Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Citação de: Paulo Sergio online 28 Setembro 2012 às 20:39:37

Eu, pelo menos, não tenho nenhuma caneta como predileta... gosto das que tenho, admirando e entendendo os predicados de cada uma!!! ;) ;) ;)

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Pandolfi

Roncato, parabéns pela Estie, linda mesmo, parece com a minha...
Grande abraço.
Pandolfi

Roncato

Edu, obrigado! Estava a um tempão procurando uma J, dei uma sorte tremenda.
Querido Pandolfi, tamo junto então... tks!
Descobri nas Estie uma coisa que me agrada muito, fluxo de tinta bem molhado com bom encaixe na "minha" mão... Neste sentido tenho algumas Sheaffer/outras que me agradam muito também.
Nossa bela contenda de opiniões. Super sentido ao fim do fórum, também não tenho ainda uma predileta gosto de todas, porém, tem algumas que mesmo inconscientemente acabo sendo tendencioso a elas.
Há algumas semanas fiz uma pergunta sobre a Monteverde, várias opiniões. Pedi uma TWSBI 540 (1,5mm), e devido minha fixação por vinhos pedi também uma Monteverde Napa. Ambas na Goulet, quando chegar vou tirar as próprias conclusões, claro que não foi totalmente no escuro, conversei com alguns colegas antes de tomar a decisão.
Abr.

edulpj

As "J", Roncato, acabaram se tornando mais difíceis de obter, pois é o primeiro modelo da série "J". Nessas, as "LJ" e "SJ" acabaram "sobrando", ou melhor, são um pouquinho mais abundantes no mercado. Tenho apenas UMA "colorida" é uma "SJ" vermelha que comprei NOS... É uma caneta que tem uma inscrição de uma escola profissionalizante da cidade de Muskegon - MI. A caneta era presenteada aos formandos da escola. Meu exemplar, casualmente caiu na mão de um cara que tinha "gostos mais finos" e não quis uma Esterbrook, uma caneta que na época era para o "populacho"... Ela ficou encaixotada na caixa original e foi vendida pelo neto do dono original. Nunca utilizada, está com o "ink sac" original inclusive.

As outras, são todas pretas. Tenho uma "LJ" preta com uma inscrição que se tornou célebre inclusive... Trata-se das famosas BELL SYSTEM PROPERTY... A empresa telefônica Bell, hoje AT&T, fornecia canetas para seus funcionários da área administrativa. Quando saíssem da empresa, deveriam DEVOLVER as canetas... Mas o tempo passou, as esferográficas entraram no mercado pra valer e as "BELL" caíram no mercado de colecionismo...

As Esterbrook, fazem sucesso com os colecionadores, dada a imensa variedade de diferenciações... As "coloridas", eram fornecidas em sete cores... Havia épocas em que eram originalmente fornecidas em duas cores (tampa diferente do corpo). Mais tarde, vieram as "ICICLE", canetas coloridas onde o padrão de rajado não era aleatório e sim listrado no comprimento... Teve também VARIANTES CONJUNTURAIS, como por exemplo as Esterbrook do período da guerra. Para entrar no esforço de guerra e economizar aço inoxidável (material de importância estratégica...), a Esterbrook lançou muitas canetas em o anel metálico de reforço da boca da tampa. Esses modelos "no ring", chegam a quadruplicar de preço.

Houve ainda, TRÊS MODELOS de formato da alavanca de abastecimento...

Houve ainda, canetas fabricadas nos EUA, Canadá, Reino Unido (era fabricada sob licença pela Conway-Stewart) e até mesmo no nosso AMADO BRASIL... As Esterbrook "J" brasileiras, não tinham a alavanca de abastecimento e são consideradas por muitos colecionadores como RARÍSSIMAS...

Todas essas variações, dão uma idéia bem razoável do tamanho que pode atingir uma coleção de Esterbrook onde o colecionador resolva ter todos os modelos... Sem dúvida, uma caneta que transcendeu o limite da CANETA e entrou no universo da DEVOÇÃO...

murilolsd

Citação de: edulpj online 29 Setembro 2012 às 09:38:48
Dica: Se você procura uma pena Esterbrook extra fina, ao invés da #9550, procure comprar a #9555. A bitola é a mesma, porém a #9555 era uma pena feita para ESTENOGRAFIA na variante Gregg Shorthand. Na estenografia, é comum escrever "desenhando", ou seja não se escreve apenas "puxando" a pena e sim com muito movimento de puxar e EMPURRAR. Para tanto, a pena estenográfica, arranha menos quando empurrada do que a pena comum, o que significará maior maciez na escrita.

Não sei se consegui explicar direito, mas é por aí...

Explicação perfeita, Edu!
Será que obtemos a mesma maciez com a #1555?

edulpj

Na prática, a série #1xxx e a série #2xxx são a mesma coisa. A série #2xxx foi lançada para AUMENTAR a oferta de modelos. Ao invés de lançar opções que não existiam na série #1xxx eles criaram uma série nova. Tanto a #1555 quanto a #2555 são a mesma pena. Ambas não têm o insert de metal duro.

Em tempo: Há muitas penas Esterbrook #1xxx e #2xxx que são extremamente macias. É difícil acreditar que elas não tenham o insert. Tenho uma #2668 (que adaptei numa caneta Koh-I-Noor), que não deve nada para as minhas #9668...

Filipeandrade

Boa tarde amigos, esse tópico das canetas estão pra lá de interessantes.

E Edu, quantas explicações em?

Hoje venho aqui com muito prazer para agradecer o nobre gesto do nosso amigo Murilo!

Há algum tempo, recebi uma caneta muito legal, interessante e bonita!
Um presente do Murilo. :o :o

Desde então, venho escrevendo nela todos os dias! E adaptei muito com ela!

Pena grande! ;)

Olhem só como veio:

Completa com todos acessórios, no ponto de bala! Só chegar e escrever 8) 8)

Muito obrigado amigo Murilo! Admiro-lhe muito e saiba que estou muito feliz por seu presente!
Desculpe qualquer coisa.

Abraços e tudo de bom do seu amigo Filipe Andrade.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

michelim

Muito bacana o gesto do Murilo, parabéns!!

Quanto a tinta, eu gosto bastante do tom da Waterman Bue-Black, estou com esta tinta na minha pelikan M1000 com pena fina neste exato momento!

murilolsd

Valeu, Filipe!
Fico muito feliz que a caneta esteja em boas mãos. :)
Forte abraço!
Murilo

Pandolfi

Aí, Murilo, generoso como sempre...
Grande abraço.
Pandolfi

Filipeandrade

Valeu Murilo, pode contar comigo sempre!

Abs

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

murilolsd

Olá, pessoal!
Alguém saberia me dizer a partir de que época as montblanc meisterstuck passaram a ser vendidas com o código gravado no anel do clipe.
Já vi MBs 146 e 149 que não apresentavam gravação nenhuma no anel do clipe, com apenas "germany" gravado e com o "germany" e um código numérico gravados.
Existe alguma lógica temporal nisso?
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 05 Outubro 2012 às 08:15:57
Olá, pessoal!
Alguém saberia me dizer a partir de que época as montblanc meisterstuck passaram a ser vendidas com o código gravado no anel do clipe.
Já vi MBs 146 e 149 que não apresentavam gravação nenhuma no anel do clipe, com apenas "germany" gravado e com o "germany" e um código numérico gravados.
Existe alguma lógica temporal nisso?
Abraço!
Murilo

A gravação do numero de série começou em 1991.

Dá uma olhada em
http://captainchang.com/pens/montblanc.html

Serial Numbers and Pix

Montblanc introduced serial numbers in 1991 in some sort of attempt to counter the replica/counterfeit market. This has not been particularly effective. In general, all Montblancs made after 1991 should have a serial number, but remember that there are still a considerable number of used pens that date from before that, so lack of a serial number may mean only that it is an older pen. The font of the serial number has changed at least once; the early ons (such as my 1991 MB146) is block-lettered, while current ones use a font that resembles the computer-readable numbers in a personal check. I am not sure when the switch occurred.

To make matters more complicated, Montblanc does reuse serial numbers (they are issued randomly with no discernable pattern), so two pens with the same serial number could still be genuine. It is likely that they would be different models and separated by many years in time, though. I am told they do not keep any database of serial numbers except for the limited edition pens.

Around 1997, Montblanc introduced the "Pix" mark as a further anti-counterfeiting feature. Often you will find this on the cap band as well as a much less obvious place: the underside of the clip. However, the presence or absence of this mark does not mean the pen is fake/real; many modern counterfeits dutifully include the Pix mark as well, including on the underside of the clip (for the higher-quality fakes). I think the clip underside one is the more common one; putting Pix on the cap band is a more recent thing (some time in the 2000s; I've heard 2006 quoted).

E aqui tem como datar as 149:
http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/170282-dating-montblanc-149s/

Paulo Sergio

Excelentes dicas amigo Mich...  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

murilolsd

edulpj

Que caneta você usou ou vai usar hoje para assinar a lista de presença na Eleição???

Datas especiais exigem canetas especiais... Minha escolha: Parker 51 Special - Tinta Parker Super Quink Azul Real Permanente

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Pandolfi

Citação de: edulpj online 07 Outubro 2012 às 10:34:56
Que caneta você usou ou vai usar hoje para assinar a lista de presença na Eleição???
Datas especiais exigem canetas especiais... Minha escolha: Parker 51 Special - Tinta Parker Super Quink Azul Real Permanente
Eu usei minha Parker 45 azulada com tinta Parker Azul-Negra.
Grande eleição, meus candidatos ganharam.
Pandolfi

edulpj

Aqui, o atual prefeito liquidou a fatura no primeiro turno. Reeleito com 82% dos votos válidos...

murilolsd

Qual o "topo de gama" atual da Parker nas tinteiras?
Penso que na MB é a 149, na Pelikan é a M1000, mas e na Parker?