos,
Considerem o seguinte.
Além da vedação, consideremos mais além...
...os limites da integridade física do relógio...

Um relógio "normal", sem o líquido.
Sem o "apoio" interno do líquido, a compressão romperia (inicialmente) o vidro, certo? 
Sim. Mas por que?
Porque o vidro seria flexionado para dentro da caixa e quebraria ao atingir o seu próprio limite de resistência, à flexão.

Com o líquido no interior da caixa apoiando o cristal, haveria uma contrapressão interna, sempre equivalente ao valor da pressão externa, certo?
Sim.

Mas,...
Se o cristal flexionasse, e agora muito pouco, sem romper?
Provavelmente, primeiro poderia haver uma ruptura dos componentes da máquina, que não suportariam a crescente pressão (compressão) aplicada pelo líquido nos componentes internos do movimento.

Caso isso não ocorresse, ou seja, caso o cristal não se deformasse o suficiente para aumentar tanto assim a pressão interna, o próprio vidro se quebraria.
Quebraria?
Sim!
Mas certamente não mais por flexão, mas sim por compressão mesmo.

A resistência à compressão do vidro é muito alta, mas tem limite.
Aliás, qualquer material tem um limite de resistência à compressão, acima do qual ele se rompe.

Esses parâmetros é que definiriam os limites físicos da profundidade de imersão, antes do colapso da peça.

César,
O líquido não vazaria para fora do relógio nunca...
...simplesmente porque a pressão externa, que teria criado a interna, seria de igual valor.

Abraços!
Alberto

Bruno Recchia

Oi pessoal !

Vocês estao esquecendo um detalhe, que eu mencionei na minha descriçao... O relogio possui um fundo duplo ! O principal possui 6 orificios, que fazem com que o 2° fundo fique diretamente exposto ao liquido exterior. E esse fundo é na verdade uma membrana, flexivel ! Com isso, qualquer que for a pressao externa, a interna sera a mesma ! Por isso é que podemos falar de "equipressao"...

O limite vem na verdade de um outro ponto, que esquecemos : a resistência dos componentes eletrônicos !! No caso especifico desse relogio, no primeiro prototipo, o quartz implodia pouco depois dos 4000 metros... é por isso que a Beuchat vendeu uma outra versao, a Genesis, pra 4000 metros !

Pra resolver o problema, a Beuchat "incrustou" o quartz num bloco de resina, o que o tornou ultra-resistente ! Com isso, o relogio aguentou sem problemas o teste a 8000 metros, o maximo que a Ifremer podia fazer.

Depois, outros fizeram mais ainda, como os 11100 metros da B&R, ou os 12000 da Kienzle, mas sempre com a maldita bolha de ar... Alias, pra quem nao conhece o kienzle, vejam como é feio :

A tecnologia da Beuchat, sem a bolha, foi algo de extremamente interessante, pena que a firma faliu na época... Quem fabrica as Beuchat hoje nao tem nada a ver com quem as fabricou na época !

Senao, sim, o B&R Hydromax é a quartz, como todos os relogios existentes com essa tecnologia !

1 abraço,

Bruno