Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Pandolfi

Citação de: FALCO online 18 Agosto 2012 às 18:32:08
Citação de: Pandolfi online 18 Agosto 2012 às 16:09:01Agora, com perdão da ignorancia, o que é "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez" nos meios canetistas?
Olá Pandolfi, este "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez" é o padrão do corpo da caneta, algo quadriculado...
Ótimo saber que estão bem conservadas, todas ótimas canetas...
Parabéns

Meu prezado, justamente isso, ela é quadriculada, linda, bem escura...
Grande domingo.
Pandolfi

Pandolfi

Citação de: michelim online 17 Agosto 2012 às 20:45:27
Pandolfi, alguma dessas tem pena flexivel?

Michelim, não sei se as penas são flexíveis, isto não entendo bem...explique pra gente...
Abração.
Pandolfi

michelim

Citação de: Pandolfi online 19 Agosto 2012 às 10:06:45
Citação de: michelim online 17 Agosto 2012 às 20:45:27
Pandolfi, alguma dessas tem pena flexivel?

Michelim, não sei se as penas são flexíveis, isto não entendo bem...explique pra gente...
Abração.
Pandolfi

Oi PAndolfi,

Quando você escreve com elas, as pontas se abrem, fazendo o traço variar a espessura?
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Pandolfi

Vou testá-las na semana que vem...aí vou observar este detalhe...
Bom domingo.
Pandolfi

michelim

Citação de: Pandolfi online 19 Agosto 2012 às 10:40:17
Vou testá-las na semana que vem...aí vou observar este detalhe...
Bom domingo.
Pandolfi

Obrigado,

se puder, poste um review escrito a mão..

Pandolfi

Michelim, fique tranquilo que vou fazer um review escrito a mão.
Grande abraço.
Pandolfi

Adriano

Mich, das tintas novas da MB, qual equivale à antiga blue-black? É a midnight blue? E a antiga sépia e bordô? Porque se mudaram, vou começar a economizar elas ao máximo!

Abraços!

Adriano

michelim

Citação de: Adriano online 19 Agosto 2012 às 17:59:23
Mich, das tintas novas da MB, qual equivale à antiga blue-black? É a midnight blue? E a antiga sépia e bordô? Porque se mudaram, vou começar a economizar elas ao máximo!

Abraços!

Adriano

Oi Adriano, a blue black virou a midnight blue. Essa é a permanente iron gall.

Quanto à sépia e a bordô eu nunca usei, eu tenho uma tofee brown que é bem barrom...

michelim

michelim

Roncato

Amigo Pandolfi :D,
Coisa linda esta aquisição dos exemplares da Conway, em especial a tabuleiro de xadrez...
Tenho uma esfero com o mesmo motivo, depois posto uma fotinha dela, é muito tradicional e ao mesmo tempo atualíssima. Sempre estou com essa esfero ou um Lamy Safari Roller no bolso, pois, jamais empresto uma tinteiro para meus meus amigos e colegas do trabalho. Diz a regra, uma boa pena adaptada para sua empunhadura, vale por dezenas de penas novinhas em folha...rs! Sem contar que a primeira e ultima vez que emprestei a minha Compactor Solo para um par aqui fazer uma anotação o dito a deixou cair e ficou vazando um pouco, ainda bem que é de fácil manuseio e manutenção esse exemplar!!!

:o Mich
Fiquei pirado com estes vidros de MB e com os elucidativos ao extremo exemplos de cores que postou. Parabéns!!!!

Pessoal, uma dúvida técnica.

Tenho me atrevido a "fuçar" ;D em algumas canetas para a prender sobre o funcionamento, por enquanto estou nas chinesinhas baratas e conversores que encontro nas lojinhas da 25 de Março. Já destruí umas duas. Numa dessas minhas peripécias descobri que o encaixe (aquela pontinha) do alimentador nem sempre fica justo no conversor ou cartucho, pensando assim chego a conclusão que muitas vezes ou na maioria das vezes o conversor/cartucho prendem realmente no início da  grip section ao invés de ficar entalados no biquinho do alimentador. Correto ??? Ou não :-\

Neste mesmo dia, com este alimentador peguei um estilete e fui abrindo um pouco mais suas ranhuras, apenas de leve afastando-as tanto as horizontais, quanto as verticais. Fiz como se estivesse desobstruindo os caminhos, quando montei a pena e testei tive uma grata surpresa. O fluxo de tinta melhorou pacas, até avivou a cor da escrita!!!

Abraço a todos e boa semana! 

michelim

Roncato, estaws canetas não são feitas para serem reparáveis, cuidado para não arruinar o alimentador na hora de retirar.

aconselho a comprar o da-book do frank dubiel, que tem muita informação sobre o reparo de canetas tinteiro, são 20 pratas que podem salvar muitas de suas canetas
http://www.richardspens.com/?page=accessories/dabook.htm

abraço ]

mich

Adriano

Legal Mich!

Eu gosto muito da antiga sépia da MB, mas a atual tofee brown é diferente, o que significa que a antiga sépia está extinta, acho... uma pena.

Abração!

Adriano

Roncato

Citação de: michelim online 20 Agosto 2012 às 11:00:18
Roncato, estaws canetas não são feitas para serem reparáveis, cuidado para não arruinar o alimentador na hora de retirar.

aconselho a comprar o da-book do frank dubiel, que tem muita informação sobre o reparo de canetas tinteiro, são 20 pratas que podem salvar muitas de suas canetas
http://www.richardspens.com/?page=accessories/dabook.htm

abraço ]

mich

Opa. Obrigado pelas dicas Mich!

Abr.

FALCO

Citação de: Roncato online 15 Agosto 2012 às 08:24:00Caros amigos! bom dia!
Se algum de vocês já uso a stub 1,5mm ou 1,9mm da Lamy, gostaria de obter suas impressões, ou até mesmo um Review se possível... ???
Tks!

Missão dada é missão cumprida...

disclaimer:
mais comum que "a regra é clara" é "escrever é ⅓ pena, ⅓ tinta e ⅓ papel"...
com o desuso estou desaprendendo à escrever...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

edulpj

Citação de: Roncato online 20 Agosto 2012 às 10:55:18

Pessoal, uma dúvida técnica.

Tenho me atrevido a "fuçar" ;D em algumas canetas para a prender sobre o funcionamento, por enquanto estou nas chinesinhas baratas e conversores que encontro nas lojinhas da 25 de Março. Já destruí umas duas. Numa dessas minhas peripécias descobri que o encaixe (aquela pontinha) do alimentador nem sempre fica justo no conversor ou cartucho, pensando assim chego a conclusão que muitas vezes ou na maioria das vezes o conversor/cartucho prendem realmente no início da  grip section ao invés de ficar entalados no biquinho do alimentador. Correto ??? Ou não :-\

Neste mesmo dia, com este alimentador peguei um estilete e fui abrindo um pouco mais suas ranhuras, apenas de leve afastando-as tanto as horizontais, quanto as verticais. Fiz como se estivesse desobstruindo os caminhos, quando montei a pena e testei tive uma grata surpresa. O fluxo de tinta melhorou pacas, até avivou a cor da escrita!!!

Abraço a todos e boa semana! 

O canal do alimentador, PODE PERFEITAMENTE ser retrabalhado. Uma caneta que freqüentemente é retrabalhada para aumentar fluxo, é a Parker Sonnet, que é considerada SECA (baixo fluxo) pela maioria de seus usuários. Mas para retrabalhar um alimentador, é necessário DESMONTAR o conjunto pena/alimentador. Outra coisa... Para aumentar o canal, é necessário fazer em etapas, pois se passar do ponto, teremos uma caneta HEMORRÁGICA e um alimentador sucateado.

A ferramenta também é importante. Já vi gente usar gilete, estilete Olfa, bisturi etc. A melhor ferramenta para isso, é uma CURETA DE DENTISTA. Nas "dentais" (lojas de material odontológico), tem pra tudo que é tamanho e jeito. Outra coisa: Nunca fazer isso a olho nu. O ideal, é ter um aparato de fixação e usar uma lupa (pode ser as lupas monóculo de relojoeiro) sempre...

michelim

Roncato

Falco, muito obrigado pela informação. Ótima imagem, parabéns!

Minha 78g stub na régua aparentemente tem pouco mais de 1mm, não sei se chega a 1,5mm. Minha dúvida é se parto para para 1,5mm ou 1,9mm na Lamy, tendo em vista que é muito simples trocar somente a pena caso eu não goste do tamanho escolhido.

Abraço

Roncato

CITAÇÃO edulpj:
O canal do alimentador, PODE PERFEITAMENTE ser retrabalhado. Uma caneta que freqüentemente é retrabalhada para aumentar fluxo, é a Parker Sonnet, que é considerada SECA (baixo fluxo) pela maioria de seus usuários. Mas para retrabalhar um alimentador, é necessário DESMONTAR o conjunto pena/alimentador. Outra coisa... Para aumentar o canal, é necessário fazer em etapas, pois se passar do ponto, teremos uma caneta HEMORRÁGICA e um alimentador sucateado.

A ferramenta também é importante. Já vi gente usar gilete, estilete Olfa, bisturi etc. A melhor ferramenta para isso, é uma CURETA DE DENTISTA. Nas "dentais" (lojas de material odontológico), tem pra tudo que é tamanho e jeito. Outra coisa: Nunca fazer isso a olho nu. O ideal, é ter um aparato de fixação e usar uma lupa (pode ser as lupas monóculo de relojoeiro) sempre...

É isso Edu, fiz na maior cautela, bem na "manha do gato" mesmo. Tive a noção que se abrisse muito a tinta poderia passar direto e começar a pingar pela pena.

FALCO

Citação de: michelim online 21 Agosto 2012 às 14:35:07Falco gostei da tinta!!
Bonita mesmo.
Comprei porque achei que ficaria - e ficou - legal dentro de uma TWSBI 530 transparente que tenho aqui...

Citação de: Roncato online 21 Agosto 2012 às 15:33:05Falco, muito obrigado pela informação. Ótima imagem, parabéns!
Minha 78g stub na régua aparentemente tem pouco mais de 1mm, não sei se chega a 1,5mm. Minha dúvida é se parto para para 1,5mm ou 1,9mm na Lamy, tendo em vista que é muito simples trocar somente a pena caso eu não goste do tamanho escolhido.
Abraço

Então... precisa medir no paquímetro, no olho é difícil acertar... Para mim, o 1,5mm é o máximo e ideal, o 1,1mm perde um pouco do stub, se confundindo com uma B e 1,9mm é para quem tem letra maior que a minha, ou assinatura... considerando o valor, compra todas, como disse, é mole trocar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!