Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: michelim online 28 Agosto 2012 às 23:08:36
Citação de: FALCO online 28 Agosto 2012 às 21:51:08
MB 149 60's pena 18C "tricolore":

Perto de 50 anos e ainda dá um couro... Não deve ser tão ruim...
Quase uma Paula Toller...

Meu sonho de consumo!!!

Falco, como é o alimentador desta caneta? pode tirar umas fotos?

Roncato

Citação de edulpj
Um colecionador que não tenha pelo menos uma Parker 51, não pode ser muito levado a sério... Você, Roncato, que está marchando para ser um colecionador sério, terá a sua e não vai demorar tanto assim. Nesse momento, você se quedará apaixonado pelas penas embutidas. Aí você terá Parker 17, Parker 21, Parkette MkIII, Parker 41, Parker 61...

O lema é: Nunca diga nunca...

edulpj

Citação de: Adriano online 29 Agosto 2012 às 10:56:59

..............
Duas das Parker 51 que tenho. A Forest Green era da minha mãe e ainda tenho uma Navy Grey do meu pai. A preta eu comprei. E sei que está com a tampa errada pois é uma Aerometric.
..............

Esse "erro" da tampa, Adriano, é TÍPICO de época. É uma daquelas adaptações, que ficaram tão famosas e históricas, que chegam a ser consideradas "originais". O clipe com o "diamante" azul, só existiu nas P 51 Vacumatic, sendo que no último ano das Vacumatic, o "diamante" foi abolido. As Vacumatic do último ano portanto, eram equipadas com clipe semelhante às Aerometric. As Aerometric por sua vez, nunca tiveram clipe com "diamante". Mas naquela época, era muito comum tampas de P 51 Vacumatic serem surrupiadas para serem usadas nas Aerometric.

Segundo se afirma, o "diamante" era uma referência da Parker à GARANTIA VITALÍCIA. Como o governo estadunidense teria abolido a garantia vitalícia por lei, a Parker teria sido obrigada a suprimir o "diamante".

Pessoalmente, não acredito muito nessa história, pois a Sheaffer tinha o mesmo papo de garantia vitalícia nos modelos com PONTO BRANCO no clipe e o ponto branco continua até os dias de hoje.

De qualquer forma, suas P51 são belíssimas. Parabéns!!!

FALCO

Citação de: michelim online 29 Agosto 2012 às 19:09:08Falco, como é o alimentador desta caneta? pode tirar umas fotos?

Amanhã, com luz tiro mais fotos...
Hoje, descrevo:
alimentador: round ebonite grooves face

pena: 18C - 3 cores
corpo: peça única
pistão: plástico
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

DonPepe

Citação de: michelim online 29 Agosto 2012 às 07:57:41
Lembrando algumas coisas: A parker 51 é uma caneta boa, mas essa história de ser a melhor do mundo é uma decisão totalmente pessoal. Troco qualquer P 51 por uma Mont Blanc 146 ou 149 ou Pelikan 1000 ou 800, ou uma aurora 88 na hora sem pensar. Isso é uma questão de gosto pessoal.

Mich,

Concordo parcialmente contigo.... Ser a melhor do mundo realmente é uma afirmação muito forte, traz uma carga forte de subjetividade, e sem dúvida a melhor caneta para cada um é a que mais agrada quem usa. Apesar disso, não acho que a P51 seja uma caneta comum ou apenas uma caneta boa....

A Parker 51 é mais ou menos como o Speedmaster ou o Sub das tinteiros, independente do fato de ser ou não a melhor, atingiu o patamar de lenda: foi o design de tinteiro mais importante por décadas e até hoje, quarenta anos depois que saiu de linha, é lembrada, admirada e copiada por diversos fabricantes (principalmente chineses).

Tenho algumas P51, algumas MB (inclusive a 146 e quero ter uma 149), algumas Sheaffer, mas no meu caso as P51 são a pedra fundamental da coleção pela qualidade da escrita e pela história que o modelo carrega.

Argumentei, argumentei, mas no final, a questão é muito subjetiva  ;D

Abraço!

Arriba!

edulpj

Citação de: DonPepe online 30 Agosto 2012 às 00:30:42
................................
A Parker 51 é mais ou menos como o Speedmaster ou o Sub das tinteiros, independente do fato de ser ou não a melhor, atingiu o patamar de lenda: foi o design de tinteiro mais importante por décadas e até hoje, quarenta anos depois que saiu de linha, é lembrada, admirada e copiada por diversos fabricantes (principalmente chineses).
...............................

Arriba!

E essa LENDA, Don Pepe, se criou em torno da FILOSOFIA da empresa Parker. A Parker, nunca se conformou em fazer apenas mais uma caneta. Eles sempre perseguiram os alvos AINDA NÃO ALCANÇADOS. A Parker 51 é apenas a - emblemática - ponta do iceberg. A lista é monstruosa:

- Ebonite Colorido: O material foi descoberto por acaso por Charles Goodyear, que errou a quantidade de enxofre na vulcanização da borracha natural, criando um material duro, trabalhável, mas invariavelmente preto. Foram os profissionais da Parker que conseguiram colorir o ebonite. A primeira caneta em ebonite VERMELHO no mundo: Parker Duofold Big Red;

- Tinta Autolimpante de Secagem Rápida: A Parker Quink, lançada pouco antes da Parker 51. Com o elemento Solv-X, que mantinha a caneta sempre desentupida;

- Pena embutida: Lançada com a Parker 51. Cilíndrica quando todas eram recurvas. Com coletor ou ALIMENTADOR REGENERATIVO;

- PMMA: Polimetil Metacrilato... Ou Acrílico... Ou Lucite... Seja qual for o nome, foi criado para fazer parabrisas de aviões. A Parker foi a primeira empresa do mundo a empregá-lo em canetas;

- Esferográfica de Botão: Parker Jotter. Foi a SEGUNDA caneta do mundo a usar acionamento por botão. A primeira, tinha um mecanismo tão fraco que quebrava em menos de um mês de uso. O mecanismo Jotter é tão robusto, que tem Parker Jotter do primeiro ano (1953) trabalhando até hoje. Indestrutível. O modelo, continua em produção;

- Carga Esferográfica Universal: A carga lançada junto com a Jotter, tornou-se PADRÃO UNIVERSAL. Hoje, dúzias de fabricantes de esferográficas utilizam a carga "padrão Parker". Adicionalmente, ela é equipada com uma tampa traseira em forma de CATRACA QUÁDRUPLA. Nas canetas Parker, a cada vez que se aciona o mecanismo para baixar a carga, ela é girada 90 graus, para promover desgaste equilibrado. O "tanque" de tinta, tem capacidade 50% maior que a da maior carga da concorrência. Em alguns casos, chega a ser 300% maior;

- Aço Inoxidável: A Parker foi a primeira fabricante a construir canetas em aço inoxidável, o melhor material para fabricação de canetas. A primeira foi a Parker 51, denominada Flighter. A segunda, foi a Parker 61, denominada Jet Flighter. Hoje, praticamente todos os modelos da Parker têm versão em aço inoxidável;

- Royal Warrant: Laurel bastante cobiçado. Quando uma marca/produto recebe o Royal Warrant, significa que a marca está autorizada a fornecer produtos para a Casa Real Britânica. Atualmente, a Parker é a única empresa que possui o Royal Warrant;

- Pena dupla inversível: Ou pena 180 graus. Pode ser usada invertida (tem dois alimentadores). O "tip", é moldado em duas diferentes bitolas, de forma que a caneta pode ser usada para escrever grosso, ou fino, sendo girada 180 graus. É a Parker 180;

- Pena plana de offset zero:  O offset é a distância entre o plano do "tip" e o eixo longitudinal da caneta. Quanto maior o offset, mais desconfortável é a caneta para escrever. É quase impossível fazer uma pena recurva com offset zero. Para tanto, a Parker criou duas penas planas de offset nulo, a pena da Parker 180 e da Parker Classic;

- Nib section ajustável: Ou "dial nib section". Nas Parker VP e Parker 75, é possível ajustar a posição da nib-section (tri-facetada) para tornar a caneta mais confortável e personalizada para a empunhadura do usuário;

- História: É a marca mais ligada a episódios históricos importantes. O final da Segunda Guerra mundial, foi assinado com canetas Parker (Europa: General Eisenhower, Parker 51 / Pacífico: General McArthur, Parker Duofold). O final da Guerra do Vietnã, foi assinado com canetas Parker (Secretário William Rogers, Parker 75). Acordos SALT (Carter/Breznev, Parker 180). Carta testamento de Getúlio Vargas (Parker 51 Presidential - mais tarde furtada por FHC).

- Programa Espacial: Duas canetas especiais, uma esferográfica Parker Classic (250 unidades produzidas) em prata ciselé com o botão de acionamento feito com material salvado do "booster" (1o. estágio) do foguete Atlas que levou o primeiro estadunidense a um voo orbital (John Glenn) e uma Parker 75 (4 unidades) tinteiro TOTALMENTE construída com o material do foguete. Essas P 75, foram dadas uma para o presidente estadunidense da época, Lyndon Johnson e para o astronauta John Glenn (duas ficaram na Parker e estão no museu da empresa). Em 29 de outubro de 1998, John Glenn, aos 77 anos de idade, voltou ao espaço à bordo da Discovery. Levou sua Parker 75 para a missão...

Bem... vou parar por aqui... Histórias de canetas Parker, são intermináveis...

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Filipeandrade

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

michelim

Dom Fernando, que caneta!!!!

Mentalização total que uma hora uma aparecerá pra mim!!!!

DonPepe

murilolsd

Agradeço a todos pelo auxílio com a questão do papel! :)
Vou treinar no bom e velho A4, mas vou testar também a indicação do FALCO (papel Clairfontaine 90g/m²). Aqui em Brasília só tem esse papel na Casa das Artes. Papelaria comum nem pensar.
Nova questão: gostaria de indicações de leitura (física ou virtual) sobre as MontBlanc e as Parker. Mais especificamente sobre as MB 146 e 149 e sobre a Parker 51.
Forte abraço!
Murilo

Roncato

Citação de: murilo online 31 Agosto 2012 às 09:45:43
Vou treinar no bom e velho A4, mas vou testar também a indicação do FALCO (papel Clairfontaine 90g/m²). Aqui em Brasília só tem esse papel na Casa das Artes. Papelaria comum nem pensar.
Nova questão: gostaria de indicações de leitura (física ou virtual) sobre as MontBlanc e as Parker. Mais especificamente sobre as MB 146 e 149 e sobre a Parker 51.
Forte abraço!
Murilo

Aqui vão alguns já citados por inúmeros colegas do fórum e por mim:

http://www.pensforever.com/materias_detalhe.asp?id=24&nome=Parker%Q

http://www.richardspens.com/?page=accessories/dabook.htm

http://www.vintagepens.com/Parker_51.shtml

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/207520-parker-51-cartridge-converter/

http://www.starfountainpen.com.br/artigos.asp

http://www.pensforever.com/materias_detalhe.asp?id=30&nome=Montblanc:%a%Hist%F3ria%de%uma%estrela!

Abr.

DonPepe

Citação de: murilo online 31 Agosto 2012 às 09:45:43
Forte abraço!
Murilo

http://parkerpens.net/parker51.html
http://www.parker51.com/history.html

Abraço!

Arriba!

Arkitekt

Não é uma caneta é uma lapiseira, uma Pentel 0.7mm tenho ela a 13 anos, muito mas muito antes de começar a estudar arquitetura, bom ela esta comigo até hoje ela esta meio enferrujada no clipe, mas funciona igual as outras que são bem mais novas, bom gosto muito dessa lapiseira e gostaria de mostra-la aqui, fiz uma montagem a imagem é um sketch do sketchup do projeto de uma escola infantil que fiz semestre passado, espero que gostem, abs!!!

:) :) :) :) :)

Roncato

Hahahaha! Arkitekt

Tenho uma dessas... Desde 1995, quando iniciei minha primeira graduação. Economia! Só que é pretinha...

Paulo Sergio

Arkitekt...
Tenho uma 0,5, uma 0,7 e uma 0,9 da Pentel, todas fantásticas!!!
Hoje comprei grafite 2B para a 0,7, e 4B para a 0,5!!!
Todas foram adquiridas em feirinhas de usados!!! Baratíssimas!!!
Falta uma 0,3!!!
A propósito... acima da 0,9, há alguma da Pentel??? Algum dos amigos me diz algo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

A Pentel P20x, é uma linha de lapiseiras projetada na década de 50 e fabricada ininterruptamente até hoje. Na minha opinião, a MELHOR lapiseira técnica de todos os tempos. Eram cinco modelos em cores padronizadas pela ISO de acordo com a tabela:

P203 - 0.3 mm: marrom
P204 - 0.4 mm: verde
P205 - 0.5 mm: preta
P207 - 0.7 mm: azul
P209 - 0.9 mm: ocre

Tenho quase todas, apenas falha a P204, no raríssimo grafite 0.4 mm.

Hoje em dia, eles "despadronizaram" as cores. Tem P205 em diversas cores, não só no padrão preto...

edulpj

Respondendo a pergunta: A Pentel não tem na linha P20x nenhuma medida acima de 0.9 mm. No passado, existiu a medida 1.1 mm. A rigor, ainda existem duas empresas que ainda fabricam lapiseiras nessa medida, a Autopoint estadunidense e a Yard-O-Led britânica. Eu tenho uma Esterbrook J nessa medida.

Atualmente, acima de 0.9 mm os fabricantes pulam para o tradicional 2.0 mm, que é usado nas "clutch pencils", aquelas lapiseiras de mandril. Salvo melhor juízo, existe apenas uma lapiseira para grafite 2.0 mm que funciona por propulsão de botão (como nas Pentel). É a Koh-I-Noor 5608 Notebook.

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio