Menu principal

Velho Mondaine precisando de ajuda (agora com as fotos)

Iniciado por Jefferson, 18 Agosto 2009 às 18:55:09

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá para todos,

Conforme adiantei em outro tópico, tenho em mãos um velho Mondaine que pertenceu ao avô de minha esposa.

Ao me ver com o recém adquirido Seiko 6119, meu sogro lembrou-se e me mostrou este relógio. Estava guardado desde o falecimento de seu pai, a mais de uma década.

Trouxe o relógio para minha casa, para ver o que posso fazer por ele. Para minha supresa, está funcionando e razoavelmente preciso.

No entanto, externamente, o relógio está bastante maltratado, já que acompanhou seu dono em sua vida de agricultor.

Seguem as fotos. A qualidade das mesmas deixa a desejar, pois sou fotógrafo iniciante.

A caixa perdeu quase todo o plaquê.

O acrílico, além de bastante arranhado, está trincado.

As garras estão com desgaste, pelo uso de uma pulseira de metal com folga.

Não tenho experiência com restauração de relógios, mas entendo que alguns modelos não são viáveis para restauração, devido a relação custo/benefício. No entanto, casos como este não se enquadram neste tipo de equação. Gostaria de presentear meu sogro com a recuperação do relógio.

Dito isto, seguem alguns questionamentos aos colegas do fórum:

Vocês sabem como determinar o modelo do relógio? (não sei qual é o calibre, pois ainda não pude abrir o relógio)

Consigo encontrar o acrílico para relógios mondaine?

É possível recuperar desgastes na caixa, especialmente as garras?

Qual o custo de uma recuperação do plaquê?

Acho que é isto, agradeço por qualquer informação.

Abraços a todos,

Jefferson

paulorocha

Citação de: Jefferson online 18 Agosto 2009 às 18:55:09
Olá para todos,

Conforme adiantei em outro tópico, tenho em mãos um velho Mondaine que pertenceu ao avô de minha esposa.

Ao me ver com o recém adquirido Seiko 6119, meu sogro lembrou-se e me mostrou este relógio. Estava guardado desde o falecimento de seu pai, a mais de uma década.

Trouxe o relógio para minha casa, para ver o que posso fazer por ele. Para minha supresa, está funcionando e razoavelmente preciso.

No entanto, externamente, o relógio está bastante maltratado, já que acompanhou seu dono em sua vida de agricultor.

Seguem as fotos. A qualidade das mesmas deixa a desejar, pois sou fotógrafo iniciante.

A caixa perdeu quase todo o plaquê.

O acrílico, além de bastante arranhado, está trincado.

As garras estão com desgaste, pelo uso de uma pulseira de metal com folga.

Não tenho experiência com restauração de relógios, mas entendo que alguns modelos não são viáveis para restauração, devido a relação custo/benefício. No entanto, casos como este não se enquadram neste tipo de equação. Gostaria de presentear meu sogro com a recuperação do relógio.

Dito isto, seguem alguns questionamentos aos colegas do fórum:

Vocês sabem como determinar o modelo do relógio? (não sei qual é o calibre, pois ainda não pude abrir o relógio)

Consigo encontrar o acrílico para relógios mondaine?

Muito provavelmente, sim.

É possível recuperar desgastes na caixa, especialmente as garras?

Acho difícil... Talvez com solda prata e MUITA perícia seja possível. Mas acho que não vale a pena. Se os pinos ficam firmes, use uma pulseira de couro.

Qual o custo de uma recuperação do plaquê?

Por volta de uns 80 a 100 reais (foi o que gastei no último que mandei refazer).

Acho que é isto, agradeço por qualquer informação.

Abraços a todos,

Jefferson

Boa sorte na recuperação deste Mondaine, meu amigo. Depois de pronto mostre fotos pra gente!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Olá Jefferson. Eu também sou praticamente leigo no assunto e, pelo que sei, os Mondaine são relógios baratos e nunca alcançam preços altos. Porém, já vi alguns com movimentos de muito boa qualidade, suíços. No final da história da marca (que ainda existe, mas, agora, fabrica quartz), lá pelos anos 80, cheguei a ver uns com movimentos russos, de qualidade não tão boa. Aí, para restaurar, eu veria mais o lado sentimental do que comercial, uma vez que a marca não atinge altos preços. Para determinar a máquina, só abrindo o relógio e postando fotos. Suas fotos, de fato não estão muito nítidas, razão pela qual fica difícil determinar o estado exato do mostrador. Não dá parra ver se as inscrições estão apagadas, ou se apenas as fotos estão desfocadas. Caso as inscrições não estejam apagadas, não vejo razão para restauro, pois o mostador está envelhecido, mas não parece tão ruim. O que está deixando ele muito feio é o vidro quebrado, mas, por ser acrílico, não é difícil a troca, além de ser bem mais barato do que o cristal e, creio que só a troca deixará ele bem mais apresentável. Os ponteiros também precisam de uma restauração, mas, isso também não é caro. Você disse que o relógio perdeu quase todo o plaquê, mas, não duvidando de sua palavra, gostaria de perguntar: será? Pelas fotos, que, como você mesmo disse, não estão muito nítidas, o que se percebe é que o plaquê está aí, só que sujo e totalmente opaco, ou seja, sem brilho. Se for isso, basta uma limpeza e polimento, que custa um mixaria, aqui em Campo Grande, onde moro. Porém, se tiver mesmo perdido o plaquê, aí complica, pois só um banho de ouro, que não fica barato, não, sendo de boa qualidade e nunca será como o plaquê original, cheguei a pagar uns R$ 35,00 - 40,00, num relógio de tamanho similar, em São Paulo. Mas, não parece que é isso. O mais sério, pelo que vejo, são as garras. Mas, antes disso, é necessária uma pergunta: a pulseira está fixando no relógio? Se sim, só restauraria as garras se quebrassem. Se a pulseira estiver caindo, aí, é possível restaurar. Aqui em Campo Grande, eu fiz isso num relógio e paguei R$ 30,00 ou R$ 35,00, não lembro bem, por duas garras, mas, será necessário um novo banho, após o restauro, pois  é feito enchimento com ouro para preencher os buracos onde está desgastado.
O modelo do relógio, eu deixo para os mais experientes.
Mesmo com ele funcionando e razoavelmente preciso, eu ainda faria uma boa revisão na máquina.
Abraços,

SANDRO

sat

Acrescento que a restauração das garras nunca fica perfeita, vão ficar um pouco mais grossas, por causa do preenchimento.
Abraços,

SANDRO

Jefferson

Citação de: sat online 18 Agosto 2009 às 21:52:09
Acrescento que a restauração das garras nunca fica perfeita, vão ficar um pouco mais grossas, por causa do preenchimento.
Abraços,

SANDRO

Olá Sandro, obrigado pela contribuição.

Com relação ao mostrador, minha idéia inicial é não restaurá-lo. As inscrições não estão completamente apagadas, elas são pequenas e a fotografia ficou ruim. O mostrador registra a história do relógio, logo, creio que deve ficar como está. Uma limpeza e acrílico novo devem melhorar o aspecto.

Quanto à caixa, infelizmente perdeu o plaquê sim. O material opaco que se vê na foto é o metal que constitui a caixa. Mesmo consciente de que a restauração não se aproxima do original, acredito que neste caso um novo banho seja a única alternativa, tendo em vista que quase todo o banho já foi removido.

As garras estão funcionando bem apesar do desgaste. O relógio estava com uma pulseira (não original) e os pinos estavam bem firmes. A idéia de preencher as garras era uma questão puramente estética.

A respeito da revisão no calibre, concordo. A sequência que planejo seguir é esta:

1. Obter informações sobre o modelo
2. Adquirir um novo acrílico
3. Levar ao relojoeiro para retirada do calibre (que seria revisado), acrilico, e fundo (que seria polido)
4. Levar a caixa (e ponteiros?) a uma joalheria para a restauração do plaquê
5. Aquisição de pulseira em couro marrom
6. Montagem do relógio

Obviamente estas etapas são a opinião de um leigo no assunto. Vou aguardar as contribuições dos demais colegas no fórum antes de tomar qualquer medida.

Não tenho ferramentas para abrir a caixa. Assim que possível, colocarei fotos do calibre.

Abraços,

Jefferson

Atalo

Jeferson,
Esses Mondaines sao muito simples e acho que até fáceis de "fuçar", mesmo sendo apenas curioso. Se vc tiver algumas ferramentas adequadas, é quase tranquilo.
Eu mesmo fiz uma brincadeirinha com dois Mondaines que estavam "desenganados", pelo menos um deles voltou a funcionar. O outro, desmontado com as peças bem espalhadas numa bandeja esperando eu "criar coragem"para remontar tudo de novo.
Átalo

Alberto Ferreira

Salve!

Jefferson.
Uma "dica" com relação ao acrílico.

Antes de descartar o velho, opaco e trincado, observe se o novo tem o mesmo perfil. Use-o como "padrão", como modelo.
Eu me refiro especificamente à curvatura e altura.

Não é incomum alguém, açodadamente, substituir o acrílico por um novo que, apesar de "encaixar" perfeitamente bem (diâmetro correto), não tem as características que eu mencionei aí acima corretas.
Isso pode "descaracterizar" o relógio. Em muitos casos fica visivelmente estranho...

Abraços!
Alberto

Pandolfi

Amigo Jefferson, veja estes relógios, tem Mondaine aí:

Esses relógios sempre têm máquinas boas e robustas.
Desses, já restaurei dois. Valem a pena restaurar.
Grande abraço.
Pandolfi

Jefferson

Citação de: Alberto Ferreira online 18 Agosto 2009 às 23:26:55
Salve!

Jefferson.
Uma "dica" com relação ao acrílico.

Antes de descartar o velho, opaco e trincado, observe se o novo tem o mesmo perfil. Use-o como "padrão", como modelo.
Eu me refiro especificamente à curvatura e altura.

Não é incomum alguém, açodadamente, substituir o acrílico por um novo que, apesar de "encaixar" perfeitamente bem (diâmetro correto), não tem as características que eu mencionei aí acima corretas.
Isso pode "descaracterizar" o relógio. Em muitos casos fica visivelmente estranho...

Abraços!
Alberto

Caro Alberto,

Obrigado pela dica. Justamente, o acrílico é minha maior preocupação no momento. Quero encontrar um novo com as mesmas características do original antes de começar as outras etapas da recuperação do relógio. Vou consultar um bom relojoeiro, mas creio não ser muito fácil encontrar acrílicos para modelos antigos aqui no sul do Rio Grande do Sul.

Se você ou outros membros do fórum tiverem alguma dica de onde encontrar o acrílico, agradeço.

Um abraço,

Jefferson

Jefferson

Citação de: Pandolfi online 19 Agosto 2009 às 10:10:18
Amigo Jefferson, veja estes relógios, tem Mondaine aí:

Esses relógios sempre têm máquinas boas e robustas.
Desses, já restaurei dois. Valem a pena restaurar.
Grande abraço.
Pandolfi

Olá Pandolfi, belos relógios. Gosto muito de relógios de bolso. Tenho três com movimento à quartz que uso com frequência, especialmente quando viajo para alguma cidade onde não seja muito seguro andar com relógio de pulso.

Tenho um Doxa que ganhei de meu pai, e que precisa de manutenção. Acho que é um problema na Corda.

Vou repetir o pedido que fiz ao Alberto. Se você tiver informações sobre onde conseguir acrílico para Mondaine de pulso, agradeço.

Abraço,

Jefferson

Alberto Ferreira

Salve!

Jefferson,

Aqui em São Paulo há um local onde trocam os acrílicos. Fica na Rua Barão de Paranapiacaba, 61 (eu creio que é no quarto ou quinto andar).
Eu não tenho o telefone deles.

O problema é o seguinte.
Eu costumava trocar os acrílicos dos meus "velhinhos" lá.
Eles tinham um bom "acervo", com diferentes acrílicos, etc.
Com o passar do tempo, alguns modelos (com as curvaturas corretas) acabaram e eles só passaram a dispor daqueles "altos" e com a curvatura errada, etc.

Bem,...
Em geral, eu fazia, ou faria, o seguinte.
Vou pessoalmente, peço para ver o acrílico antes, comparo com o original  e, dependendo do caso, mando trocar, ou não.

Eu já tive um caso em que não consegui o acrílico certo e tive que "adaptar" um cristal (vidro).
Também não é muito fácil, mas eu tive sorte de encontrar um vidro apropriado.
Neste último caso, a coisa foi feita no Alemão (Osmar) – no mesmo endereço, no segundo andar. Fone: (11) 3115 2205.
Eles trabalham bem, mas têm que ver o relógio antes, para ver se dá.

Bom,...
Eu espero que, se nenhum colega tiver alguma informação mais específica, que essas lhe sirvam de alguma forma.

Abraços!
Alberto

Pandolfi

Jefferson, se você gosta dos de bolso, veja este Longines:

Poste algum dos seus.
Grande abraço.
Pandolfi

Jefferson

Citação de: Pandolfi online 19 Agosto 2009 às 18:11:16
Jefferson, se você gosta dos de bolso, veja este Longines:

Poste algum dos seus.
Grande abraço.
Pandolfi

Caro Pandolfi,

Lindo Longines!

Desculpe pela demora em atender seu pedido. Vou postar a foto de dois dos meus, os quais acredito serem dignos de mostrar.

Minha história com os relógios de bolso é a seguinte: sempre gostei, mas ainda não havia tomado a iniciativa de adquirir um, até sofrer um assalto em Porto Alegre, logo que para lá me mudei para fazer mestrado. Guri do interior, sabe como é...Descobri por que tanta gente andava sem relógio no pulso, o que para mim era muito estranho.
Daí meu pai me presenteou com este Doxa que havia sido de meu avô e depois dele. Passei a usá-lo diariamente, até o mesmo parar de funcionar. Acredito que eu deva ter danificado a corda, por inexperiência minha no uso. Ainda não encontrei um relojoeiro de confiança para levá-lo.
Foi então que minha noiva me presenteou com este Technos, com movimento a quartz.
Os outros dois que tenho encontrei em uma banca de jornais, parte de uma coleção. Acredito que devem ser fabricados na China.

É isto, espero conseguir fazer o Doxa voltar a funcionar.

Um abraço,

Jefferson

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

Jefferson

Citação de: Paulo Sergio online 06 Setembro 2009 às 15:11:41
Novidades amigo???
Abraço
Paulo Sergio

Olá caro Paulo,

Poucas, estou avançando com passos lentos e temerosos.

Encontrei um anúncio de um relojoeiro no ML. Chama-se Dirceu Barone Jr. Entrei em contato, enviei fotos e o mesmo disse ter o acrílico para o relógio. Também me informou que faz o serviço de restauração de plaquê e solda das garras (não pedi, mas ele notou o desgaste nas fotos e sugeriu) por R$ 50,00.

Como estou no RS e o referido relojoeiro encontra-se em Praia Grande - SP, estou mais inclinado à procurar o acrílico e levar a caixa à uma joalheria na cidade mais próxima, já que onde moro não existem serviços mais avançados neste sentido. Se o relógio fosse meu arriscaria, mas no caso em questão não posso me precipitar.

Nem progredi no mondaine e já apareceu outro relógio da família de minha esposa. Também foi de seu avô, um belo Omega de bolso, com o mostrador de um material que acredito ser porcelana. Tal material está lascado, o que comprometeu uma área considerável do mostrador. Preciso descobrir se é possível restaurar.

É isto, vou postar fotos do Omega assim que possível. Assim que tiver novas notícias sobre o Mondaine repassarei.

Um abraço!

Jefferson

gilvvm

Outro dia pesquisando na internet sobre restauração de relógios encontrei esse cara aqui:

http://www.lucchinirestauracoes.adm.br/home/index.php

Não sei se o pessoal do fórum conhece e não fiz nenhum serviço com ele ainda. No site ele tem alguns trabalhos bem interessantes.
Abs
Gil!

www.log3d.com.br
https://www.facebook.com/Log3d

Pandolfi

Jefferson, e o acrílico do seu Mondaine? Este seu Doxa merece conserto, se quiser vender passe uma MP.
Gil, belos trabalhos de design no seu site.
Boa semana.
Pandolfi

Jefferson

Olá pessoal,

Tenho novidades, então decidi atualizar o tópico.

Levei a caixa do Mondaine a um joalheiro, para preencher os desgastes nas garras e fazer um "banho" de ouro.

Confesso que o resultado não me deixou muito satisfeito, mas ficou melhor do que estava.

Após esta etapa, levei a caixa ao relojoeiro para colocar um novo acrílico.

Aproveitei para fazer fotos do mostrador e máquina.

A respeito do mostrador, pretendo deixar como está. Aqueles que acompanharam o início do tópico, sabem que este relógio pertenceu ao avô de minha esposa. A idéia é fazer uma homenagem ao meu sogro, com uma restauração que não apague completamente a identidade do relógio. Acho que o mostrador é o elemento que fará o elo com a história do relógio.

Quanto aos ponteiros, se fosse possível fazer algo para melhorar um pouco o aspecto, seria interessante. Sugestões (valem métodos caseiros)??  ??? ???

Ainda falta conseguir uma coroa nova. A antiga está bem desgastada.

Por fim, o movimento (fotografia feita com o método "maquina sem zoom + lupa"  :P).

Aqui surgiu uma dúvida para os mestres: será original este movimento?? Claro que esta informação não fará diferença, mas seria interessante saber.

No próximo mês, planejo fazer a revisão do movimento.

Abraços,

Jefferson

igorschutz

NOSSA!!!

Isso aí riscado na platina é a "assinatura" de um relojoeiro???

Se for, espero,  sinceramente, que hoje esse cabra esteja queimando no inferno dos relojoeiros!
Que pecado!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Jefferson

É Igor, o que esses pobres relógios passam nas mãos de alguns "profissionais"... :-\

Não satisfeito com aquelas marcações na parte interna da tampa, este escolheu um lugar mais exclusivo do relógio!  >:(

Um abraço,

Jefferson