Menu principal

O obscuro glossário ilustrado de relojoaria, por Adriano Passarelli

Iniciado por flávio, 19 Outubro 2023 às 12:01:57

tópico anterior - próximo tópico

helio

Cheguei de viagem e tive a feliz surpresa de ter recebido meu exemplar (fiquei 12 dias fora), vou guarda-lo com carinho. Parabens Adriano pelo seu excelente trabalho.
[]s

michelim

Parabéns Adriano pelo livro. Muito bem diagramado e bem escrito!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

RelógioMarciano

Olá pessoal! Baixei ontem a noite para o Kindle e estou deglutindo o livro kkk Que leitura sensacional, cada página um aprendizado. Fiquei com uma dúvida lendo os verbetes sobre Cronógrafo e Cronômetro. Na sessão de cronógrafos é afirmado que não há palavra em português para diferenciar o relógio com complicação adicional de cronógrafo do instrumento que serve apenas para fazer essa medição sem contar as horas e o verbete de Cronômetro fala sobre a certificação de precisão. A vida toda eu sempre achei que a palavra Cronômetro também era usada pra se referir ao instrumento que mede intervalos de tempo. Cronógrafo é o relógio com cronômetro e Cronômetro é o instrumento específico. No mundo da relojoaria isso não é aceito? Como vocês se referem ao popular cronômetro?

igorschutz

Cronômetro é um relógio muito preciso e certificado como tal por alguma autoridade.

Cronógrafo é o mecanismo que serve para medir intervalos de tempo.

O que o Adriano quis dizer é que, em português, não há termos para se diferenciar um relógio que  marca horas e possui cronógrafo como complicação adicional (um Speedmaster, p.ex) de um relógio que possui apenas o cronógrafo, sem marcação das horas  (este último, normalmente, aquele cronógrafo de mão utilizado por técnicos).

Para os iniciados, um cronógrafo nunca é confundido com um cronômetro.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES