Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

se tiver alguma foto, por gentileza, poste
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Vi num forum de hobbistas... Não era FPN. Se eu conseguir lembrar, te passo o linque... Sou meio desorganizado com navegação na rede. Volta e meia tento achar sites que já vi e não "favoritei"... Ainda preciso me organizar mais...

michelim

OK!  Fiquei curioso de quem teria coragem de tirar uma pena linda da pelikan para colocar uma de aço numa M800 ou m1000

edulpj

Alguém que não se importasse com aparência e sim com comportamento dinâmico da pena... Por outro lado, você há de concordar que para fazer experiências, é muito mais sensato fazê-las com uma pena não original, certo???

murilolsd

Citação de: - STR - online 06 Setembro 2012 às 06:30:44
Isso!!

É uma Parker Duofold Centennial

Grande abraço

Rodrigo STR

Olá, Rodrigo!
A pena dela é M ou B?
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: edulpj online 07 Setembro 2012 às 14:09:58
Alguém que não se importasse com aparência e sim com comportamento dinâmico da pena... Por outro lado, você há de concordar que para fazer experiências, é muito mais sensato fazê-las com uma pena não original, certo???

há casos e casos, nesse, deve ter ficado um frank. Mais ou menos colocar um movimento de um seikinho 6119 num Patek, e falar: "olha, ele funciona direitinho"

edulpj

Bem... Se você quer minha opinião sincera, eu nunca alteraria uma pena original ou não... Caligrafia, não se faz com caneta tinteiro e sim com pena de mergulho. Por pura curiosidade, comecei a pesquisar sob "nib grinding" (foi quando frequentei o tal forum...) e até fiz um experimento com uma caneta Jinhao X450. Não vi a menor graça em pena "stub". Para caneta tinteiro, continuo preferindo penas firmes para rígidas. No dia que eu resolver desempoeirar minha caligrafia, aí comprarei algumas tintas iranianas e um set com uma dúzia de penas verdadeiramente apropriadas para caligrafia.

Quanto a mudar uma pena original para outra fabricada pelo mesmo fabricante da original, talvez seja até uma boa medida para poupar a pena original... No dia que eu resolver gastar o dinheiro que custa uma M800 pra cima, aí eu decido ;)

murilolsd

Das minhas leituras pela net afora tive a seguinte dúvida (dentre muitas outras): Parker, Pelikan e Montblanc teriam como canetas topo de linha e concorrentes entre si, respectivamente, as Duofold International e Centennial, as M800 e M1000 e as 146 e 149.

É mais ou menos por aí?

Tenho tido grandes dificuldades em comparar modelos por não saber se são de fato oriundos de linhas concorrentes. :-\

Abraço e obrigado a todos! :)

Murilo

michelim

Murilo

Elas são competidoras, tanto em preço, quanto em tamanho.

Pra mim eu considero a Mont Blanc em primeiro lugar por ter enchimento por pistão, e o material do corpo, a pesar de ser frágil ( não é uma caneta pra ficar caindo no chão) mantém o brilho por muito tempo.

Já a Pelikan, estão imediatamente abaixo, e por último a Parker devido ao sistema de carregamento por cartucho/conversor.

Paulo Sergio

Mich...
As Pelikan também têm enchimento por pistão, certo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Citação de: Paulo Sergio online 08 Setembro 2012 às 08:26:51
Mich...
As Pelikan também têm enchimento por pistão, certo?
Abraço
Paulo Sergio

Têm sim, mas quando vejo coloco a MB ao lado da Pelikan, o coração bate mais forte pela MB

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

michelim

Paulo Sergio

Sim... muito bom!!!
Mais uma vez obrigado!!! :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

michelim

Paulo Sergio

Excelente essa "foto" comparando as canetas Mich...  ;) ;) ;)
Vou ver os links agora!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

murilolsd

Valeu, Mich!
Nota 10 os links e a comparação. :-*
Abraço!
Murilo

edulpj

A respeito de "piston fillers", é bom lembrar que o sistema só tem vantagem real de volume de tinta, nas canetas com diâmetro grande do corpo. "Piston fillers" slim, chegam a ter capacidade menor do que um simples cartucho...

FALCO

Citação de: michelim online 08 Setembro 2012 às 08:17:46
Pra mim eu considero a Mont Blanc em primeiro lugar por ter enchimento por pistão, e o material do corpo, a pesar de ser frágil ( não é uma caneta pra ficar caindo no chão) mantém o brilho por muito tempo.
...
<<< grifo meu >>>
Mich,
Não sei se concordo que são frágeis, apesar da companha que somos expostos.
Não quero escrever um tratado aqui, mas MINHA EXPERIÊNCIA é que sobrevivem aos acidentes da mesma forma que muitas outras marcas.
Já tive Montblanc que quebrou em acidente banal e já tive outra que sobreviveu quicando escada abaixo...
Comparando modelos comparáveis, obviamente, o mesmo ocorre com Sheaffer's, Parker's e etc.
Tive inclusive uma destas Parker's vira-latas (21,41 ou outra, não sei ao certo) que quebrou ao desatarraxar o corpo da seção...
Agora, fazer estatística com bases erradas é coisa de matemático, porque uma MB 32 vai sobreviver à você fazer paredão com uma raquete de tênis enquanto uma Parker Centennial não aguenta uma olhada com raiva...
"apples and oranges"
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!