Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

elder

oi galera todos bem????
Ultimamente eu uso somente conversor mais ta saindo um pouco salgado.Alguém recarrega os cartuchos???saberia me dizer como??

Roncato

Opa, vi sim Edu! O cara é fera!!!!

Kit de hoje, na ordem:
Pentel Graphgear 500 0,5mm
Esterbrook - LJ #9668 / Skrip black ink Sheaffer
Pilot 78g - B stub 1,1mm / Royal Blue ink Pelikan 4001
Parker Reflex – Broad nib / Red cartridge by Lamy

Ops rsrsrs HP12c / Technos Skymaster

FALCO

Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 13:55:54Quando comecei no mundo das tinteiros esse vídeo era apenas bonito, pela qualidade das letras. Hoje vejo de outra maneira.
http://www.youtube.com/watch?v=nnItiNU5N2M
Abr.

O vídeo é muito legal, mas te falo que uma caneta vir de fábrica escrevendo da forma destas é exceção.
Não só o papel usado é excelente como cada caneta está muito bem "configurada" para a tinta+papel...
O cara varia de XXF para BBB em 0,5 cm e a caneta não falha NADA... Com um controle...
Claro, 101% pros méritos da escrita dele, mas já tive umas 15 M1000, se pelo menos 1 escrevesse como esta BBB dele, hoje eu teria alguma Pelikan...
Escrevi isto aqui com uma baita inveja...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Roncato

Citação de: FALCO online 28 Agosto 2012 às 16:30:23
Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 13:55:54Quando comecei no mundo das tinteiros esse vídeo era apenas bonito, pela qualidade das letras. Hoje vejo de outra maneira.
http://www.youtube.com/watch?v=nnItiNU5N2M
Abr.

O vídeo é muito legal, mas te falo que uma caneta vir de fábrica escrevendo da forma destas é exceção.
Não só o papel usado é excelente como cada caneta está muito bem "configurada" para a tinta+papel...
O cara varia de XXF para BBB em 0,5 cm e a caneta não falha NADA... Com um controle...
Claro, 101% pros méritos da escrita dele, mas já tive umas 15 M1000, se pelo menos 1 escrevesse como esta BBB dele, hoje eu teria alguma Pelikan...
Escrevi isto aqui com uma baita inveja...

:o É verdade caro amigo FALCO!
Dia desses vi um vídeo onde um mestre em canetas tirava do pacote lacrado uma Pelikan novinha, não me recordo qual era agora. Sei que ele a testou estava falhando muito, na hora ele utilizou um pequeno esmeril onde trabalhou a pena, depois deu uma polida na mesma maquina, 40 segundos depois, outro teste era outra caneta.
Este foi um dos meus aprendizados também.
Quando encontrar este vídeo, faço outro post. Opa! Aqui um do mesmo profissional bem parecido:

http://www.youtube.com/watch?v=rFKAssYpwug&playnext=1&list=PLF8E7A3B3A56880A9&feature=results_main

abr.

Pandolfi

Vejam, chegou minha Koh-I-Noor:

Já veio com a tinta Document Ink Black dela também.
Grande abraço.
Pandolfi

edulpj

Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 16:53:08
...............................
Dia desses vi um vídeo onde um mestre em canetas tirava do pacote lacrado uma Pelikan novinha, não me recordo qual era agora. Sei que ele a testou estava falhando muito, na hora ele utilizou um pequeno esmeril onde trabalhou a pena, depois deu uma polida na mesma maquina, 40 segundos depois, outro teste era outra caneta.
Quando encontrar este vídeo, faço outro post.

abr.

Um cara tira uma Pelikan da embalagem lacrada e esmerilha a pena porque tá falhando??? Puts... Jesus me esfaqueia... 99% dos problemas de falha (fluxo intermitente...) são culpa do alimentador e não da pena... E o cara esmerilha a pena?!? Esse é o Freddy Krugger das canetas... Caneta "zerobala", pode estar com resíduos de DESMOLDANTE no alimentador. Uma boa lavagem com água e detergente, resolve o problema sem precisar esmerilhar ou cometer alguma outra atrocidade do tipo...

edulpj

Citação de: Pandolfi online 28 Agosto 2012 às 17:07:16
Vejam, chegou minha Koh-I-Noor:

......................

Já veio com a tinta Document Ink Black dela também.
Grande abraço.
Pandolfi

Aposto que você vai adorar a caneta Pandolfi... E não precisa ter medo de eventuais vazamentos pelo fato dela viver "de cabeça pra baixo"... Apostei com um cara da Fountain Pen Network em relação a isso... O cara é italiano... Desafiei o cidadão a portar DURANTE DEZ DIAS a melhor caneta italiana dele com a pena pra baixo no bolso da camisa. Eu faria o mesmo com a Koh-I-Noor.

Desnecessário dizer que o italiano REBARBOU... Mesmo assim, eu levei o desafio adiante e tive VAZAMENTO ZERO...

Acho engraçado como tem gente que se apega a seus conceitos, mas na hora do VAMUVÊ, foge de simples desafios...

edulpj

Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 16:21:21

Kit de hoje, na ordem:

Encontrei outro maluco que anda com três canetas + uma lapiseira ;)

Meu kit de hoje, é:

Koh-I-Noor Toison d'Or 2.0 mm 2B
Cadillac / Pilot Azul
Conway Stewart Shorthand / Pilot Azul
Pelikan M75 / Lamy Black

Relógio, é o mesmo de sempre, o odiado Vostok Amphibia (querido por mim entretanto...)

murilolsd

Pessoal, me ajudem com mais uma questão. :)
Desta vez é bastante genérica e talvez pessoal.
Qual o melhor papel para uso diário com bico de pena?
Meu uso será apenas para fazer anotações e redação de textos curtos no papel, para uso pessoal mesmo.
A caneta a ser utilizada será uma MB com pena M ou (em um futuro próximo ;D) uma PARKER 51 com pena F.
Forte abraço a todos!
Murilo

edulpj

O senso comum, Murilo, diz que a importância da pena, da tinta e do papel, se distribuem em terços iguais... Pessoalmente, não concordo... Papel, é na minha opinião o fator menos relevante. Se uma caneta só funciona bem com um papel determinado, então você tem uma caneta POUCO VERSÁTIL. Se pretende utilizá-la no dia a dia, ela vai te deixar na mão rapidaço.

Na prática, você já escolheu a MELHOR CANETA TINTEIRO DE TODOS OS TEMPOS, a Parker 51. Não vai te deixar na mão com nenhum papel...

FALCO

Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 16:53:08:o É verdade caro amigo FALCO!
Quando encontrar este vídeo, faço outro post. Opa! Aqui um do mesmo profissional bem parecido:
http://www.youtube.com/watch?v=rFKAssYpwug&playnext=1&list=PLF8E7A3B3A56880A9&feature=results_main
abr.

Roncato, será que o vídeo que disse sobre a caneta retirada da embalagem não foi este aqui:
http://youtu.be/GbXVuORN8TI
Discutimos este vídeo aqui:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1852.msg86058#msg86058

Este outro que postou agora é uma modificação importante, não apenas uma regulagem de fluxo, por isto o esmeril e roda de diamante.
O cara está transformando (regrinding) a pena em uma "Cursive Italic", que é uma pena que não vem originalmente de fábrica, logo, precisa ser "feita"... É uma pena dificílima de escrever, basta ver o quanto ela ainda falha mesmo depois de pronta, não é para qualquer um...

Ambos o vídeos são do John Mottishaw que é dos tops no ramo de canetas, reconhecido e respeitado por todos no meio, já usei o serviço dele diversas vezes, é bem caro, mas, para mim, vale cada centavo, vale dizer que o cara tem épocas que a fila de serviços é de mais de ano, por um ajuste que custa até us$140... Será que o cara é fera?
Já comprei canetas dele também, veja o formulário dele para que você receba a caneta do exato modo que deseja:

"
Please take a minute and answer the following questions:

1. What kind of ink flow do you prefer? Do you like a dry pen or a juicy ink
flow, or somewhere in between?

2. Are you left-handed? If you are a Leftie, are you over-writer or
under-writer? Check out our Left-Handed Writers Page really quick:
http://www.nibs.com/Left-hand%20writers.htm. Which picture most resembles
the way you put pen to paper?

3. Do you use normal medium pressure or a light touch when writing? Or do
you press down hard on a pen?
"

Mas de tudo, o mais importante vem da assinatura do Igor:
"NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES"
Porque aqui, como em todo lugar, e eu me incluo, nego sabe 1% e fala como se soubesse 99%...   

Roncato

Isso mesmo amigo FALCO!
O cara é fera sem dúvidas. Questionario no detalhe para saber o gosto do cliente e não errar na medida!!!

Tks.

Roncato

Citação de: edulpj online 28 Agosto 2012 às 17:30:31
Citação de: Roncato online 28 Agosto 2012 às 16:21:21

Kit de hoje, na ordem:

Encontrei outro maluco que anda com três canetas + uma lapiseira ;)

Meu kit de hoje, é:

Koh-I-Noor Toison d'Or 2.0 mm 2B
Cadillac / Pilot Azul
Conway Stewart Shorthand / Pilot Azul
Pelikan M75 / Lamy Black

Relógio, é o mesmo de sempre, o odiado Vostok Amphibia (querido por mim entretanto...)

Rs! doidera... Será... Uma de cada cor, as vezes uma esfero para emprestar caso alguém peça...

Paulo Sergio

"Mas de tudo, o mais importante vem da assinatura do Igor:
"NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES"
Porque aqui, como em todo lugar, e eu me incluo, nego sabe 1% e fala como se soubesse 99%... "

Excelente observação amigo Falco!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

FALCO

MB 149 60's pena 18C "tricolore":

Perto de 50 anos e ainda dá um couro... Não deve ser tão ruim...
Quase uma Paula Toller...

michelim

Porque aqui, como em todo lugar, e eu me incluo, nego sabe 1% e fala como se soubesse 99%...   

Dom Fernando, you are the guy!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: FALCO online 28 Agosto 2012 às 21:51:08
MB 149 60's pena 18C "tricolore":

Perto de 50 anos e ainda dá um couro... Não deve ser tão ruim...
Quase uma Paula Toller...

Meu sonho de consumo!!!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."