Menu principal

A Geração Z está redescobrindo relógios

Iniciado por helio, 11 Novembro 2024 às 16:46:57

tópico anterior - próximo tópico

helio

https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/geracao-z-troca-o-smartwatch-pelo-relogio-analogico-entenda-a-tendencia-2291401/
Numa reportagem do Estado (replicada aqui em um site aberto) comenta algo que já havia colocado aqui anteriormente, que smart watches criam neuróticos cheios de informações inócuas e imprecisas e por isso estão sendo abandonados. Parece que não estou sozinho (e pertenço aos Baby Boomers)  ;D.

P. S. Nada contra vestir um computador, mas que gera neurose, gera.

Octávio Ferraz

De todo modo, para além das questões de uso ou não de funções específicas, me parece que se a coisa continua no âmbito do social, de um imperativo de distinção, de moda, no contexto de rede social dominante, a neurose continua, mecânico que seja o relógio, sobretudo o relógio enquanto elemento do discurso, a passar imagem de sucesso material.

helio

Faltou ainda citar a obrigatoriedade da disponibilidade e a urgência na ação gerada pelos gagets ::)

helio

Citação de: Octávio Ferraz online 11 Novembro 2024 às 18:30:31De todo modo, para além das questões de uso ou não de funções específicas, me parece que se a coisa continua no âmbito do social, de um imperativo de distinção, de moda, no contexto de rede social dominante, a neurose continua, mecânico que seja o relógio, sobretudo o relógio enquanto elemento do discurso, a passar imagem de sucesso material.
Não sei, existem relógios mecânicos razoáveis MADE in China a partir dos $50.00, tem coisas boas a partir dos $200.00, preço de smartwatch barato. Acho que é  escolha mesmo.

Octávio Ferraz

Citação de: helio online 12 Novembro 2024 às 07:43:27Não sei, existem relógios mecânicos razoáveis MADE in China a partir dos $50.00, tem coisas boas a partir dos $200.00, preço de smartwatch barato. Acho que é  escolha mesmo.
Entendo, tem essa questão do preço também.
Quis ressaltar que, no contexto de rede social, e de mercado agressivo, para além das funções em si, existe um peso sobre o relógio enquanto apetrecho de moda e enquanto símbolo/status, mecânico que seja. E aí a neurose continua, não sendo um cenário tão límpido como está na matéria

flávio

Minha esposa usou durante um bom tempo um Iwatch, uma substituição por um Rolex Explorer que usava. Resumo da história: lá pelas tantas não só o Explorer foi parar na gaveta como o Iwatch, cuja bateria não dura bosta nenhuma e viciou. Ela então encontrou seu lugar ao Sol usando um Cartier Louis e um Omega Constellation, ambos analógicos, mas a quartzo. Eu acho que ela não usará tão cedo de novo um Iwatch, mas por questões de bateria.

Flávio

Bersotti

Usar esses trecos: A pessoa ando com um celular no bolso e outro no pulso.

Doutor Isnobson

Eu nunca tive e provavelmente nunca terei smart Watch..: a vida já é uma correria pra que ter um troço desses te enchendo o saco com notificações e uma série de bips...to fora geral. Nada como a simplicidade de um relógio automático....

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro