Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Falco, minha experiência é que uma MB 22 trincou quando dei uma forçada para desmontar o pistão. Mas também quebrei o corpo de uma M800 vermelha que estava entre meu peito e o cinto de segurança...
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Minha MB 146, rachou parada dentro da gaveta... Minha Hero 329, caiu do meu bolso ANDANDO DE MOTO... Nenhum carro passou por cima, mas ela apenas sofreu um arranhão na "bundinha" do corpo...

Qualquer caneta de polímero, pode quebrar e isso pode acontecer em qualquer situação, desde parada até um tombo escabroso. O único polímero de alto impacto disponível para canetas, é o ABS, que é usado pela Parker em todos os modelos desde o início da década de 70. Sempre lembrando, que alto impacto, NÃO SIGNIFICA nunca quebrar...

É importante também lembrar, que o festejado sistema "piston filler", utiliza o corpo da caneta como reservatório de tinta. Uma "simples" caneta cartucho/conversor, sobrevive com um corpo trincado, uma "piston filler" não...

edulpj

Citação de: Paulo Sergio online 08 Setembro 2012 às 08:26:51
Mich...
As Pelikan também têm enchimento por pistão, certo?
Abraço
Paulo Sergio

Apenas as Pelikan cujo código começa em "M". As Pelikan com código em "P", são cartucho/conversor.

Aliás, a tabela Pelikan é:

M - Tinteiro "piston filler"
P - Tinteiro cartucho/conversor
K - Esferográfica
R - Rollerball
D - Lapiseira

FALCO

Citação de: michelim online 08 Setembro 2012 às 15:55:58
Falco, minha experiência é que uma MB 22 trincou quando dei uma forçada para desmontar o pistão...

Este negócio de desmontar já não faço mais, precisa de ferramentes e paciência que eu não tenho...
Um calor à mais ou à menos e já era, tô fora...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

michelim

Imagina a cara quando eu fiz a cagada

edulpj

Muito do que se faz com manutenção de canetas, exige aquecimento... Mas não é difícil acertar o ponto. Basta conhecer o polímero. Cada polímero, tem uma temperatura correta de aquecimento. É muito comum usarem secador de cabelo. Eu prefiro água quente, pois aquece por igual e é muito mais fácil medir a temperatura da água do que a temperatura do ar.

Dia desses, comprei uma Conway Stewart que estava com o ink sac tão petrificado que não era possível mover a alavanca... Como não consegui determinar o polímero, comecei pela temperatura mais baixa. Não resolveu... Aqueci mais um pouco e voilá!!!!!!!!!!! Abriu na maior facilidade.

Mas é bom deixar pra mexer com canetas, num daqueles momentos de calma absoluta... Principalmente se for uma raridade...

Roncato

Caros amigos! buenas...

Monteverde!!! Alguma referência???

Abr.

murilolsd

Olá, pessoal! :)

Dúvida 01
Uso minhas Montblanc modernas ou vintage com tinta moderna lavável da própria Montblanc (midnight blue).
Posso usar a tinta Montblanc em uma Pelikan moderna sem susto? Ou seria melhor outra marca de tinta para a Pelikan? Se for, qual seria a tinta e onde consigo comprá-la?

Dúvida 02
Poderia também usar tinta permanente moderna da Montblanc na Pelikan (e também nas próprias Montblanc) sem susto? Ou deveria adotar outra tinta permanente?

Detalhes: todas as canetas são "Piston Filler" e meu foco é na conservação das canetas (quero evitar desgastes internos do corpo e entupimentos).

Obrigado!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 09 Setembro 2012 às 06:53:27
Olá, pessoal! :)

Dúvida 01
Uso minhas Montblanc modernas ou vintage com tinta moderna lavável da própria Montblanc (midnight blue).
Posso usar a tinta Montblanc em uma Pelikan moderna sem susto? Ou seria melhor outra marca de tinta para a Pelikan? Se for, qual seria a tinta e onde consigo comprá-la?

Dúvida 02
Poderia também usar tinta permanente moderna da Montblanc na Pelikan (e também nas próprias Montblanc) sem susto? Ou deveria adotar outra tinta permanente?

Detalhes: todas as canetas são "Piston Filler" e meu foco é na conservação das canetas (quero evitar desgastes internos do corpo e entupimentos).

Obrigado!
Murilo

Murilo, a midnight blue é permanente (não lavável).

já usei nas minhas Pelikan, sem sustos. Mas prefiro uma lavável como a waterman flórida blue ( também prefiro o tom de azul da flórida blue).

A única tinta permanente que eu usei é a  MB midnight blue e a antiga blue black, nunca tive problemas. Porém raramente minhas canetas ficam mais de 1 mês com a mesma tinta...

michelim

Citação de: Roncato online 08 Setembro 2012 às 23:08:21
Caros amigos! buenas...

Abr.

as penas são marcadas pela Iridium Point Germany. esta é a mesma marca que fazia as canetas tinteiro que vinham nos fascículos da Salvat da série sobre canetas

murilolsd

Obrigado, Mich! :)
Mas a "midnight blue" tem nas formas lavável e permanente.
A minha certamente é lavável, pois já fiz o teste.
Fui na boutique Montblanc há cerca de um mês e lá me afirmaram existir as duas formas. Mas não tinham a permanente para venda imediata, apenas sob encomenda.
Abraço!
Murilo

edulpj

Citação de: michelim online 09 Setembro 2012 às 07:09:06
Citação de: Roncato online 08 Setembro 2012 às 23:08:21
Caros amigos! buenas...

Abr.

as penas são marcadas pela Iridium Point Germany. esta é a mesma marca que fazia as canetas tinteiro que vinham nos fascículos da Salvat da série sobre canetas

Iridium Point Germany, não é propriamente uma marca... Na verdade, é uma REFERÊNCIA...

Do começo... O elemento químico Irídio, começou a ser usado nas pontas das penas, por ser um elemento de alta dureza. O maior produtor mundial de Irídio, é a Alemanha, mas a produção anual de irídio do planeta, não chega a 3 toneladas / ano, dada a RARIDADE do elemento. Na prática hoje, a palavra irídio, designa a ponta mas não o material. Da caneta mais vagaba até a mais cara, a imensa maioria dos fabricantes utiliza CARBETO DE TUNGSTÊNIO SINTERIZADO, popularmente conhecido como WIDIA (isso mesmo, o "metal duro" da ponta das brocas de furar concreto).

A maioria das penas onde vem escrito Iridium Point Germany, na verdade é fabricada na CHINA, por DIVERSOS fabricantes e não apenas por uma marca "consagrada"...

Atualmente, os "puristas" e mais ainda os "metidos a entendidos", seguem a seguinte regra prática: "SE FOR I.P.G., NÃO COMPRE A CANETA"... Essa, é uma regra de ouro para aqueles que "escrevem com os olhos"... É parecida com aquela outra regra "SE FOR BARATA NÃO COMPRE"... Quem realmente quer curtir uma caneta tinteiro, não se apega a esse tipo de "regras"... Bonita ou feia, cara ou barata, I.P.G ou não, caneta tinteiro se escolhe ESCREVENDO DE VERDADE. Se gostar do jeito que a caneta escreve, ela será a melhor do mundo...

edulpj

Citação de: murilo online 09 Setembro 2012 às 07:34:26
Obrigado, Mich! :)
Fui na boutique Montblanc há cerca de um mês e lá me afirmaram existir as duas formas. Mas não tinham a permanente para venda imediata, apenas sob encomenda.
Abraço!
Murilo

Lembre-se Murilo, que a "permanência" da tinta, só ocorre depois que ela reage quimicamente com a celulose do papel (ou de tecidos...). Em teoria, pelo menos, as tintas permanentes não são mais "sujas" que as laváveis dentro da caneta.

A maioria dos materiais de reservatórios de canetas, PODEM a médio/longo prazo, ficar "encardidos" pela tinta e isso acontece até com tintas laváveis.

Outra coisa... Em relação a "piston fillers", não há uma relação entre melhor ou pior funcionamento do mecanismo e tintas laváveis ou permanentes. Existem tintas, que prometem ser "mais lubrificantes" que outras, o que favoreceria seu uso em canetas "piston filler". Há uma manutenção que é recomendada de tempos em tempos com "piston fillers", que consiste de remover a pena e lubrificar o êmbolo internamente. Alguns fazem isso com GRAXA DE SILICONE NEUTRA... Outros usam silicone em spray "zero oil". É uma operação fácil de fazer quando a caneta tem pena removível (como a Pelikan) e um pesadelo quando a remoção da pena exige ferramenta especial (como algumas Montblanc)...

Muita gente, não suporta o "encardimento" do reservatório, principalmente quando existe a famosa "janelinha" transparente de inspeção de nível. Nessas horas, a solução ideal é lavar a caneta repetidamente, colocando algumas gotas de AMÔNIA na água...

michelim

edu, então eu sou metido a entendido e não recomendo a compra de porcarias! Mas ninguém é obrigado a seguir o que escrevo, muito meno ler o que escrevo.

Murilo, não conhecia a midinight blue lavável! Obrigado pela informação!

edulpj

Citação de: michelim online 09 Setembro 2012 às 10:05:13
edu, então eu sou metido a entendido e não recomendo a compra de porcarias! Mas ninguém é obrigado a seguir o que escrevo, muito meno ler o que escrevo.

Murilo, não conhecia a midinight blue lavável! Obrigado pela informação!

Sem stress, meu jovem... Minha afirmação, NÃO É uma carapuça e você NÃO É obrigado a vesti-la... Ademais, as "regras de ouro" que eu citei, são típicas dos "metidos a entendidos", faça você parte desse "seleto" grupo ou não...

Quanto a "ser obrigado" a seguir ou ler o que você escreve, realmente não sigo mesmo. mas LER, aí complicou, pois este é um "thread" que eu acompanho com interesse. Por mais absurdo que seja um post, eu vou ler sim, caso contrário fica buraco na seqüência...

murilolsd

Obrigado, Edu e Mich!
Uma observação: estamos todos sempre aprendendo! ;)
Admiro bastante o conhecimento e a disponibilidade dos dois.
Tenham a certeza que vocês são os grandes responsáveis por eu estar frequentando este tópico e estudando sobre as canetas e a caligrafia.
Forte abraço em ambos!
Murilo

edulpj

Citação de: murilo online 09 Setembro 2012 às 10:55:01
Obrigado, Edu e Mich!
Uma observação: estamos todos sempre aprendendo! ;)
Admiro bastante o conhecimento e a disponibilidade dos dois.
Tenham a certeza que vocês são os grandes responsáveis por eu estar frequentando este tópico e estudando sobre as canetas e a caligrafia.
Forte abraço em ambos!
Murilo

Não há de que, Murilo... Tenho MUITO prazer em ajudar quem quer começar no uso das canetas tinteiro. Elas fazem parte da minha vida. Aprendi a escrever com canetas tinteiro. Quando passei para as esferográficas, não acostumei e nunca mais larguei as tinteiro. Tive uma caneta que me acompanhou da quinta série até a universidade. Um dia, o corpo trincou e começou a vazar tinta. Era uma Faber Estudante... Uma caneta que viveu comigo meu primeiro grau, meu segundo grau e me ajudou a passar no vestibular. Não me conformei de guardá-la numa gaveta... Enterrei-a no campus da universidade, local digno para um instrumento que me ajudou no saber...

Sempre notei uma triste tendência, não só no ramo das canetas, mas com carros, motos, bicicletas, relógios, instrumentos musicais... É a tendência de considerar apenas produtos caros como bons. Muita gente, por não ter acesso a eles, acabou desistindo de ter/usar alguma coisa pelo simples prazer de usar. Nunca perco a oportunidade de lutar contra essa tendência...

Roncato

Caros colegas Mich e Edu.

Desculpe ter incitado mesmo sem intenção os amigos, todos aqui sabemos que cada um de vocês vem de uma escola e de um gosto particular, se assim posso chamar este assunto tão magnífico que são as tinteiros. Já aprendi muito com vocês. E não creio que exista opinião certa ou errada, apenas gostos e apreciações. ;) 

Com relação a Monteverde, achei uma muito linda. Por isso, pedi as referências, e também por vender na Goulet Pens, pois, entendo que o Brian tem uma linha de conhecimento bem adequada e forte para instrumentos mais funcionais, ou seja, ele quase não aborda sobre as jóias de escrever. 

Fraternal abraço aos amigos!

edulpj

Relax, Roncato... Às vezes me pergunto se eu não deveria ser um adepto da tese das canetas jóia, assim uma espécie de Narcisa Tamborindeghy das canetas  :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)

O site do Brian, é uma viagem pra mim... É gente como ele, que mantém as canetas tinteiro de pé DE VERDADE... O resto, só está preocupado com o vil metal...

FALCO

Citação de: murilo online 09 Setembro 2012 às 07:34:26...
...

Murilo, não duvido de você, mas duvido da informação da loja que você foi.
O que pode ter ocorrido, ainda que difícil, é que a marca tenha mudado a fórmula da tinta ao longo da vida, ou a pessoa se confundiu com a "blue black" da linha anterior, mas acho que tem caroço neste angu...
Veja no link abaixo a loja oficial da montblanc de tintas:
http://www.montblanc.com/en-US/shop/Refills/Writing-Instruments.aspx?SearchName=Refills Ink Bottles
Não existe menção à esta diferença.
Sei lá...
Com diz o profeta:
Citação de: murilo online 09 Setembro 2012 às 10:55:01Uma observação: estamos todos sempre aprendendo! ;)
Esta "midnight blue" é "iron gall", o que não gosto (frescura, birra e manha, sem necessidade de tratados, apenas não gosto), agora a "royal blue"... acho demais...

A "dica quente" é, se encontrar, compra um vidrinho da tinta WE Jonathan Swift e depois me conta...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!