Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Citação de: Sergiorj2016 online 14 Setembro 2012 às 12:21:42
Michelim você pode informar qual a pena dessas TWSBI que aparecem nas fotos, seria pena M ou F? grato

Pena F para a 530 ( está com a tinta pelikan topazio)

Pena M para a 540 (está com a tinta montblanc)
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Sergiorj2016

Michelim grato pela informação! Acho que agora tem mais uma caneta para a lista.... :)))

murilolsd

Impressão sobre a minha primeira Pelikan (M405):

1) muito bonita e bem acabada;

2) mas parece de brinquedo (e não me refiro ao tamanho, mas ao material que dá a impressão de frágil);

3) a pena perde feio para as minhas MB em conforto na escrita (já dando um desconto por ela ser EF) e o fluxo também não é lá essas coisas.

Enfim, me pareceu uma caneta mais para bem feita do que para funcional.

O que vocês me dizem?

FALCO

Acho isto:

Citação de: FALCO online 06 Setembro 2012 às 11:50:04...
A desvantagem (PARA MIM) das Pelikan é a falta de padrão, penas "iguais" escrevem muito diferentes, logo, muitas vezes necessitam de ajuste quando novas.
Considerando a Montblanc, como referência (novamente, PARA MIM) estão no degrau imediatamente inferior.
...

Mas dá para ajustar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FALCO

michelim

Citação de: michelim online 05 Setembro 2012 às 08:31:48
Citação de: murilo online 05 Setembro 2012 às 01:54:49
Pelikan M400, M800 e M1000.
Alguém poderia dizer algo sobre elas?
Abraço!
Murilo

M 1000 = caneta de homem, grande robusta, pena com um pouco de flexibilidade
M 800 = caneta de mulher, menor que a M1000, pena rígida
M 400 = para criançada brincar

voltando...

michelim

murilo, qual o papel e tinta você está usando?

se a caneta for nova, dá uma lavada interna com água, se tiver um pouco de amonia é bom tb.. Muita das vezes o problema de fluxo vem de resto de óleo da favricação que fica entupindo os canais. fazendo isso você já tira uma causa de problemas

murilolsd

Mich,
será que as M800 ou M1000 possuem uma melhor qualidade de escrita em relação às M400?
Usei papel A4 normal e tinta preta da Montblanc.
Onde encontro amonia? Na farmácia? :-[
Abraço!

murilolsd

Pessoal,
alguém já escreveu com as Faber-Castell tinteiras modernas?
Elas prestam?
São fabricadas na Alemanha...acho que é um bom começo...
Abraço!

michelim

Citação de: murilo online 15 Setembro 2012 às 06:33:49
Mich,
será que as M800 ou M1000 possuem uma melhor qualidade de escrita em relação às M400?
Usei papel A4 normal e tinta preta da Montblanc.
Onde encontro amonia? Na farmácia? :-[
Abraço!

Na farmácia ou supermercado.

Quanto à escrita, ou a caneta está mal regulada ( a pena não está bem alinhada) ou suja. Lave ela e teste com outra tinta. Você tem alguma da parker ou da waterman aí para teste?

dá uma olhada no vídeo da minha m400

murilolsd

A minha não escreve assim nem com reza! :P
Qual a bitola da sua pena?
Tenho a parker quink.
Vou lavar ela e tentar com a parker. Darei notícias.
Obrigado!
Murilo

Roncato

Entendo que, na pior situação, deveria escrever de forma comum, levando em consideração o Nome, qualidade e valor... Tirando o problemas de resíduos da fabricação, que também é difícil de ocorrer. Vai saber!!! ??? ???

murilolsd

Acho que estou criticando sem qualquer conhecimento técnico (é a estória do 1% que já falaram por aqui...). :-[

michelim

Roncato

Bom, a caneta eu acho linda! Embora menorzinha... Agora a grande diferença possa ser a questão da pena Extra Fina... Tem essa característica de arranhar um pouco e com fluxo bem reduzido!

FALCO

Murilo,
Em ralação à sua M405 eu faria:

1-Com a pena fora do corpo (conjunto completo alimentador + pena, a parte que tem rosca) limparia com sabão e uma escova de dentes, sem muito cuidado, pode esfregar bem e fazer bastante espuma, não vai estragar...
2-Limparia a parte interna do corpo já sem o conjunto da pena com um "cotonete", com sabão também, tentaria não passar muito o sabão no êmbolo (para manter alguma lubrificação), esta etapa nem precisa muito, é mais para garantir.
3-Com a caneta montada faria uma solução em um copo d'água com um pouco de sabão (sem mudar a cor da água, apenas para fazer alguma espuma na superfície) se tiver um pouco de amônia ajuda, mas não precisa e faria umas 10 cargas/descargas com esta solução.
4-Finalmente, mais umas 10 cargas/descargas apenas com água.

Teste e veja se melhorou...

PS. Se tiver uma lupinha, pelo menos uma 2,5~4x veja se as tines (perninhas ?) da pena estão bem alinhadas, tanto na ponta como se o sulco se mantém uniforme desde o furinho (respirador) até a ponta.

FALCO

Citação de: michelim online 13 Setembro 2012 às 18:51:47...A única diferença que achei foi do curso do pistão, de resto, não vi diferença

Tenho uma 530, F também...
Estava na pilha de pegar uma 540 mas não sei... Maior capacidade, para mim, não é vantagem nenhuma, muitas vezes carrego a caneta com bem menos que sua capacidade total...
Acho que ao invés dela vou pegar uma M200 demonstrator destas que lançaram agora...
EU não acho que a minha 530 seja esta maravilha toda que dizem por aí, mas é bonita...

FALCO

Murilo,
Agora que vi que postou uma foto com exemplo de escrita da sua M405.
Me parece muito boa, claro, que não tenho a "sensação" da escrita, mas o resultado parece o esperado.
Não dá para comparar muito uma EF com uma M, é uma questão de superfície de contato mesmo, a EF (ou XF) sempre vai ser menos macia e com mais controle (a menos que seja mais flexível)...
EU escrevo com uma EF de forma bem diferente de uma M e etc. com bem menos pressão.

michelim

Citação de: FALCO online 15 Setembro 2012 às 12:37:39
Citação de: michelim online 13 Setembro 2012 às 18:51:47...A única diferença que achei foi do curso do pistão, de resto, não vi diferença

Tenho uma 530, F também...
Estava na pilha de pegar uma 540 mas não sei... Maior capacidade, para mim, não é vantagem nenhuma, muitas vezes carrego a caneta com bem menos que sua capacidade total...
Acho que ao invés dela vou pegar uma M200 demonstrator destas que lançaram agora...
EU não acho que a minha 530 seja esta maravilha toda que dizem por aí, mas é bonita...

Falco, vale comprar uma M200 e botar uma pena da década de 50 ou oblíqua ou flexível....

eu gostei do método de abastecimento da twsbi 700, mas não tenho pressa...

Pandolfi

Murilo, não vi tanto defeito na escrita não...
Agora, o Falco arrasou na explicação da limpeza.

Grande abraço.
Pandolfi