Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Sergiorj2016

A tinta HHC tem suas peculiaridades, mas tem funcionado bem nas minhas canetas de C/C, não utilizo em caneta com reservatório de borracha.
A cor é linda e deixa a pena deslizando suavemente.
A Pilot azul é muito boa, pena não ter o vidrão na cor preta.
Muito bonita essa caneta "RESTO" Centropen dream!

mestreaudi

A Irish Green é linda!! Belo tom de verde!!  ;)

A Racing Green, pelo menos no meu monitor, parece mais cinza/ preta do que verde!! Deve ser um tom bem escuro mesmo!!

Abs
Rafael.

Pandolfi

Este link do FPN mostra receitas para todo tipo de tinta:
http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/forum/126-inky-recipes/
Grande abraço.
Pandolfi

FALCO

Citação de: mestreaudi online 31 Julho 2012 às 10:22:22...A Racing Green, pelo menos no meu monitor, parece mais cinza/ preta do que verde!! Deve ser um tom bem escuro mesmo!!

Rafa, eu diria que a tinta é, predominantemente, verde-oliva.
O tipo do papel, da pena, do "scanner", regulagem do monitor e etc. podem influir nesta percepção, principalmente neste tipo de tinta, com muita "sombra".
Se vale 4~5 vezes mais que um vidro normal não sei, se merece o "hype" todo não sei, mas é, provavelmente, a tinta mais legal que já usei.
A Noodler's e a Diamine estão tentando tem uns 3~4 anos replicar o tom e comportamento dela e nem perto de sucesso...
Desta experiência (na minha opinião, não confirmado) deve ter saído a linha de tintas da Noodler's que faz sombra de outra cor, como por exemplo a "rome burning", "black swan in english roses", "black swan in australian roses" e etc.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

michelim

Falco, Obrigado pelo review das tintas!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

mestreaudi

Rafael.

wendrys

Ae gente minha caneta já chegou.. to feliz de mais, só que tem um problema, Eu nao faço a minima ideia de como colocar a tinta, nao buraco em lugar nenhum, nao sei tenho que fazer um buraco ou se eu tenho que cortar. Alguém me ajuda ai por favor.

Adriano

Tá falando sério?

Abraços!

Adriano

Pandolfi

Amigo, se você não estiver nos gozando, muita calma nesta hora, vamos por partes...
Perdi o bonde da história, mas qual caneta você comprou?
Mostre uma foto dela destampada, diga a marca, modelo...não tem que fazer furo nenhum.
Ou mande o link da compra para alguém daqui por MP.
Grande abraço.
Pandolfi

wendrys

RSRSRSRSRSRS    consegui agora :P, nossa nem acredito que eu nao tinha conseguido. Mas enfim, desculpa a pergunta idiota ai RSRSRSRSRS ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Pandolfi

Citação de: wendrys online 02 Agosto 2012 às 10:08:56
RSRSRSRSRSRS    consegui agora :P, nossa nem acredito que eu nao tinha conseguido. Mas enfim, desculpa a pergunta idiota ai RSRSRSRSRS ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Até que a pergunta não é tão idiota assim...
Tem amigo no forum que não sabe dar corda em relógio direito...rsrsrsrsr
Grande abraço.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Salve!

Oxe!  ::)

Mas,...
...brincadeiras à parte,... (bem entendido)

É mesmo perguntando que a gente fica sabendo...  ::)

E,...
Poste uma fotinha, aí da tal caneta, wendrys...

Só para matar a nossa curiosidade...
Pelo menos a minha, Sô!
;)   8)

Abraços,
Alberto

edulpj

Wendrys

Não vejo mal algum quando um INICIANTE encontra dificuldades com abastecimento. Pelo que consegui entender, você estava com dificuldades para ENCAIXAR O CARTUCHO no lugar, certo??? Essa é uma operação preocupante para os iniciantes. Tem canetas que parece que vão quebrar nessa hora. É perfeitamente natural que alguém que acabou de comprar uma caneta, fique com receio de forçá-la demais...

Continue perguntando. Sempre terá alguém aqui pra te ajudar...

Roncato

Rs! Normal! A caneta creio que que seja uma Parker Frontier se não me falha a memória. Certo Wendrys?

wendrys

Vou postar uma o mais rápido possível Alberto, vou tentar postar amanha mesmo.
Realmente edulpj, dá uma sensação de que vai quebrar, mas fora isso já aprendi agora e estou aproveitando ao máximo. Fiz um teste com a tinta já que eu tinha lido em alguns posts anteriores que alguns tipos de tinta são laváveis, mas isso nem me preocupa muito não, até por que não assino coisas muito importantes ainda, mas fora isso tá tudo OK. Já estou até dando uma olhada em outras canetas aqui, agora estou à procura de uma com pena fina, por que eu não gostei muito da média.

FALCO

Eu não sei se esta é a forma correta, mas a melhor que achei para carregar as Lamy Safari/Vista é colocar o cartucho ainda lacrado dentro do corpo e rosquear este à seção. Desta forma o cartucho encaixa de forma correta e sem exercer forças erradas/demasiadas. Antes, eu prendia o cartucho na seção com a mão e mais de uma vez usei força demais e deformei a "boca" do mesmo.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

edulpj

Citação de: Pandolfi online 04 Agosto 2012 às 12:12:19
wemdrys, veja alguns links sobre enchimento de canetas:
http://www.lojavirtualsegura.com.br/atendimento_2091_3398_sistemas_de_abastecimento_das_canetas_tinteiros.loja
http://www.starfountainpen.com.br/mostrarartigo.asp?codi=37
http://www.vintagepens.com/filling_instructions_vintage_pens.shtml
Além dos cartuchos e conversores que é só encaixar no local apropriado.
Grande abraço.
Pandolfi

Apenas reforçando, Pandolfi... Em algumas - raras - marcas de canetas com abastecimento cartucho/conversor, os conversores se assentam na posição correta POR ROSCA. Exemplos (que eu lembro agora...): AT Cross (EUA/China) e Kaigelu (China). Já vi arrebentarem uma Cross "zerobala" tentando puxar o conversor...

edulpj

Arranque... Um problema para canetas tinteiro, intensificado em canetas de baixo fluxo e mais ainda quando se usa tintas de secagem muito rápida. O arranque, é a capacidade da caneta de escrever "de bate-pronto". Temendo vazamentos, a quase totalidade dos fabricantes de canetas tinteiro, projetou-as para ficar com a pena pra cima quando elas estão no local mais perigoso para vazamentos: O BOLSO DA CAMISA...

Por maiores que sejam as diferenças entre marcas e modelos, a maioria das canetas é composta de uma peça chamada "nib section", que é o "chassi" da caneta, ou seja, a peça onde são fixados o conjunto pena/alimentador e o sistema de abastecimento. Fechando o sistema de abastecimento, vem o corpo ou "barrel" como chamam os estadunidenses. A tampa termina o baile, quase sempre sendo equipada com uma presilha ou "clip", que é usada quase universalmente para fixar a caneta por dentro do bolso da camisa do usuário.

Com a pena pra cima, os riscos de acidentes são bem baixos, mas em contrapartida, podemos prejudicar o arranque, principalmente se escrevemos pouco e ficamos com a caneta no bolso por períodos prolongados.

Há cerca de um ano, conheci a Koh-I-Noor 7240, uma caneta fabricada pela prestigiadíssima empresa Tcheca Koh-I-Noor, a criadora do grafite de escrita como o conhecemos hoje e que tem tradição no fabrico e projeto de instrumentos de escrita de alta qualidade desde 1790...

Sempre fui um admirador da tecnologia tcheca. Os tchecos, sempre resolveram problemas tecnológicos clássicos, fugindo do "senso comum" e não raramente, fornecendo projetos ainda melhores dos que os demais mortais propuseram. Quem já teve uma moto Jawa, ou uma arma CZ, ou um automóvel Tatra, sabe o que estou falando...

Há pouco tempo, achei uma Koh-I-Noor 7240 num leilão no eBay britânico por um preço bem acessível (quando a conheci, o preço era bem salgado...). A caneta chegou e passo as impressões...

edulpj

Design

Não tive muita paciência para fotografar minha caneta (prefiro gastar tempo escrevendo ;-), portanto utilizei imagens comerciais. A caneta, é fabricada para ser armazenada com a pena para baixo. Seu clipe é portanto fixado no corpo e não na tampa. No final do corpo, há um "falso botão", ou melhor, o corpo termina parecido com um botão, mas na verdade, não há movimento na peça. Esse "falso botão", serve para fixar a tampa na posição "posted"...

A caneta, é inteiramente construída em ALUMÍNIO, tampa, corpo e "nib section". Partes esmaltadas em preto e partes anodizadas incolor.

Existem duas versões da caneta. A minha é exatamente igual à da foto. A outra versão, inverte as cores, sendo anodizada incolor onde a primeira versão é preta e vice-versa.