Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

elder

Citação de: CALS online 15 Fevereiro 2014 às 23:45:15
Citação de: Jefferson online 19 Setembro 2013 às 14:56:40
Pois é Pandolfi, eu andei procurando uma Esterbrook para experimentar.

Ontem cheguei no trabalho e encontrei uma mesa cheia de souvenirs. Um colega que está fazendo doutorado participou de um congresso fora do país e, como de costume entre meus colegas trouxe alguns brindes  do congresso para presentear o pessoal.

Logo que cheguei me avisaram: já sabíamos qual seria tua preferência, então ninguém se arriscou pegar!

Uma simples, mas interessante caneta da agência espacial japonesa - JAXA!

Fabricada pela Preppy. Pesquisando acabei encontrando essa loja bem interessante, com canetas para iniciantes a bons preços. http://www.jetpens.com/Fountain-Pens/ct/214?ref=front

Me interessei pela marca Kaweco, alguém pode dizer algo a respeito?

Abraços,

Jefferson

Jefferson

A Kaweco é uma marca alemã bem antiga e tradicional, porém muito pouco difundida no Brasil. Mais encontrada na Europa que nos EUA, comprei minha primeira numa papelaria centenária em Cartagena, ESP. É a Sport Black Chess M que aparece na extrema direita da foto, é um modelo que copia a primeira caneta popular da marca, nomeada "Sport", lançada nos anos 30. Essa moderna usa cartuchos Kaweco ou Pelikan pequenos (é uma caneta bem pequena, necessário apoiar a tampa, de rosca, para boa empunhadura) e até a caixinha em papel cartão (canto inferior direito) copia a embalagem antiga. Caneta barata, 20-22 euros, e vem sem clip (vários modelos por 1 euro), mas tem pena macia, fluxo muito bom, e é bem acabada, sem arestas pontiagudas. Recentemente, pedi para um amigo trazer mais duas para mim, mesmo modelo, Sport, uma preta para presentear outro velho amigo e outra red ice (tampa vermelha translucida e corpo transparente) para minha mulher, ambas com pena EF.
Carlos

Amigo, bela coleção!
A 3 e 4 canetas da direita para esquerda são parker's vacumatic??

ESTRELADEDAVI

Estou com uma dúvia, qual o melhor lugar para consertar uma caneta? Muito se fala do "Médico das Canetas" tem um site com o nome dele. Alguém aqui já usou os serviços dele, é bom? Algum amigo tem mais alguma dica?

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

erivelton

Recomendo o Josias, o amigo das canetas, daqui do Rio. Super solícito, e com um trabalho de primeira.

elder

Olha eu participo de um grupo de canetas no Facebook, e lá tem um rapaz que arruma canetas.Todos que já mandaram para ele arrumar gostaram do serviço, ele vende e restaura canetas

ESTRELADEDAVI

Obrigado Erivelton e Elder (se puder passar o contato dele por mp agradeceria), também tenho uma dúvida sobre limpeza de canetas, em algum lugar aqui no tópico li sobre usar amônia diluído em água (para impedir que a "janelinha" de nível de tinta fique "encardida"), e usar graxa de silicone neutra para lubrificar a borrachinha nas canetas com sistema de pistão interno, mais no manual diz pra não usar nenhum produto químico, fico em dúvida de como proceder.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

FALCO

weber, para poder ajudar melhor, qual marca e modelo da caneta?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

ESTRELADEDAVI

Olá Falco, é uma Pelikan Toledo M 700, fabricada em 1987.

Abraços

Weber

FALCO

Citação de: ESTRELADEDAVI online 11 Maio 2014 às 19:20:02Olá Falco, é uma Pelikan Toledo M 700, fabricada em 1987.
Abraços
Weber

Weber, ainda que seja uma caneta sofisticada na sua aparência estas Pelikans série M são das canetas de funcionamento mais simples e por consequência manutenção mais fáceis.
Caso ela apenas esteja suja (entupida) tente desrosquear o conjunto pena/alimentador e lave tudo com água + sabão, repetidas vezes se necessário, se quiser limpar o exterior em prata (eu não faria) limão + bicarbonato de sódio é o ideal.
De qualquer modo, qualquer caneteiro que tiver aí em sua cidade (Israel?) vai resolver, repito, é das canetas mais simples de mexer.
Se for um problema específico, descreva que talvez seja possível ajudar.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

bdalla

Amigos bom dia !!

Sou totalmente leigo sobre canetas mas queria me presentear com uma boa tinteiro.

Pelo que pude perceber a 146 seria uma boa opção certo ?

Conseguem me dar a ideia do preço de mercado e o que seria um bom preço para uma 146 hoje em uma autorizada ? ha mesmo diferença de preço entre as cores preta e vermelha/burgundy ?

Se puderem me dar o contato de algum vendedor de canetas eu agradeço.

Obrigado

Tenham uma Ótima semana.

Abs

Bruno
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

elder

Citação de: bdalla online 12 Maio 2014 às 07:19:53
Amigos bom dia !!

Sou totalmente leigo sobre canetas mas queria me presentear com uma boa tinteiro.

Conseguem me dar a ideia do preço de mercado e o que seria um bom preço para uma 146 hoje em uma autorizada ? ha mesmo diferença de preço entre as cores preta e vermelha/burgundy ?

Obrigado

Tenham uma Ótima semana.

Abs

Bruno

Amigo, a escolha é excelente.As MB 146 e 149 são lindas e maravilhosas, mas se você nunca utilizou uma tinteiro sugiro comprar uma intermediária, se não gostar o valor não será tão grande.Se você já usou tinteiros e quer partir para um top a 146 é uma ótima escolha, um colega do grupo do facebook diz que as MB antigas são muito superiores às novas por vários fatores.Em relação a vendedores confiáveis posso te passar os contatos por MP

Pandolfi

Citação de: elder online 11 Maio 2014 às 15:23:58
Olha eu participo de um grupo de canetas no Facebook, e lá tem um rapaz que arruma canetas.Todos que já mandaram para ele arrumar gostaram do serviço, ele vende e restaura canetas

Elder, mostre o link do grupo por favor...

Grande abraço.

Pandolfi

elder

Citação de: Pandolfi online 12 Maio 2014 às 12:57:09
Citação de: elder online 11 Maio 2014 às 15:23:58

Elder, mostre o link do grupo por favor...

Grande abraço.

Pandolfi

https://m.facebook.com/groups/131819070162703

bdalla

Citação de: elder online 12 Maio 2014 às 10:56:15
Amigos bom dia !!

Obrigado

Tenham uma Ótima semana.

Abs

Bruno

Amigo, a escolha é excelente.As MB 146 e 149 são lindas e maravilhosas, mas se você nunca utilizou uma tinteiro sugiro comprar uma intermediária, se não gostar o valor não será tão grande.Se você já usou tinteiros e quer partir para um top a 146 é uma ótima escolha, um colega do grupo do facebook diz que as MB antigas são muito superiores às novas por vários fatores.Em relação a vendedores confiáveis posso te passar os contatos por MP

Obrigado pela valiosa dica amigo, comprei uma parker sonnet do amigo e confrade EngenheiroVix !!!

Abs
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

elder

Citação de: bdalla online 14 Maio 2014 às 00:08:20
Citação de: elder online 12 Maio 2014 às 10:56:15
Amigos bom dia !!

Obrigado

Tenham uma Ótima semana.

Abs

Bruno

Obrigado pela valiosa dica amigo, comprei uma parker sonnet do amigo e confrade EngenheiroVix !!!

Abs

Ótima escolha, a sonnet é linda e como é Parker's deve escrever muito bem.Eu estou esperando a oportunidade para pegar uma vacumatic ou uma doufold, tem pessoas que dizem que a P51 é a melhor caneta já fabricada, mas eu acho muito feia e nem tenho vontade de experimentar hehehe (os fãs de P51 me perdoem).
Abraços.

Carretera18

Tenho uma Sonnet preta e dourada. Realmente é uma caneta bonita e que transpira qualidade.

Eu achei que a pena tem bastante "personalidade", arranhando um pouco no início, mas que depois de um tempo de uso se torna macia como manteiga porque a pena pega o jeito de escrever do dono. Se deixá-la parada por muito tempo, ela volta a arranhar e precisa de um novo "ciclo de amaciamento".

Deixo claro que esta impressão é totalmente pessoal e também não considero como defeito. Até classifico como um virtude interessante porque reforça aquela história de que caneta tinteiro não se empresta porque ela pegou o jeito do dono.

Em relação a P51, concordo que ela não é fotogênica. A gente só entende o motivo de tanta fama depois de ter uma. É um dos melhores instrumentos de escrita que eu já tive. Pena que foi levada em um assalto, mas já tenho outra comprada e a caminho. Só espero que chegue inteira e, pelo menos, nas mesmas condições da que foi roubada.

Abraços,

Marco Y
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

michelim

Este final de semana vai ocorrer o Pen Show no Novotel Center Norte,

Eu vou no Sábado perto das 12:00. Alguém vai estar por lá?

Mich
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

elder

Citação de: michelim online 16 Maio 2014 às 08:06:47

Mich

Eu gostaria de ir... infelizmente vou trabalhar e  ter que deixar para uma próxima.

Carretera18

Citação de: michelim online 16 Maio 2014 às 08:06:47

Mich

Também gostaria de ir, mas hj vou ser motorista dos meus filhos.

Gostaria de tentar conhecer o Mich e outros apreciadores de canetas no próximo evento.

Abraços e boa diversão.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

michelim

Eu fui, e as impressões foram as melhores possíveis:

O local fica perto do shopping center norte, deixei o carro lá e fui à pé para o Novotel.

Pouca gente, o que deixou os vendedores muito tranquilos para mostrarem tudo e mais um pouco, diferente do MASP que é uma correria para todos.

Meu saldo foi:

michelim

01 pelicano lindo, símbolo da pelikan que tanto gosto,;

01 MB da década de 70 com pena BB

01 lapiseira 2mm da faber, que comprei do jabur. Além desta caneta, levei uma outra parker ucky curve fantástica que tinha comprado dele no começo do ano, mas o sistema de alimentação deu problema, que ele se prontificou a arrumar ( eu procurei ele para perguntar se havia algum conhecido para fazer o trabalho e ele se prontificou a consertar!! isso para uma caneta com 90 anos, achei fantástico o pós venda!)

Uma  Omas ogiva, da década de 90 do Sérgio Kullock, outro amigão de longa data (quase 10 anos), e conheci o Ariel, que é um artista fantástico e primo do Sérgio

Além disso tive o prazer de  conher pessoalmente o fernando da pensforever, e o senhor Sebastião da ravil https://www.youtube.com/watch?v=MMYuTn0wZWU

e foi isso.... Se alguém tiver um tempinho recomendo a visita,

Mich