Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

murilolsd

Citação de: edulpj online 28 Setembro 2012 às 20:07:51
Citação de: murilo online 28 Setembro 2012 às 18:49:26
Edu, o que a pena #9668 tem de especial além de ser B? ???

A #9668, é uma pena MÉDIA FIRME, ou seja, nem elástica, nem rígida. Como toda pena da série "9", tem insert de metal duro na ponta (o popular "irídio"). É na minha opinião a melhor pena que a Esterbrook fabricou...

Obrigado, Edu! :)

Paulo Sergio

Citação de: edulpj online 28 Setembro 2012 às 20:10:36
Um dia você descobre...

Duvido...
A primeira tenho há mais de 10 anos... uso com frequência... não "desgosto" dela... mas para mim é comum!!!
Digo novamente... respeito seu gosto!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Deixa eu tentar entender... Comum, significa que ela tem algo em comum com outras canetas, certo??? Gostaria de conhecer essas características "comuns"...

Paulo Sergio

Amigo...
Nem vem...
Sua filosofia é sua... seu entendimento é seu... seu gosto por esse tipo de caneta é seu!!! ;) ;) ;)
A minha é diferente... tenho várias canetas tinteiro, e afirmo, de forma diferente da sua, que uma Ester não é o "ó do borogodó", entende?
Aliás, creio que cada caneta nos proporcione um tipo diferente de sensação, de modos que podemos, simplesmente, dizer que "uma escreve assim, a outra assado"... ;) ;) ;)
Eu, pelo menos, não tenho nenhuma caneta como predileta... gosto das que tenho, admirando e entendendo os predicados de cada uma!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

murilolsd

Edu,
o que as esterbrook tem de diferencial em sua opinião?
Quais vc tem ou teve (pura curiosidade)?
Abraço,
Murilo

edulpj

De trás pra diante... Dua SJ, Duas LJ e uma J... Sem contar duas lapiseiras J.

O que elas têm de diferencial?

1. Parede com o DOBRO da espessura que se usava na época. Encontrar uma Esterbrook quebrada com uso normal, é quase impossível;

2. Pena substituível sem mão-de-obra ou ferramentas especiais. Manutenção garantida;

3. A maior variedade de tipos de pena de todos os tempos;

4. A maior variedade de cores por modelo de todos os tempos;

5. Ausência de metais revestidos. Apenas aço inoxidável;

Esses são apenas os diferenciais que lembrei... Tem muitos outros... Esterbrook, saiu da esfera de caneta e entrou no patamar da religião...

murilolsd

Legal, Edu!
As SJ são menores, certo? A pegada delas é boa?

Edanro

Edu, gostaria de contar com seu auxílio. Tens opinião sobre o ano de fabricação da tinta da Sheaffers's Skrip "Permanent Royal Blue"? Comprei um frasco destes de 16 oz, praticamente intacto, testei a tinta e me pareceu em perfeitas condições de uso.

Grato
Edanro

edulpj

Citação de: murilo online 28 Setembro 2012 às 20:51:23
Legal, Edu!
As SJ são menores, certo? A pegada delas é boa?

Tudo começou com a "J". Aí eles lançaram a "LJ", que tem o mesmo comprimento da "J", mas um diâmetro menor... Por último, saiu a "SJ", que tem o mesmo diâmetro da "LJ" mais é um pouco mais curta. Observe, que a "SJ" é mais curta que a "LJ" apenas para trás da alavanca de abastecimento. A "pegada" dos três modelos é ótima...

edulpj

Citação de: Edanro online 28 Setembro 2012 às 21:00:41
Edu, gostaria de contar com seu auxílio. Tens opinião sobre o ano de fabricação da tinta da Sheaffers's Skrip "Permanent Royal Blue"? Comprei um frasco destes de 16 oz, praticamente intacto, testei a tinta e me pareceu em perfeitas condições de uso.

Grato
Edanro

Só usei um frasco de tinta Sheaffer até hoje... Mas tem uma regra prática que vale pra qualquer tinta de estoque antigo... Se não houver sedimentos no fundo, pode usar sem susto...

michelim

Citação de: edulpj online 28 Setembro 2012 às 20:10:36
Um dia você descobre...

Um dia descobre que existe vida acima dos 100 dólar....
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Tem acima, abaixo e dos lados... É só saber procurar...

murilolsd

Edu,
tem Esterbrook com pena extrafina #1550 e #9550.
Qual a melhor e por que?
Obrigado!

edulpj

As penas Esterbrook existiam por "famílias".... É o primeiro dígito do código. As famílias #1xxx e #2xxx não tinham o insert de metal duro na ponta (o "irídio"). A família #9xxx tem o insert. Os três algarismos seguintes, determinam o tipo de ponta. No caso, penas finas #1550 ou #9550, ambas têm a mesma característica de escrita, mas a segunda tem insert de metal duro na ponta, o que a torna mais durável e mais macia de escrita.

edulpj

http://www.snyderfamily.com/current/estienibs.htm

É o "mapa da mina" das penas Esterbrook. Tem as descrições das penas das séries 1, 2, 3, 8 e 9...

murilolsd

Muito obrigado, Edu!
Quem sabe, sabe. ;)
Ótimo final de semana!
Murilo

edulpj

Dica: Se você procura uma pena Esterbrook extra fina, ao invés da #9550, procure comprar a #9555. A bitola é a mesma, porém a #9555 era uma pena feita para ESTENOGRAFIA na variante Gregg Shorthand. Na estenografia, é comum escrever "desenhando", ou seja não se escreve apenas "puxando" a pena e sim com muito movimento de puxar e EMPURRAR. Para tanto, a pena estenográfica, arranha menos quando empurrada do que a pena comum, o que significará maior maciez na escrita.

Não sei se consegui explicar direito, mas é por aí...

michelim

Citação de: michelim online 13 Setembro 2012 às 13:17:35
Citação de: FALCO online 13 Setembro 2012 às 13:16:07
Citação de: michelim online 13 Setembro 2012 às 13:13:07essa é a 540

Você tem a 530 também?

tenho sim, o pistão da 540 sobe um pouco mais que da 530, deixando com que fique com mais volume útil

eu tentei comprar a vac 700 mas o vendedor não manda mais pra cá

Adriano, consegui comprara a minha 700 com o Writing Desk na Inglaterra, e vi que eles tem a 540 com pena M.

http://thewritingdesk.co.uk/showproduct.php?brand=TWSBI&range=Diamond+540+colours&cat=pens

Fica a dica
MIch

michelim

Uma das coisas que eu acho bacana neste negócio de coleção é como nossos mimos são guardados. Olhem o que esse cara fez:

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/230223-how-i-display-my-collection/

Acho interessante também quem consegue os displays dos vendedores ( tanto de canetas quanto de relógios) para deixar os mimos.....

Mich