Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26

  • 18 Respostas
  • 14572 Visualizações
Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Online: 24 Agosto 2009 às 23:56:29 »
Prezados,

Sempre vejo questionamentos e opiniões a respeito dos movimentos da Seiko, em especial os 7S26.
Estive buscando algo que falasse sobre os movimentos da Orient(também no embalo do RM2) mas pouco consegui.
Pois bem, abaixo relaciono as informações que agrupei sobre o 46943:


Fonte: http://www.ranfft.de/

- Não há hack;
- 21 rubis;
- 21600 A/h;
- Reserva de 39h;
- Utiliza Seiko-Diashock;
- Data de 1975.

Não encontrei algo que falasse do material da espiral do balanço e afins.
Aos que já exploraram este calibre da Orient pergunto:

- que impressão teve?
- quais as vantagens e desvantagens frente a um 7S26?
- que outras considerações podem ser feitas a respeito desta máquina da Orient?

Minha impressão inicial é que seu acabamento é bem melhor que o 7S26.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #1 Online: 25 Agosto 2009 às 08:45:03 »
Salve, amigos!

Bem...
Eu vou tentar dar uma espécie de despretencioso "pontapé inicial", certo?


É verdade. Há mesmo muito pouca informação sobre os 46943.
"Culpa" da própria Orient, creio.  :(

Talvez por isso, praticamente não vemos comparações, "reviews", etc. pelos sites e fóruns da NET. Pena! 

Eu já desmontei o 46943, mas nunca fiz uma comparação direta com o 7S26, na verdade, eu nunca fiz a coisa com este objetivo. Desmontei os 46943 apenas para treinamento e/ou algumas limpezas e lubrificações básicas.
Vou apenas fazer alguns comentários, fruto de minhas observações de usuário, e também espero para ver os comentários dos amigos.

No geral, eu concordo que o 46943 passe uma sensação de ser um pouco melhor acabado.
Não tanto no estrito sentido das decorações, que ambos não têm, mas em alguns detalhes, pequenos, como acabamento de algumas peças, etc.
Mas, como no caso do 7S26, a proposta de seu projeto parece ser claramente a da simplicidade, quase "espartana".
Eu vejo pouca diferença neste ponto, portanto.

A funcionalidade dos 7S26 me parece melhor. Mas aqui eu me refiro mais especificamente ao seu sistema de carga, com "magic lever", potencialmente melhor no Seiko.
Eu gostaria de ter outras opiniões sobre isso.

E agora, na minha opinião, a grande diferença.

Os 46943, como aliás é "regra" na Orient, costumam vir de fábrica muito bem ajustados e regulados, e permanecem assim por um bom tempo.
Neste ponto, e aqui vai uma crítica de um "seikófilo" assumido, não há como comparar.
A Seiko entrega os 7S26 ao mercado mal regulados (mesmo considerando os limites plausíveis) e principalmente muito mal lubrificados (óleo em excesso).
Eu, numa visão de consumidor, também não gosto muito dessa coisa de a própria marca tratar o movimento como algo meio que “descartável”.

Desregulou? Está na garantia? Troca e pronto.
Ok! Legal! Funciona, é prático, é mais barato, bla-bla-bla e tal,...
...mas que joga um pouco de "tinta" no movimento, na minha opinião, joga!

Eu creio que é mais ou menos isso...  ::)

Um grande abraço a todos, vivam vocês na bela São Luis, ou não!  8)
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #2 Online: 25 Agosto 2009 às 08:55:55 »
Perdoem a pergunta ignorante, mas qual a vantagem de movimentos "decorados" em uma caixa sólida onde nem se vislumbra a máquina?
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #3 Online: 25 Agosto 2009 às 09:24:04 »
Perdoem a pergunta ignorante, mas qual a vantagem de movimentos "decorados" em uma caixa sólida onde nem se vislumbra a máquina?

Salve!

A "resposta clássica", Luciano, é...

Por ser bem "decorado", não apenas no sentido das coisas mais "supérfluas", como parafusos azuis, etc., mas no do acabamento mais sofisticado das peças, polimentos, adoçamentos, etc., um movimento bem decorado deve (em princípio) ser bem construído.

Essa é uma questão. Válida, por sinal (guardadas as exceções de praxe).


Mas na real mesmo.
Visando apenas o lado prático e pragmático, pouco importa, além da questão estética.

Mas,...
Afinal, "beleza é fundamental".

E uma boa decoração (estética, portanto) também denota, ou pressupõe, um grande cuidado na fabricação, lá isso também é, em geral, verdade.

Abraços!
Alberto

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #4 Online: 25 Agosto 2009 às 09:32:07 »
Alberto,
Ultimamente tenho me distraído com um 46941, com o qual estou tentando aprender alguma coisa. Tem muita diferença do 46943? Comparando a imagem neste tópico com a peça que tenho aqui comigo, parecem tão "iguais" ;) ;)
Grande abraço.
Átalo

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #5 Online: 25 Agosto 2009 às 09:35:37 »
Alberto, eu entendo a idéia que se algo foi bem decorado, pressupõe-se que também tenha sido bem feito. Porém a isso se opõe a velha máxima que ter as chuteiras mais bonitas no campo não significa que o dono das mesmas seja o melhor jogador ::).
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #6 Online: 25 Agosto 2009 às 09:42:49 »
Alberto,
Ultimamente tenho me distraído com um 46941, com o qual estou tentando aprender alguma coisa. Tem muita diferença do 46943? Comparando a imagem neste tópico com a peça que tenho aqui comigo, parecem tão "iguais" ;) ;)
Grande abraço.
Átalo


Salve!

Átalo,
Pois é, o famoso movimento dos KD´s e variantes.
Na verdade, eles são bem parecidos, sim.

Veja aqui,

http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagens3c5c-2.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2965073&pag=9&v=1

Abraços!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #7 Online: 25 Agosto 2009 às 09:44:22 »
Perdoem a pergunta ignorante, mas qual a vantagem de movimentos "decorados" em uma caixa sólida onde nem se vislumbra a máquina?

Luciano,

Eu lhe respondo com outra pergunta: qual o motivo de você gostar de relógios mecânicos? É pelo ponteirinho que dá saltos curtos ao invés de um em um segundo, ou tem outro motivo?

Provavelmente a resposta à estas perguntas responderá a sua questão também.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #8 Online: 25 Agosto 2009 às 09:47:59 »
Alberto, eu entendo a idéia que se algo foi bem decorado, pressupõe-se que também tenha sido bem feito. Porém a isso se opõe a velha máxima que ter as chuteiras mais bonitas no campo não significa que o dono das mesmas seja o melhor jogador ::).


Luciano,

Como dizem os portugueses...
Pois!

Ou ainda, como aquele "filósofo" dos nossos meios futebolísticos...
"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa."   ::)
 ;)  :D

Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #9 Online: 25 Agosto 2009 às 10:02:38 »
Em outras palavras: não tem função prática nenhuma ;).
Ergo, nesse caso (caixa sólida), ser decorado não é uma vantagem objetiva.

Nada contra, só queria saber se realmente existia alguma desvantagem em a peça não ser decorada.
[ ]s
Luciano

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #10 Online: 25 Agosto 2009 às 10:46:11 »
Amigos,
Particularmente, gosto de um movimento mais bem acabado.
Quando comecei a me interessar pelos relógios mecânicos com maior profundidade, achava os movimentos Rolex muito bonitos, com acabamento primoroso, para mim era o máximo. Depois que fui estudando mais, fui tomando conhecimento de outras marcas, vendo outros movimentos..... aí vem os alemães - Lange, Glashutte... e se for continuar nisso, os Rolex vão ficar longe nesta fila ;) ;)
Átalo

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #11 Online: 25 Agosto 2009 às 11:15:13 »
Em outras palavras: não tem função prática nenhuma ;).
Ergo, nesse caso (caixa sólida), ser decorado não é uma vantagem objetiva.

Nada contra, só queria saber se realmente existia alguma desvantagem em a peça não ser decorada.


Luciano,

Por “caixa sólida”, eu entendo que você se refere ao fato de ser o movimento não visível através de um fundo transparente, correto?
Ok!

Como nós tentamos dizer, eu creio, a coisa da (simples?) estética pode até não ter "importância" prática... Para alguns,...

Mas, por favor, note um "detalhe" importante.
O saber que a coisa está lá, entende.
E pode até ser importante e relevante para muitos.

Eu vou fazer uma outra colocação.
E aqueles casos onde há movimentos em que a "decoração" está apenas no lado visível do movimento, sim, visível através de um fundo de cristal?
Só para dar um mero exemplo, a própria Orient tem alguns modelos assim.

É, digamos, o reverso da situação acima.
Nós vemos algo, bonito, mas (os que conhecem melhor) sabem que, lá dentro, a coisa não está...
Mas fica bonito de ver.

Sem "polemizar", eu acho que há essas "facetas" na questão.

Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #12 Online: 25 Agosto 2009 às 11:24:05 »
Alberto, eu entendo o que vc está dizendo, e inclusive concordo.

Também sou adepto do "nunca usei mas é bom ter" - aliás, se eu não acreditasse nesse princípio não teria mais do que dois ou três relógios no máximo ;). Se vc me pedir para escolher entre dois relógios iguais de caixa sólida (nada visível do movimento), um com movimento decorado e o outro sem, se forem pelo mesmo preço ou até o decorado sendo até um pouco mais caro, escolho o de movimento decorado, e olha que nem vou abrir a caixa para ver 8).

Se for por gosto todos aqui vão escolher o decorado. Porém no meu post anterior não estava levando em consideração a preferência pessoal, apenas o lado técnico/prático da coisa.

É que nem a HRV no RM2: não vou usar, não tem serventia prática nenhuma para 100% (?) dos que estão na lista, mas eu queria que tivesse ;D.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #13 Online: 25 Agosto 2009 às 11:26:13 »
Pois!
 :D

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #14 Online: 25 Agosto 2009 às 13:12:41 »
Luciano,

Eu também enxergava que beleza escondida também não representava nada ::). Meus relógios eram todos a quartz, até o dia em que um grande amigo meu me pediu que eu tentasse vender ( ele estava precisando muito de dinheiro) um Movado com caixa de ouro, herança de seu avô, pois ele só estava encontrando comprador pro ouro. Pois bem, eu nunca havia visto um mecanismo funcionando, então levei pro meu relojoeiro e pedi pra dar uma olhada, esperando ver uma "gosma verde", pois, ele tinha mais de 10 anos guardado no cofre. Qual não foi minha surpresa quando vi o mecanismo lindo, funcionando, brilhando e com um acabamento que pra mim era primoroso (não lembro se era decorado, mas, chamou tanto minha atenção que é como se fosse). Me apaixonei e até hoje não consigo deixar de pensar nos mecânicos um só dia.

Abraço,

Expedito
Expedito


Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #15 Online: 25 Agosto 2009 às 13:46:12 »
Caro Amigo Alberto,

A bela São Luis espera uma visita sua! As dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses também!

Pois bem, concordo plenamente que é uma pena que não conseguimos maiores informações sobre os Orient na net. Há relógios formidáveis, bem acabados e com bom preço.
Acredito ser uma excelente relação custo benefício, pois como os Seiko, valem o quanto pedem e funcionam a contento.

Realmente os 7S26 tem este "defeito" de saírem de fábrica com excesso de lubrificação. A questão da regulagem é novidade para mim. Acredito que isso explica meu Seiko ter vindo melhor depois da 1ª revisão. Parece estranho para a marca deixar aspectos assim passarem por um controle de qualidade "rigoroso". Isso é difícil de entender.

Acho esta questão do movimento descartável o fim da picada. Vai contra qualquer conceito de qualidade, confiabilidade e tecnologia. Poxa, ter um movimento dito "descartável" não combina com o nome Seiko e nem com o valor que é agregado ao relógio. Já vi vários comentários a respeito deste tema que a Seiko utiliza para diminuir custos.

Os relógios da Orient tem me encantado, e cada passada dos modelos vem acompanhada de suspiros.

Vamos aguardar novos comentários dos demais usuários deste fórum.
Abraço,

Octávio Augusto

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #16 Online: 25 Novembro 2009 às 16:53:07 »
Todos os relógios Orient automáticos de hoje em dia usam este calibre 46943?
Se sim, há quanto tempo aproximadamente? Desde o lançamento em 1975?
Se não, como saber que calibre usa cada modelo sem ter que abrir o relógio?

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #17 Online: 25 Novembro 2009 às 18:06:21 »
Salve!

Diferentemente do que acontece com outros fabricantes, falando de forma geral, há muito pouca informação sobre os movimentos da Orient (como suas características técnicas, os modelos de relógios que os usam, as datas de lançamento, a sua evolução, etc).

E infelizmente isso é válido também para as informações oficiais prestadas pelo próprio fabricante.
Uma pena!  :(

Abraços!
Alberto

Re: Movimento Orient 46943 x Seiko 7S26
« Resposta #18 Online: 25 Novembro 2009 às 18:43:25 »

 Eu sou fanatico pela Seiko, mas tenho que admitir que a Orient sempre me surprendeu pelo acabamento dos relógios, não só a maquina, mas mostrador, caixa, etc. Eu sou muito perfeccionista, tanto que acho que as vezes chego a ser chato, primeira coisa que olho no relógio é o mostrador, inspeciono minunciosamente, e olha, todo o relógio de preço popular sempre tem alguma coisa que achamos, um  defeitinho, os Orient podem observar, dificil encontrar alguma coisa relativo a  acabamento, as vezes acha-se de montagem, como  o do benzel que falamos em outro tópico, agora mostrador, caixa é dificil, o mostrador vem limpo, bem feita a serigrafia, etc.

 A Orient aos poucos foi me conquistando, é uma marca que hoje  indico quando me perguntam, até porque o Seiko para mim em matéria de japones  não tem para ninguém, mas nas lojas são relógios caros, nem todo mundo compra via internet ou ML como nós, então a Seiko para mim é preço popular na WEB, nas lojas ainda acho caro.