Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Sergiorj2016

Prof Eduardo, não sabia que devia usar talco no reservatório da esterbrook. :(
Mas já vi sua invenção e achei bem legal.
Valeu por mais essa dica! :)

edulpj

Tem quem usa grafite em pó também... Nas "lever filler", há muito atrito entre o mecanismo e o ink sac. Se não colocar nada lá pra suavizar o atrito, a vida é curta...

Pandolfi

Muito interessante o sistema do amigo Edulpj no FPN.

Bem amigos, e o problema com a minha Conway Stewart, quem sabe onde posso mandar pra consertar aqui no Brasil??

Grande abraço.

Pandolfi

michelim

Pandolfi, para este tipo de serviço ( substituição do SAC) já usei várias vezes o Humberto de Curitiba ( http://www.starfountainpen.com.br/ )
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Paulo Sergio

Caramba...
Não sabia que tamanhas manutenções pudessem ser feitas em uma pena!!!  :o :o :o
Muito bom esse sítio indicado amigo Mich!!!
"Matou a cobra e mostrou o pau"!!!  ;D ;D ;D   ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

PS: Creio que esse tipo de serviço seja "muita areia" para um "profissa Brazuca" amigo Pandolfi !!!
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Citação de: Pandolfi online 27 Outubro 2012 às 20:19:40
Muito interessante o sistema do amigo Edulpj no FPN.

Bem amigos, e o problema com a minha Conway Stewart, quem sabe onde posso mandar pra consertar aqui no Brasil??

Grande abraço.

Pandolfi

Qual é o modelo da tua Conway Stewart, Pandolfi???

Quando comprei a minha, uma Shorthand, o ink sac original (tinha até a marca escrita nele...) estava PETRIFICADO... Eu tinha vários ink sacs para Esterbrook (#16), mas a C-S usa #18. Comprei dois... Tenho um sobrando. Descreva o problema e se possível fotos. Posso reparar pra você...

[]'s Eduardo

Roncato

Citação de: michelim online 27 Outubro 2012 às 21:21:48
Pandolfi, para este tipo de serviço ( substituição do SAC) já usei várias vezes o Humberto de Curitiba ( http://www.starfountainpen.com.br/ )

Recomendo tb!!!

Pandolfi

Citação de: Pandolfi online 18 Agosto 2012 às 16:09:01
Falco, que prazer ser alvo de suas observações.
Conforme esta foto, as canetas são as seguintes:

Começando de cima, todas Conway Stewart:
A primeira da foto é uma CBHR (não sei o modelo), Pena M inscrito "Conway Stewart, 14CT GOLD".
A segunda é uma 200 CBHR, pena itálico obliquo B, inscrito "Warranted, 1st Quality, 14CT Gold, # 5".
A terceira é uma 470 CBHR, pena M, inscrito "Conway, 14CT Gold, # 4".

Edu, a caneta é esta primeira, a xadrez, a CBHR M nib.

Grande abraço.
Pandolfi

edulpj

Se for só ink sac, é bem simples...

vinniearques

Chegou ontem:

To impressionado com a qualidade desta me custou 35 reais já com conversor original!

Shaeffer Agio:

Foto feita em especial para o amigo Mich que gostou da outra!

Abração

Roncato

Essa é uma Sheaffer Agio, correto?

Tenho uma azul mais clara também, muito boa e não molha a pena, pode perceber que bem mais leve o manuseio dela. A minha está guardada, pois, tenho preferido canetas mais grossas.

Parabéns.

Abr.

vinniearques

Isso Roncato é a Agio mesmo, to adorando ela!

abração

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Uma consulta...  ::)

Eu tenho uma Esterbrook (preta), que estava guardada e que tem uma pequena história...
Eu e o meu falecido irmão ganhamos do nosso pai, as canetas eram idênticas.

Pois bem...
A minha, como costumava acontecer, pois ele adorava "surrupiar" as minhas coisas...  >:(

Ele levava os trecos e só devolvia ante "petição formal"...  Quase "busca e apreensão"...  :D
Coisa de irmãos...    ;)
Só que ele era o chamado "esmeril de grana grossa"...  ;D
O que ia, se não fosse resgatado logo, voltava faltando algum pedaço.  Sempre foi assim, com roupas, relógios e tal...

Bom este é o "background" da coisa.
Agora o meu problema.

Eu nem sei quando eu peguei a "minha" Esterbrook de volta, tem alguns anos, e a guardei...

Agora que eu pretendo voltar a usá-la, eu percebo que ela (como costuma acontecer com as Esterbrook) está funcionando perfeitamente (carregando e escrevendo).

Mas...
Eu noto que a tampa não está "rosqueando" perfeitamente no corpo, ela até vai, mas não "fixa" ("aperta") como devia...  ::)

Bem,...
Uma das hipóteses é que as tampas foram trocadas...  ::)

Como "a dele", obviamente, "já era"...  :D
Eu pergunto...

- Isso tem jeito?
- Dá para (re)ajustar as roscas?
::)

Abraços!
Alberto

michelim

Vinnie, a caneta está bem protegida!! ;) ;)
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Outubro 2012 às 12:07:11

- Isso tem jeito?

Abraços!
Alberto

Olá Alberto!!!

Você sabe me dizer qual é a variante da caneta?? Esterbrook J, LJ ou SJ???

Eu tenho uma SJ preta, que tem o problema oposto ao teu... A tampa rosqueia muito apertada, o que me leva a crer que também foi trocada. No meu caso, eu precisaria "passar um macho" na rosca da tampa, para tentar afrouxar. Desisti, pois a chance de dar m#rd@ era muito grande...

Uma TENTATIVA para o teu caso, seria tentar "achatar" um pouco (muito pouco mesmo...) a boca da tampa, já que ela tem um anel metálico ali. Aquecendo o material para não trincar. Mas é um serviço também altamente perigoso...

Roncato

Edu e Alberto!

Já percebi este problema na Esterbrook, elas engripam e não fecham, ou ficam com a tampa literalmente frouxa, ou não chegam até o fim, mesmo notando um montão de roscas, damos duas voltinhas e já travam.

A minha preta da uma volta e meia, e a marrom não chega a uma volta... (mas as duas ficam bem firmes)

Estas pelo menos fecham direitinho, porém, no exemplo de vocês fica mais complicado!!!

edulpj

Até hoje, só tive problema com uma, a SJ preta que descrevi acima... É engripada mesmo... Dura de apertar e dura de soltar. Tenho duas LJ pretas (uma é a famosa Bell System Property) e uma J também preta que são perfeitas... A J, é um pouco mais folgada que as LJ's, mas não chega a ter problema de não dar aperto. Tenho também um vermelha que é NOS e como não poderia ser diferente, tem a rosca mais precisa de todas...

Alberto Ferreira

Citação de: edulpj online 29 Outubro 2012 às 13:05:56
Citação de: Alberto Ferreira online 29 Outubro 2012 às 12:07:11

- Isso tem jeito?

Abraços!
Alberto

Olá Alberto!!!

Você sabe me dizer qual é a variante da caneta?? Esterbrook J, LJ ou SJ???
...

Não, Edu... infelizmente eu não sei responder.
Onde eu "vejo" isso?

E, by the way, o modelo da pena é...   2556. De aço, eu creio...
E no corpo da caneta está escrito...   Esterbrook (R) e MADE IN U.S.A.  ;)
É só o que a minha visão de leigo pode ver.

...

Uma TENTATIVA para o teu caso, seria tentar "achatar" um pouco (muito pouco mesmo...) a boca da tampa, já que ela tem um anel metálico ali. Aquecendo o material para não trincar. Mas é um serviço também altamente perigoso...

Legal!
Eu dei uma "apertadinha", de leve, na mão, e como eu não sou "grana grossa" como era o meu irmão...  ;)...
Tchan... Tchan... Tchan... Tchaaan...  Melhorou bastante!  ;)

Valeu!  8)

Abraços,
Alberto.

PS:
1) Ah!
Eu tenho uma, nada de Esterbrook... Que pelo que me foi dito... É artesanal, pequena (talvez "feminina", eu não sei...  ::)), com acabamento (filigranado) em "ouro" (ou algo assim), que sofria do mesmo mal...

Eu fui correndo lá...   ;)
Dei o "aperto básico" com os dedos e...
Também melhorou muito!
Gostei!
Bobeou,... Eu vou sair dando uma "pressão em tudo...  ::) :D

Depois, quando puder fotografar, eu mostro esta...
Ela é bem legal. Eu gosto dela.

2) O Roncato tem razão... Não é necessário dar muitas voltas...  ::)
Mas com o tal "aperto" manual o fechamento ficou (razoavelmente) firme. Embora eu não tenha querido arriscar muito...  ;)

Alberto Ferreira

Salve!

Esta é a Esterbrook...

Esta é a dourada. No clipe está gravada uma data... 4-5-36.  ::)

E aqui, uma ao lado da outra, para comparação de tamanhos.

Abraços,
Alberto

edulpj

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Outubro 2012 às 14:05:34

.......................
Não, Edu... infelizmente eu não sei responder.
Onde eu "vejo" isso?

E, by the way, o modelo da pena é...   2556. De aço, eu creio...
E no corpo da caneta está escrito...   Esterbrook (R) e MADE IN U.S.A.  ;)
É só o que a minha visão de leigo pode ver.

Pela foto, Alberto, dá pra ter certeza que NÃO É uma SJ... Pelo ângulo, fiquei em dúvida entre a J e a LJ. Você vai matar a charada fácil... Comparando as duas "jóias" (as tampinhas pretas que arrematam as extremidades), elas têm o mesmo diâmetro ou a jóia da tampa é maior que a jóia do corpo?

Se forem iguais, Esterbrook LJ, se forem diferentes, Esterbrook J.