Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

murilolsd

Citação de: murilo online 25 Setembro 2012 às 11:19:21
Pessoal,
quais seriam as marcas de tintas mais "secas" e as mais "molhadas"?
Só tenho experiência com a tinta da montblanc.
Tenho impressão que ela demora demais para secar quando uso penas médias ou grossas.
Abraço e obrigado,
Murilo

E quanto às tintas mais "secas" e as mais "molhadas"... :-\
É lenda urbana e o fator determinante é a bitola da pena ou de fato existem as que secam mais rápido?
Quais seriam?

Roncato

Citação de: Adriano online 26 Setembro 2012 às 14:58:03
Realmente para mim nunca uma tinta escreve igual em diferentes canetas. Acontece o mesmo:a mesma tinta, em diferentes canetas, ninguém acredita que é a mesma tinta. Especialmente tintas "coloridas", com cores bem específicas. Muda completamente.

Abraços!

Adriano

Mostro que existe diferença com a mesma tinta na mesma caneta, na foto, embora na tela fique com baixa qualidade é perceptível a diferença do 1º teste (caneta no bolso) entre o 2º teste (caneta em descanso na horizontal).
No 1º teste é um marrom bem sujo com as primeiras palavras quase cinzentas, depois, marrom escuro. Já no segundo teste, bem marrom mesmo que é a tonalidade real da tinta.
Tinta: Sheaffer Skrip Brown / Caneta: Jinhao pena média
Obs. Também já usei na minha Esterbrook, também apresentou diferença, porém, em menor grau.

edulpj

Aí tem um lance denominado CONCENTRAÇÃO PONTUAL. Combinando diferentes bitolas de pena com diferentes fluxos, existem infinitas possibilidades de matizes... Achei a foto que mencionei acima...

michelim

Citação de: Adriano online 26 Setembro 2012 às 11:04:26
Sim! É física pura: quando mais tinta sair, mais demora para secar. Por isso quem gosta de penas grossas ou mesmo que médias mas com bastante fluxo, tem que se habituar com os borrões.

Mudando rapidamente de assunto, recebi ontem um vidro de MB Oyster Grey. Gostei, mas fatalmente tive que compará-la com a Diamine Grey que eu estava usando há umas duas semanas.

Como a caneta esvaziou, enchi com a nova MB. Fiz uma comparação com a mesma caneta, a Pelikan M205. A tonalidade é sempre difícil de verificar pelo computador, especialmente com nuances tão sutis.

Achei a Diamine perfeita porque tem um tom consistente e que se mantém independente do volume de tinta. Ela é realmente cinza, e se tiver que puxar para algo, eu diria que tem um sutil azul que só se revela no swab. Ela é extremamente homogênea. É perfeita, fim de papo.

Já a MB, é muito parecida, mas tem algumas coisas que não gostei muito. O tom é questão de gosto pessoal. Ele é ligeiramente amarronzado na MB. E só se revela, também, no swab. Mas num dos swab que fiz apareceu uma pequena inconsistência de tonalidade, dependendo do volume de tinta. Na escrita, dificilmente nota-se diferença entre as duas. Mas o swab revela que o volume de tinta muda o tom na MB. E o que não gostei muito foi o fato de que a MB parece menos homogênea, parece ter "partículas", o que dá aquela impressão que não gosto, de que é uma tinta preta misturada com água. No swab parece uma tinta suja.

Mas ainda recomendo que experimentem. Não é como a Diamine, mas ainda é uma boa tinta cinza.

Abraços!

Adriano

Adriano , obrigado pela comparação!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: murilo online 26 Setembro 2012 às 16:35:53
Citação de: murilo online 25 Setembro 2012 às 11:19:21
Pessoal,
quais seriam as marcas de tintas mais "secas" e as mais "molhadas"?
Só tenho experiência com a tinta da montblanc.
Tenho impressão que ela demora demais para secar quando uso penas médias ou grossas.
Abraço e obrigado,
Murilo

E quanto às tintas mais "secas" e as mais "molhadas"... :-\
É lenda urbana e o fator determinante é a bitola da pena ou de fato existem as que secam mais rápido?
Quais seriam?

Murilo, aconselho a dar uma olhada no fórum FPN, que tem um zilhão de posts sobre isso:

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/forum/35-ink-reviews/

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/forum/86-ink-comparisons-scans-and-tests/

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/forum/35-ink-reviews/

Minha sensação é que:

muito molhada: Tinta Aurora, shaeffer's

Seca: Pelikan, diamine jet black

Entre elas tem uma infinidade!

michelim

Lembrando que vai depender do papel:

Papel baratex: uma tinta bacana pode vazar a página facim facim, e parecer que o problema é da tinta

Caneta mal regulada pode falhar/ despejar muita tinta

ou seja, não é uma resposta fácil!

Adriano

Citação de: michelim online 26 Setembro 2012 às 20:09:02
Sim! É física pura: quando mais tinta sair, mais demora para secar. Por isso quem gosta de penas grossas ou mesmo que médias mas com bastante fluxo, tem que se habituar com os borrões.

Mudando rapidamente de assunto, recebi ontem um vidro de MB Oyster Grey. Gostei, mas fatalmente tive que compará-la com a Diamine Grey que eu estava usando há umas duas semanas.

Como a caneta esvaziou, enchi com a nova MB. Fiz uma comparação com a mesma caneta, a Pelikan M205. A tonalidade é sempre difícil de verificar pelo computador, especialmente com nuances tão sutis.

Achei a Diamine perfeita porque tem um tom consistente e que se mantém independente do volume de tinta. Ela é realmente cinza, e se tiver que puxar para algo, eu diria que tem um sutil azul que só se revela no swab. Ela é extremamente homogênea. É perfeita, fim de papo.

Já a MB, é muito parecida, mas tem algumas coisas que não gostei muito. O tom é questão de gosto pessoal. Ele é ligeiramente amarronzado na MB. E só se revela, também, no swab. Mas num dos swab que fiz apareceu uma pequena inconsistência de tonalidade, dependendo do volume de tinta. Na escrita, dificilmente nota-se diferença entre as duas. Mas o swab revela que o volume de tinta muda o tom na MB. E o que não gostei muito foi o fato de que a MB parece menos homogênea, parece ter "partículas", o que dá aquela impressão que não gosto, de que é uma tinta preta misturada com água. No swab parece uma tinta suja.

Mas ainda recomendo que experimentem. Não é como a Diamine, mas ainda é uma boa tinta cinza.

Abraços!

Adriano

Passei o dia escrevendo com a MB e reforço a sensação de que ela tem justamente o que não gosto: parece aguada, parece que lavei a caneta, não sequei nem um pouco e botei tinta preta... 

A MB deve ser melhor que muita cinza por aí, mas agora estou achando aque, se acharem para comprar no exterior, barato, experimente. Mas se forem pagar quase R$ 100,00 por ela, pensem duas vezes.

Preciso usar ela em outras canetas para ver no que dá.

Abraços!

Adriano

michelim

Citação de: Adriano online 26 Setembro 2012 às 20:26:44
Citação de: michelim online 26 Setembro 2012 às 20:09:02

Abraços!

Adriano

Passei o dia escrevendo com a MB e reforço a sensação de que ela tem justamente o que não gosto: parece aguada, parece que lavei a caneta, não sequei nem um pouco e botei tinta preta... 

A MB deve ser melhor que muita cinza por aí, mas agora estou achando aque, se acharem para comprar no exterior, barato, experimente. Mas se forem pagar quase R$ 100,00 por ela, pensem duas vezes.

Preciso usar ela em outras canetas para ver no que dá.

Abraços!

Adriano

Adriano, acho a cor cinza meio ingrata....

Já as Sépia/marrom, violeta/roxo, verdes e azuis, são um verdadeiro vício, dá para comprar muitos e muitos modelos diferentes, com tonalidades diferentes, cada uma com a sua personalidade

murilolsd

Obrigado, Mich e Adriano! :)
Acabei de testar uma Parker Quink Azul: achei bem mais "seca" que as tintas Montblanc preta e midnight blue. :-*
Todas as cores de determinada marca apresentam o mesmo comportamento (seco/molhado) ou varia conforme a tonalidade? ???
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 26 Setembro 2012 às 22:24:45
Obrigado, Mich e Adriano! :)
Acabei de testar uma Parker Quink Azul: achei bem mais "seca" que as tintas Montblanc preta e midnight blue. :-*
Todas as cores de determinada marca apresentam o mesmo comportamento (seco/molhado) ou varia conforme a tonalidade? ???
Abraço!
Murilo

Variam conforme a tonalidade

Roncato

Caros,
Segue mais nova aquisição, Esterbrook "J" # 9968, a cor é meio cobre craquelada ou rajada (não sei o termo para este efeito). Ela é linda, nas fotos que estão precárias não da pra identificar direito, tem um brilho discreto, não possui sequer um arranhão ou marca de uso.

Parte I

Roncato

Roncato

edulpj

Parabéns, Roncato!!!!!!

Quem gosta de caneta tinteiro, deve evitar ao máximo comprar uma Esterbrook... Porque depois que comprar, vai rever completamente seus conceitos e o resto das marcas nunca mais será a mesma coisa...

No teu caso, a alegria foi TRIPLA... Esterbrook, modelo J e pena #9668...

Seja MUITO FELIZ com ela, porque felicidade não falta com uma Estie...

murilolsd

Edu, o que a pena #9668 tem de especial além de ser B? ???

Paulo Sergio

"Porque depois que comprar, vai rever completamente seus conceitos e o resto das marcas nunca mais será a mesma coisa... "

Realmente cada um tem um gosto...
Não acho as canetas dessa marca tudo isso... mas respeito sua opinião!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Citação de: murilo online 28 Setembro 2012 às 18:49:26
Edu, o que a pena #9668 tem de especial além de ser B? ???

A #9668, é uma pena MÉDIA FIRME, ou seja, nem elástica, nem rígida. Como toda pena da série "9", tem insert de metal duro na ponta (o popular "irídio"). É na minha opinião a melhor pena que a Esterbrook fabricou...

edulpj

Citação de: Paulo Sergio online 28 Setembro 2012 às 20:03:47
"Porque depois que comprar, vai rever completamente seus conceitos e o resto das marcas nunca mais será a mesma coisa... "

Realmente cada um tem um gosto...
Não acho as canetas dessa marca tudo isso... mas respeito sua opinião!!!
Abraço
Paulo Sergio

Tem ou já teve uma???

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio