Menu principal

Miyota 8215 - Vamos discutir este movimento?

Iniciado por turella, 09 Setembro 2009 às 23:30:04

tópico anterior - próximo tópico

turella

Caros -

Minha intenção é compartilhar com vocês algumas informações técnicas sobre este popular movimento, visto ser utilizado por variadas marcas.

Segue abaixo um interessante link para as especificações da série 82XX da Miyota, onde se encontra o conhecidissimo 8215. .

http://www.citizen.co.jp/miyota_mvt/download/pdf/spec_6T51_8205_8215_821A.pdf

Outro link interessante é o que compara o 8215 com o ETA 2482.

http://www.17jewel.com/two.html

Vamos discutir o 8215?


Abraços a todos.

Adriano

A comparação não é muito simples, pois são máquinas razoavelmente diferentes. A Miyota é muito boa para que se propõe, mas é outra categoria de movimento. Entre as japonesas de baixo custo, considero uma das melhores. Tenho dois relógios com esse movimento, um deles um Citizen mesmo, e sua estabilidade de marcha é espantosa considerando sua freqüência e amplitude. Isso tudo medido em um Witschi e não mero chute. Claro, há de se considerar que pode ser um exemplar iluminado, mas todos os outros Miyota/Citizen que já avaliei se demonstraram muito bons em termos de marcha e estabilidade, e razoavelmente fácil de se regular, comparado com outras máquinas de mesma categoria. Eu me arrisco a dizer que é a melhor máquina da categoria, que basicamente é composta pelas Seiko 7Sxx, Orient 46xxx e a própria Miyota/Citizen.

Não tem hack, mas tem corda pela coroa. Seu sistema de carregamento unidirecional é muito eficiente, simples, e dificilmente dá problema. O sistema de segundos centrais indiretos não é uma "preferência" do ponto de vista técnico, e eventualmente precisa de um ajustezinho para evitar os saltos meio bobos do ponteiro. Uma coisa interessante é que ela costuma ter mais amplitude que os seus concorrentes. Bloqueio da âncora mais raso? Talvez, mas aparentemente isso justifique sua estabilidade de marcha.

Porém, quando se salta para a 2824, vai-se para outra categoria. Freqüência maior, precisão geral bem melhor, mais qualidade geral em todas as peças. Cordas melhores, espirais melhores, balanços melhores. Em termos de custo-benefício, se é que dá para avaliar isso, a ETA se sai melhor que a Citizen. É mais cara, mas também oferece BEM mais.

Se eu fabricasse relógios e tivesse que escolher entre um ou outro, não vejo nada que justifique usar um Miyota no lugar de uma ETA 2824, a não ser que a proposta fosse vender relógios de preço final de até US$ 200,00. Mais que isso, já acho que não se justifica a escolha pelo preço menor do Miyota.

Meus 2 centavos, como diz o Nilo...

Abraços!

Adriano

Atalo

Adriano,
O 2824 nós sabemos que muitas marcas usam, existem inúmeros modelos com esse movimento.
E quanto aos Miyota, quais marcas utilizam, em quais modelos? Tem sido frequente no nosso mercado os relógios com esse movimentos?
Sou meio cismado com os Miyota, principalmente os eletrônicos porque já vi muita réplica (daquelas do 25 Shopping  :D) com esses movimentos.
Abração
Átalo

igorschutz

Pois é, também acho que não dá pra comparar com uma ETA 2824-2, mas é bem melhor do que uma Seiko 7S26, sem dúvida.

Agora, quanto ao uso de Miyota em falsificações, não é motivo para preconceito. Os falsários usam Miyota simplesmente porque é a máquina mais barata que há com uma razoável qualidade.
Se alguém apresentar uma máquina com custo-benefício melhor para eles, pode ter certeza que abandonarão as Miyotinhas...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Difícil dizer quem hoje usa Miyota... devem ser muitas marcas, algumas até meio obscuras. A vantagem é que hoje, com a inundação de máquinas chinesas, já chegando às marcas "fashion" conhecidas, quem usa Miyota está um patamar acima.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Citação de: Adriano online 10 Setembro 2009 às 08:38:20
Uma coisa interessante é que ela costuma ter mais amplitude que os seus concorrentes. Bloqueio da âncora mais raso? Talvez, mas aparentemente isso justifique sua estabilidade de marcha.

Mas é aquela coisa, Adriano: o draw raso interfere com a robustez da máquina? Isto é, qualquer impactozinho já libera a âncora?
Se for, aí a máquina é falha, e de nada adianta ter essa amplitude toda em troca dessa "fragilidade".

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

#6
Salve, amigos!


Citação de: Adriano online 10 Setembro 2009 às 08:38:20
...
...Bloqueio da âncora mais raso? Talvez, mas aparentemente isso justifique sua estabilidade de marcha.
...

Eu não sabia disso.  Sem dúvidas, um ponto interessante a ser considerado.
Inclusive, tendo em conta o questionamento do Igor  ::)

Isso ocorre mesmo?  ::)



Citação de: Adriano online 10 Setembro 2009 às 08:38:20
...
Se eu fabricasse relógios e tivesse que escolher entre um ou outro, não vejo nada que justifique usar um Miyota no lugar de uma ETA 2824, a não ser que a proposta fosse vender relógios de preço final de até US$ 200,00. Mais que isso, já acho que não se justifica a escolha pelo preço menor do Miyota.
...

Concordo. É isso aí.  8)

Abraços,
Alberto



Octávio Augusto

Citação de: Adriano online 10 Setembro 2009 às 10:02:47
Difícil dizer quem hoje usa Miyota...

A Bulova e technos estão usando em sua linhas automáticas.
Abraço,

Octávio Augusto

Adriano

Citação de: igorschutz online 10 Setembro 2009 às 10:09:35
Citação de: Adriano online 10 Setembro 2009 às 08:38:20
Uma coisa interessante é que ela costuma ter mais amplitude que os seus concorrentes. Bloqueio da âncora mais raso? Talvez, mas aparentemente isso justifique sua estabilidade de marcha.

Mas é aquela coisa, Adriano: o draw raso interfere com a robustez da máquina? Isto é, qualquer impactozinho já libera a âncora?
Se for, aí a máquina é falha, e de nada adianta ter essa amplitude toda em troca dessa "fragilidade".

Um abraço,

Igor

É verdade! Por isso eu não sei se é isso que ocorre nos Citizen. Na verdade me baseei no oposto para estimar isso: um dos motivos de Seiko e Orient não ter amplitude alta, além da qualidade de manufatura, é o bloqueio demasiadamente profundo. É uma necessidade, em prol da robustez e em defesa da inferior qualidade de manufatura, que se reflete em problemas de centralidade das rodas e tolerâncias de folgas nos eixos. A amplitude mais alta dos Citizen poderia ser fruto de um bloqueio mais raso.

Bloqueios mais rasos são fundamentais em cronômetros, mas para isso é necessário centralização perfeita da roda de escape e folga praticamente zero nos eixos da âncora e da roda de escape. A precisão de manufatura tem que ser máxima. Por isso não adianta, por exemplo, mexer nas levées de um Seiko 7S26 esperando que ele dê mais amplitude: diminuirá a segurança de bloqueio e começará a escapar dentes.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Imagine que o escapamento de âncora ficou quase 80 anos sem este bloqueio... Os relojoeiros passaram puta perrengue com a fragilidade do escapamento até Leschot implementar o draw.

Em casa tenho um livro famoso, It's About Time, escrito por Paul M. Chamberlein, que em sua primeira parte conta a história do escapamento de âncora, com vários de seus desenvolvimentos. Foi um coisa maluca, com diversas soluções criativas, a maioria mal sucedida, até se chegar no atual desenho da âncora suíça.
Não é a toa que será muito difícil um dia surgir um escapamento que substituirá o de âncora, pois é necessário muito desenvolvimento até a coisa funcionar direito.

Como conversamos ontem, a Omega já está na sua terceira versão de escapamento co-axial, e ainda assim este não segue uma das principais propostas do projeto, que é a ausência de lubrificação.
Quantas mais versões serão necessárias para se chegar lá?

A Ulysse Nardin já está na sua segunda versão do Dual Direct também... A primeira falhou miseravelmente e vem sendo substituída silenciosamente ao passos que os primeiros Freak foram sendo levados para manutenção.

Dá muito trampo desenvolver um escapamento para produção em massa...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

É verdade! A tração (o "draw" em português) é o que matém o bloqueio da roda de escape seguro. Quando a face de bloqueio toca o dente, os ângulos formados puxam a levée para baixo, dai o nome "tração". Durante a tração, a roda de escape avança coisa de 1º ou 2º. Porém, durante o desbloqueio, inevitavelmente a roda terá que voltar esses 1º ou 2º. Isso chama-se recuo, e é uma das coisas mais indesejadas do escapamento de âncora "muderno" (club-tooth). Logo, quanto mais fundo o bloqueio, maior o ângulo de tração, e maior será o recuo, que terá que ser vencido pelo balanço, além do atrito entre a face de bloqueio e o dente... Isso rouba energia pacas!

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 10 Setembro 2009 às 14:08:13
I...
Dá muito trampo desenvolver um escapamento para produção em massa...
...



Sim! Exatamente.
E é aí que o "bicho pega".

Uma idéia (uma concepção) genial pode ser construída e ajustada à perfeição se a coisa for feita uma-a-uma. Isso é uma coisa...

Outra, muito diferente, é a aplicação da coisa na prática (na construção "em massa", ou em grandes séries).

È aí que um projeto, em geral, pode seguir dois caminhos,...

- Adotar os chamados "compromissos de projeto", onde o que era previsto deixa de ser... Exemplo, lubrificar o "inlubrificável".

- Ou partir para demorados e caros "desenvolvimentos de projeto", que podem levar anos, ou jamais chegarem, diga-se.

Abraços!
Alberto

ogum777

desculpem desenterrar....

mas que tópico fantástico! aprendi muito. obrigado pelas postagens. esse fórum é fantástico mesmo!

Il capo

Muito bom o tópico, pois aprendi um pouco mais sobre o Miyota, cujo movimento tenho dois relógios.
"Resisto a tudo, menos às tentações."

Adriano

Bons tempos de fórum! E bons tempos nos quais eu ainda tinha vontade de falar sobre isso...  :'(

Abraços!

Adriano

Carretera18

Este tópico morreu antes de eu começar a frequentar o FRM, mas aprendi coisas interessantes por aqui que me esclareceram dúvidas importantes sobre alguns affordables que usam Miyota e namoro a algum tempo...

Mas também vou registrar que tive a felicidade de ter começado a frequentar o fórum nos tempos em que o Adriano e outros antigos foristas postavam sobre estes assuntos com mais frequência. Cheguei a tomar a liberdade de enviar perguntas ao Adriano por MP e sempre recebi respostas construtivas que me ajudaram a direcionar minha curiosidade e o (pouco) conhecimento que consegui adquirir.

Abraços a todos

Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

aguiar

                Bons tempos mesmo, inclusive sobre esses dois movimentos muito já foi discutido por aqui em alguns tópicos icônicos.


               Hoje este tópico me fez lembrar esses tempos.

                Abs.

               

TUZ40

Hoje o Miyota que muita gente tem usado é o 9015, ainda mais com a escassez dos ETA, ele sana alguns detalhes do 8215 e coloca o calibre na altura dos concorrentes, já tive dois relógios com esse calibre.

http://www.citizen.co.jp/miyota_mvt/download/pdf/spec_9015.pdf

Acho que ninguém mais utiliza este 8215.
"All your base are belong to us"

GuilhermeAzeredo

É verdade schutz! Será que o myota 9015 equivale a uma ETA 2824, em suas versões mais básicas? Ambos funcionam a 28.800... Existem varias comparações na NET...

Abraços!

ogum777

humm. o technos acqua 800 atm usa 8215... pq será? pegaram algum estoque antigo encalhado?

outra pergunta pros que conhecem muito mais que eu: pode-se com facilidade trocar o 8215 de relógio por um 9015?