Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

michelim

Citação de: FALCO online 21 Agosto 2012 às 19:23:45
Citação de: michelim online 21 Agosto 2012 às 14:35:07Falco gostei da tinta!!
Bonita mesmo.
Comprei porque achei que ficaria - e ficou - legal dentro de uma TWSBI 530 transparente que tenho aqui...

Citação de: Roncato online 21 Agosto 2012 às 15:33:05Falco, muito obrigado pela informação. Ótima imagem, parabéns!
Minha 78g stub na régua aparentemente tem pouco mais de 1mm, não sei se chega a 1,5mm. Minha dúvida é se parto para para 1,5mm ou 1,9mm na Lamy, tendo em vista que é muito simples trocar somente a pena caso eu não goste do tamanho escolhido.
Abraço

Então... precisa medir no paquímetro, no olho é difícil acertar... Para mim, o 1,5mm é o máximo e ideal, o 1,1mm perde um pouco do stub, se confundindo com uma B e 1,9mm é para quem tem letra maior que a minha, ou assinatura... considerando o valor, compra todas, como disse, é mole trocar...

Falco, antes o vendedor mandava por USPS, bem baratinho, depois ele começou a mandar apenas por fedex, aí o total me desestimulou a comprar a caneta vacuum fill.

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Roncato

Citação de: FALCO online 21 Agosto 2012 às 19:23:45

Então... precisa medir no paquímetro, no olho é difícil acertar... Para mim, o 1,5mm é o máximo e ideal, o 1,1mm perde um pouco do stub, se confundindo com uma B e 1,9mm é para quem tem letra maior que a minha, ou assinatura... considerando o valor, compra todas, como disse, é mole trocar...

Caro Falco!
Medida, minha 78g é 1,1mm, justinha no paquímetro. Agradeço a dica!!

edulpj

Chegou hoje minha primeira Conway Stewart... O modelo é denominado Shorthand. Equipado com pena de ouro 14k, tem corpo em polímero preto, alavanca de abastecimento, anel da tampa e clipe folheados a ouro.

Comprada em sucata, estava com o "ink sac" petrificado. Desmontada, lavada, ink sac substituído, corpo e metais polidos, está pronta pra voltar à vida. Amanhã, se tudo correr bem, vai ter seção de fotos...

Filipeandrade

Amigo Edu,

Não deixe de compartilhar.

Abs

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

edulpj

Ela tava lá num lote de sucata de canetas... O vendedor no ML, foi muito sincero ao declarar o estado da caneta... Mas restaurar, sempre é um desafio apaixonante... E a caneta chegou... Estava com a alavanca de abastecimento completamente travada, estava fosca e os acabamentos dourados completamente sem brilho...

Aquecer para desmontar... Mandatório nas "lever fillers", que têm o corpo montado por pressão/atrito. Com a cureta de dentista, remove-se o ink sac que estava FOSSILIZADO... A borracha estava tão dura, que imobilizava o movimento da alavanca. Removido o ink sac petrificado, a alavanca mostrou estar com o movimento bem desimpedido.

Após lavar totalmente com água morna e sabão neutro, foi a hora de secar e polir. O polímero utilizado, provavelmente PMMA (não conheço muito sobre as CS...) tem um brilho espetacular. As peças douradas, clipe e anel da tampa, foram igualmente polidas, mas utilizando outra técnica... O velho e bom AZEITE DE OLIVA, excelente para polir dourados.

O resultado final pode ser visto abaixo:

edulpj

Dados:

Marca/modelo: Conway Stewart Shorthand
Origem: Reino Unido
Ano provável: 1957
Abastecimento: lever filler
Material: polímero (provavelmente PMMA) tampa e corpo
Pena: shorthand bitola fina - ouro 14k

Histórico

Shorthand, é um termo britânico que designa a ESTENOGRAFIA MANUAL ou como é popularmente conhecida, TAQUIGRAFIA. Existem duas "escolas" de shorthand, a Pitman e a Gregg. Uma caneta shorthand, deve ser equipada com uma pena de bitola fina, que permita o PECADO MAIOR da escrita com caneta tinteiro, ou seja, EMPURRAR a pena na escrita sem arranhar. Na estenografia manual, é comum a necessidade de "desenhar" símbolos e nesse processo, freqüentemente empurra-se a pena ao invés de puxar, que é o movimento de escrita correto com pena.

Funciona??? Funciona!!!!!!!!!! Até hoje, minha pena fina menos arranhante, pertence a uma caneta japonesa, a Platinum PE-500. A Platinum acabou de perder a posição. A pena CS shorthand 3, é mais macia de 1000 x 0.

De acordo com a literatura especializada em CS, a escola abraçada pela marca é a Pitman.

Um detalhe de diferenciação da Conway Stewart Shorthand, é a jóia da tampa. Feita em alumínio anodizado em verde. Destinava-se a distinguir a caneta na hora da utilização.

Confesso que fiquei animado com a pena shorthand... Estou pensando seriamente em comprar uma pena Esterbrook #9555 (Gregg Shorthand) para uma das minhas Esterbrook's...

Paulo Sergio

Olá edulpj...
Algumas perguntas...
Que tipo de "ink sac" usa? Onde os adquire?
Poderia falar algo sobre esse polimento com azeite?
E como faz o polimento do corpo e tampa?
Obrigado.
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Citação de: Paulo Sergio online 26 Agosto 2012 às 21:59:40
Olá edulpj...
Algumas perguntas...
Que tipo de "ink sac" usa? Onde os adquire?
Poderia falar algo sobre esse polimento com azeite?
E como faz o polimento do corpo e tampa?
Obrigado.
Abraço
Paulo Sergio

Como diria Elize Matsunaga, vamos por partes...

Ink sac, tem em três materiais... látex, silicone e PVC. Este último, só tem pra Parker. Nas demais marcas, a maioria é de látex. Compro ou na Pen Sacs ou na Pendemonium.

Azeite de oliva, é excelente para limpar peças FOLHEADAS A OURO. Pingue algumas gotas em papel toalha e esfregue a peça. Não risca e o papel sai preto.

As peças de polímero, podem ser polidas com diversos compostos. Uso com mais freqüência a "massa 2" para polir pintura automotiva. É pouco agressiva e não estraga nenhum polímero. Apenas aplico com FRALDA DE PANO e sempre manualmente. Nunca uso ferramenta elétrica para polir canetas. Demora mais, mas não corre o risco de estragar...

Qualquer dúvida, é só gritar...

murilolsd

Olá, pessoal!
Estou procurando uma PARKER 51 para chamar de minha. ;D
Contudo, estou confuso em alguns pontos (e olha que li a maioria da 88 páginas deste tópico antes de perguntar):

a) a maioria das que encontrei à venda tem o sistema de abastecimento aerométrico. Qual a diferença entre os tais "4X" e "6X"? Qual o melhor deles?

b) encontrei delas também com abastecimento por sistema à vácuo (vacumatic). É melhor, pior ou igual ao sistema aerométrico?

c) não encontrei PARKER 51 com sistema de conversor/cartucho. Elas existem?

d) qual o período e o local de fabricação delas? existe um período ou local de fabricação melhor que outros?

e) existe diferença de qualidade muito grande entre as espécias do gênero PARKER 51? Devo buscar alguma em especial (lembrando que quero uma de qualidade para meu uso pessoal)?

f) os melhores lugares para comprar são apenas os ML/EBAY da vida?

Agradeço a ajuda dos "caneteiros" do FRM! ;D ;D ;D
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 28 Agosto 2012 às 08:22:34
Olá, pessoal!
Estou procurando uma PARKER 51 para chamar de minha. ;D
Contudo, estou confuso em alguns pontos (e olha que li a maioria da 88 páginas deste tópico antes de perguntar):

a) a maioria das que encontrei à venda tem o sistema de abastecimento aerométrico. Qual a diferença entre os tais "4X" e "6X"? Qual o melhor deles?

b) encontrei delas também com abastecimento por sistema à vácuo (vacumatic). É melhor, pior ou igual ao sistema aerométrico?

c) não encontrei PARKER 51 com sistema de conversor/cartucho. Elas existem?

d) qual o período e o local de fabricação delas? existe um período ou local de fabricação melhor que outros?

e) existe diferença de qualidade muito grande entre as espécias do gênero PARKER 51? Devo buscar alguma em especial (lembrando que quero uma de qualidade para meu uso pessoal)?

f) os melhores lugares para comprar são apenas os ML/EBAY da vida?

Agradeço a ajuda dos "caneteiros" do FRM! ;D ;D ;D
Abraço!
Murilo

As respostas:
a)6X é mais antigo, 4X é mais moderno,  eu prefiro as 4X
dê uma olhada no site:
http://www.pensforever.com/materias_detalhe.asp?id=24&nome=Parker%Q
b) prefiro a aerometric
c) nunca vi,
d) são muito parecidas, aconselho apenas a perguntar ao vendedor qual a pena, se é de ouro e não de octanium. Se for de octanium sai fora. Uma pena de ouro NOS sai na faixa de 80 doletas.
e)mesma resposta acima
f) Você encontra delas aos montes no Brasil, dê uma olhada no pensforever.com e starfountainpen.com.br, que eles têm sempre e os preços são na faixa de 450 mangos.
Quanto ao ML e e-bay, também podem aparecer algumas barganhas, mas é difícil saber a real condição da caneta

Espero ter ajudado, as P51 são verdadeiros tratores, duram por décadas a fio. Se você tiver um tempinho vá ao MASP dar uma olhada, pode ser que alguma com um bom preço te encontre.

Mich

murilolsd

Obrigado, Mich!
Vou focar nas 4X com pena de ouro. :)
Apenas mais uma pergunta: qual a melhor tinta para as PARKER 51 com sistema aerométrico?
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 28 Agosto 2012 às 08:50:50
Obrigado, Mich!
Vou focar nas 4X com pena de ouro. :)
Apenas mais uma pergunta: qual a melhor tinta para as PARKER 51 com sistema aerométrico?
Abraço!
Murilo

Eu uso a Quink da parker ou a waterman flórida blue

Roncato

Mich, ótima explanação. Parabéns!

Murilo, estou com o Mich nas tintas, além Quink e Waterman, gosto muito da Skrip da Sheaffer também, outras que gostei bastente foram as Pelikan 4001 e a Pilot.

Com relação as 51 com conversor ou cartuchos houve um período que elas existiram 50/60/70 uma dessas décadas, não sei bem, mas, hoje em dia ???. Não me lembro de ter visto a venda por ai!!!

abrs.

edulpj

a) 4x ou 6x: 4x!!! E nem é por causa do número de vezes e sim pelo fato de que a guarda do reservatório nas 6x é cromada e descasca... Nas 4x, é de aço inoxidável...

b) Vacumatic: Excelente sistema e tem capacidade de tinta MAIOR que a Aerometric... Se pifar, não tem mais do que 10 técnicos que fazem um serviço decente no Brasil...

c) Parker 51 Cartridge: Existiu... Foram fabricadas bem poucas e nunca vi nenhuma de perto...

d) e) Qualidade: A Parker tem o melhor controle de qualidade de todos os fabricantes de canetas. Qualquer que seja a fábrica, a qualidade de um P51 é superlativa

f) Fuja de vendedores brasileiros: Enfeitam por fora, enjambram por dentro e SUPERFATURAM... eBay ainda é a melhor opção...

edulpj

Tinta para P51??? Qualquer tinta Parker ou Pilot. Fuja de tintas Noodler's, que apesar de EXCELENTES, não se dão bem com o material do ink sac da Parker...

edulpj

Tem ainda uma P51 que dá excelentes negócios: A Parker 51 Special... Modelo ligeiramente mais barato, pois tem bomba de abastecimento um pouco mais simmples e pena de aço inoxidável. Não deve nada para as "primas ricas"...

murilolsd

Obrigado, Mich, Roncato e Edu!
Acredito que passarei a frequentar este tópico com assiduidade. :)
Darei notícias assim que adquirir a PARKER 51.
Forte abraço a todos! :)
Murilo

edulpj

Mais uma dica... Lembrei agora... As duas últimas gerações da P51, são a Mk II e a Mk III. Elas têm "rabo quadrado", ou seja, o finalzinho do corpo não é arredondado como na maioria da P51. O polímero do corpo delas, não é mais PMMA e sim ABS. Muita gente fala mal delas, mas são excelentes canetas. Se aparecer um bom negócio, não deixe de realizar só porque algum zémané vai falar mal...

FALCO

Citação de: kroiden online 26 Julho 2012 às 13:47:49...
Azul: Noodler´s Eel Blue...
Abs,
Kroiden

Olá,
Você usa esta tinta em alguma caneta de pistão, poderia dizer se sentiu diferença no acionamento?
Grato
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Roncato

Quando comecei no mundo das tinteiros esse vídeo era apenas bonito, pela qualidade das letras. Hoje vejo de outra maneira.

http://www.youtube.com/watch?v=nnItiNU5N2M

Abr.