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SISTEMA RATCHET - Como funciona a embreagem

Iniciado por igorasouza, 27 Maio 2024 às 11:36:20

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igorasouza

Olá queridos companheiros!

Estava divagando em um site gringo sobre o famigerado SEIKO 6139 (a quem tiver interesse deixo aqui o link https://wornandwound.com/watchmakers-bench-breaking-down-a-seiko-6139-chronograph/), até que me deparei ao cabra montando e dando uma breve explicação sobre o MAGIC LEVER. Não sei por qual razão veio uma pergunta curiosa na minha cabeça na qual não consegui achar em nenhum lugar, gringo ou tupiniquim, que me explicasse. A pergunta é:

- Ok, relógios automáticos em sua grande maioria são equipadas com o sistema RATCHET, no qual sei como funciona basicamente e compreendo um pouco, mas como diabos o sistema não sobrecarrega a mola do relógio?

Consegui achar em diversos lugares a explicação de que existe uma embreagem no sistema no qual ''desabilita'' ele quando a corda está cheia, porém COMO EXATAMENTE ISSO FUNCIONA? Como essa embreagem funciona, como ela ''desabilita'' e deixa tudo ''amarrado''?



Pois bem, se alguém conseguir me enviar algum artigo, inglês ou português que explique sobre, agradeceria bastante! Inclusive algum artigo que explique tudo sobre o sistema RATCHET, seria de grande valia para mim, acho o sistema deveras interessante!
Dura Lex Sed Lex.

igorschutz

Citação de: igorasouza online 27 Maio 2024 às 11:36:20
(...) como diabos o sistema não sobrecarrega a mola do relógio?

Nos relógios automáticos, na parede interna do tambor de corda há uma superfície móvel, denominada "brida deslizante", onde se apoia a mola da corda.

De resto, segue a explicação do ilustre Alberto Ferreira (saudade!) sobre o assunto:

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Junho 2010 às 22:32:43

Salve!

Nos automáticos jamais haverá problema com isso, digamos, com a "corda excessiva"!

A razão é simples, por construção, a ponta da corda é "ancorada" à parte interna do tambor por uma brida deslizante.
Em outras palavras, ao atingir a sua tensão ("aperto") máxima a corda é automaticamente "afrouxada" pelo deslizamento da brida em relação à parede interna do tambor, mantendo a tensão na corda sob controle.

Já nos relógios de corda manual, a brida não desliza, ela é ancorada (presa, fixada) à parede do tambor. Sendo assim, nós devemos parar com o carregamento ao sentirmos que o esforço que está sendo aplicado sobre a coroa se torna mais "pesado" (mais "duro") e, caso não façamos isso, podemos até quebrar a corda.

Abraços!
Alberto
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorasouza

Citação de: igorschutz online 27 Maio 2024 às 11:57:58
Nos relógios automáticos, na parede interna do tambor de corda há uma superfície móvel, denominada "brida deslizante", onde se apoia a mola da corda.

De resto, segue a explicação do ilustre Alberto Ferreira (saudade!) sobre o assunto:

Muito obrigado xará! Ajudou muito, com a explicação do saudoso Alberto, consegui até pesquisar mais a fundo e finalmente ver alguém destrichando os tambores de corda e explicando tudo. Para quem tiver interesse em ir mais além como eu, segue o link: https://www.watchuseek.com/threads/automatic-and-manual-winding-some-basics-explained.598472/
Dura Lex Sed Lex.