Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506140 Visualizações
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #40 Online: 16 Setembro 2009 às 04:30:34 »
Olá amigos...
Desculpem, mas isso de se preocupar com desbotamento de tinta ou se é lavável, para mim está em segundo plano, no que se refere às canetas tinteiro e seu uso!
Digo isso, pois o detalhe de ser "lavável" se aplica a não estragar uma roupa, caso a tinta vaze. No mais, alguém aqui já "lavou" algum documento alguma vez???  ;D  ;D  ;D
Além disso, as tintas permanentes têm componentes que são "algo" mais lesivos às canetas. Digo isso pois canetas carregadas com tintas pretas, que em geral são permanentes, ao secarem, tendem a entupir os mecanismos com mais frequência. O mesmo se diz às que são pouco usadas. Tinta marca Hero... em meu modo de ver, nem pensar!!! Ela tem componentes que entopem até pensamento!!!
Aliás, diga-se de passagem, o melhor amigo de uma tinteiro é a água!!! Canetas após muito uso, ou aquelas que são usadas pouco, devem ser lavadas com água, para que tenham uma vida mais longa, visando à retirada de resíduos de tinta de seu mecanismo!!!
Isso é facil de ser feito, desmontando-se a caneta em suas partes simples, como a retirada da tampa e do corpo. Bombas fixas como as da Parker 51 são mantidas, conversores ou cartuchos são retirados e pronto - o conjunto que aloja a pena vai para um copo com água, algum tempo depois (normalmente quando não sai mais tinta), podemos secar com pano tipo flanela e guardar, ou voltar a usar!!!  :D  ;)
Tinta é uma coisa simples de se achar... Parker Quink, Sheaffer´s, Waterman, são baratas, e são encontradas em papelarias ou no ML!!! Se a preferência for pelas mais caras...
É isso!!!
Abraço
Paulo Sergio

PS - Uma forma fácil e barata de carga é o uso de bomba ou conversor. Os cartuchos saem, em geral, mais caros, se comparados a um vidro de tinta... mas não se esqueçam que uma seringa com agulha 25X7 recarrega qualquer cartucho!!!  ;)  ;)  ;)
« Última modificação: 16 Setembro 2009 às 04:34:35 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #41 Online: 16 Setembro 2009 às 08:44:29 »
Olá amigos...
Desculpem, mas isso de se preocupar com desbotamento de tinta ou se é lavável, para mim está em segundo plano, no que se refere às canetas tinteiro e seu uso!
Digo isso, pois o detalhe de ser "lavável" se aplica a não estragar uma roupa, caso a tinta vaze. No mais, alguém aqui já "lavou" algum documento alguma vez???  ;D  ;D  ;D
Além disso, as tintas permanentes têm componentes que são "algo" mais lesivos às canetas. Digo isso pois canetas carregadas com tintas pretas, que em geral são permanentes, ao secarem, tendem a entupir os mecanismos com mais frequência. O mesmo se diz às que são pouco usadas. Tinta marca Hero... em meu modo de ver, nem pensar!!! Ela tem componentes que entopem até pensamento!!!
Aliás, diga-se de passagem, o melhor amigo de uma tinteiro é a água!!! Canetas após muito uso, ou aquelas que são usadas pouco, devem ser lavadas com água, para que tenham uma vida mais longa, visando à retirada de resíduos de tinta de seu mecanismo!!!
Isso é facil de ser feito, desmontando-se a caneta em suas partes simples, como a retirada da tampa e do corpo. Bombas fixas como as da Parker 51 são mantidas, conversores ou cartuchos são retirados e pronto - o conjunto que aloja a pena vai para um copo com água, algum tempo depois (normalmente quando não sai mais tinta), podemos secar com pano tipo flanela e guardar, ou voltar a usar!!!  :D  ;)
Tinta é uma coisa simples de se achar... Parker Quink, Sheaffer´s, Waterman, são baratas, e são encontradas em papelarias ou no ML!!! Se a preferência for pelas mais caras...
É isso!!!
Abraço
Paulo Sergio

PS - Uma forma fácil e barata de carga é o uso de bomba ou conversor. Os cartuchos saem, em geral, mais caros, se comparados a um vidro de tinta... mas não se esqueçam que uma seringa com agulha 25X7 recarrega qualquer cartucho!!!  ;)  ;)  ;)

Olá Paulo, tudo bem???   na verdade, pelo menos pra mim, que preciso de documentos permanentes, o fato de desbotar tem relevência, uma vez que nos prontuários escritos com tinteiro, se o que estiver ali desbotar, vai perder o valor.  Também existe a questão da segurança, uma vez que em um cheque uma pessoa mal intencionada pode fraudar facilmente colocando uma fita durex na assinatura e deixando a parte escrita de molho por alguns minutos.....claro que não é comum, mas tem que ter cuidado......em relação ás Hero, só em canetas baratas mesmo, pq podem secar e entupir  a caneta;  em canetas como a parker 51 ou qualquer outra com conversor aerométrico (aqueles com saquinho de borracha) as únicas tintas aconselháveis são as Parker e Sheaffer (isto está descrito num livro sobre sheaffers).......na prática, a única caneta que só deve usar tinta lavável é a Parker 61, pelo seu mecanismo de abastecimento por capilaridade......Outra coisa, toda caneta tinteiro deve ser passar por uma "lavagem" a cada 6 meses, para manter-se funcionando, em outro post eu coloco como se faz......existem inúmeras marcas, cada qual com cores e característics únicas;  mas realmente, as tintas permanentes devem ser deixadas apenas para documentos especiais mesmo, as laváveis dão conta do recado, e ultimamente só tenho usado laváveis que não desbotam, ( noodlers e Private Reserve); quando vou preencher algum documento mais importante uso uma esferográfica.

Um grande abraço a todos

Moriel

Moriel


*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #42 Online: 16 Setembro 2009 às 10:37:00 »
Moriel e Paulo Sérgio, agora vocês me deixaram na dúvida.
Essas tintas laváveis se não mancham a roupa é excelente, agora se tem como "lavar" um cheque aí já é outra história (essa é minha preocupação).
Alguém já fez um teste na prática para ver se ela realmente sai (no cheque ou num papel qualquer) quando submetida a um banho?

Um abraço
Fábio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #43 Online: 16 Setembro 2009 às 10:52:39 »
Moriel e Paulo Sérgio, agora vocês me deixaram na dúvida.
Essas tintas laváveis se não mancham a roupa é excelente, agora se tem como "lavar" um cheque aí já é outra história (essa é minha preocupação).
Alguém já fez um teste na prática para ver se ela realmente sai (no cheque ou num papel qualquer) quando submetida a um banho?



Fábio, faço isso com todas as tintas.....a parker washable sai totalmente..as tintas pretas deixam alguns resquícios...as sheaffers skrip tb saem (as atuais)......agora as permanentes podem até despigmentar um pouco na agua, mas não saem.  Existe um forum de canetas que tem tudo:  www.fountainpennetwork.com que pode sanar todas as tuas dúvidas, inclusive com testes de tintas.

Abração

Moriel

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #44 Online: 16 Setembro 2009 às 12:24:51 »
Meu conjunto de uso:



MB 146 "treveller" com a pena trocada pela pena da MB149 "F" e tinta Noodler's "Navajo Turquoise".

PS. Duas opniões, caso o uso da caneta seja escrever e não apenas "tomar notas" (sic) ou assinar cheques, a 149 é GRANDE e pena "M" (em canetas européias) é grossa "pacas"...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #45 Online: 16 Setembro 2009 às 12:35:16 »
Estou lendo agora o tópico.

Quero dar uma dica diferente, de quem não entende NADA de canetas.  ;D

Mas já usei e gostei muito!
Quem entende e gosta de canetas por favor faça um teste e depois fale.

Procure pelas Namiki-Pilot.  A que tive contato foi da linha Vanishing Point.

Não são baratas mas o diferencial fica para a pena retrátil em ouro e garantia lifetime para defeitos mecânicos.

Eu achei a escrita melhor que a Parker 21.
Mas só tive contato com estas duas canetas e volto a dizer que não entendo nada do assunto.

Abraços,
Jose A.
  
« Última modificação: 16 Setembro 2009 às 13:00:49 por zE_ »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #46 Online: 18 Setembro 2009 às 03:58:53 »
Chegou hoje minha Parker Vector.

Para quem nunca escreveu com uma pena, adorei.
Ela corre macia no papel, uma maravilha.

Essa veio de brinde numa negociação que fiz pelo ML :)
Veio com uma tinta azul que imediatamente fui fazer o teste para ver se era lavável, é realmente lavável, saiu a tinta todinha.
Escrevi 4 frases num papel, com ela, com uma Faber Castel, com uma Compactor (ambas esferográficas) e com uma lapiseira, a única tinta que saiu foi a dela. :(

Vou gastar logo essa tinta toda para adquirir a permanente, não quero correr risco de golpes.

Depois com uma graninha mais folgada, posso até arriscar numa mais cara, mas no momento estou gostando muito desta.

Sobre as marcas, gosto da Parker (mesmo sendo essa a minha primeira) pois remonta à minha infância, tenho boas lembranças dessa marca :)
Um abraço
Fábio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #47 Online: 18 Setembro 2009 às 08:22:52 »
Depois de alguns dias fazendo um "test-drive" em uma Meisterstuck 149, muito gentilmente emprestada para mim por um grande cavalheiro, sanei todas as minhas dúvidas entre a 146 e a 149 e sem sombra nenhuma de dúvida, a 149 é a minha escolha. Já comprei uma zerinho via ebay e agora é só esperar chegar. Nada como testar a coisa. Eu estava praticamente decidido pela 146 e teria me arrependido se tivesse comprado sem testar uma 149.

Realmente não há dúvida de que para canetas é importantíssimo testar.

Abraços!

Adriano

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #48 Online: 18 Setembro 2009 às 08:33:28 »
Uma dúvida: por que foi recomendado esferográfica para preencher cheques? Ou eu entendi mal?
[ ]s
Luciano

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #49 Online: 19 Setembro 2009 às 02:25:53 »
Uma dúvida: por que foi recomendado esferográfica para preencher cheques? Ou eu entendi mal?

Porque as tinteiros comumente usam tintas laváveis.

Eu fiz o teste, escrevi num papel com uma tinteiro Parker e 2 esferográficas, depois deixei o papel de molho na água, a tinta da tinteiro saiu todinha.

No caso de um cheque por exemplo o cara pode literalmente lavar o valor (preservando a assinatura) e adulterar o cheque.

A não ser que se compre tinta permante, mas aí vem outros problemas que os amigos citaram, principalmente entupimento.
Um abraço
Fábio

*

Pandolfi

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #50 Online: 19 Setembro 2009 às 10:40:03 »
Fábio, eu tenho canetas tinteiro, já conversei bastante sobre elas com o Moriel.
A não ser que você escreva textos longos que vai jogar fora logo, prefira as permanentes, eu uso e nunca tive problemas.
Ela só vai entupir se você ceixar muito tempo parada, sem usar, use todo dia um pouco.
Boa semana.
Pandolfi

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #51 Online: 19 Setembro 2009 às 11:18:36 »

Aqui vão algumas dicas sobre as tinteiro, inclusive como fazer a lavagem.  Fonte: www.ecanetas.com.br



CANETA TINTEIRO E OS SEUS CUIDADOS

A caneta tinteiro é muito procurada por colecionadores de objetos antigos e para aquele que gosta de uma escrita sofisticada e à moda antiga.
Por ser uma peça pessoal e insubstituível, podemos dizer que não tem valor determinado. Portanto, abaixo seguem algumas dicas para manter a longevidade de sua caneta tinteiro.

Aconselha-se a utilização regular da caneta. No caso da não utilização contínua por longo tempo, deve-se retirar o cartucho, à seguir faça a limpeza da caneta (vide abaixo). Desse modo evita-se que a tinta seque e cause o entupimento da pena.
Após o uso, sempre proteger a pena com a tampa. Isso evita borras que podem causar perda total ou parcial da escrita bem como a ligeira evaporação da tinta.
Para protegê-las de atritos, guarda-la num estojo apropriado.
Fechar a caneta na posição vertical (pena para cima), assim, evita-se vazamentos acidentais. O mesmo vale para quem a guarda no bolso ou na mala.
A tinta utilizada deve ser do próprio fabricante da caneta, pois ela é desenvolvida especificamente, para a garantia de um perfeito funcionamento.
O fechamento brusco da tampa, ou o movimento contínuo com a junção pode vir a formar micro gotas em seu interior, e com o seu acúmulo, pode ocorrer vazamento da tinta.
As variações de pressão atmosféricas durante o vôo (viagem aérea), ou a exposição da caneta ao calor, podem causar o vazamento da tinta, pois o ar comprimido no cartucho, tende a propagar-se, causando a expulsão da mesma. Para isso, a caneta deve ser levada em posição vertical.


PASSO A PASSO NA LIMPEZA

Deve ocorrer quando a caneta não foi usada por algum tempo ou na troca da cor da tinta.

Parte da pena:

- Desrosquear do corpo da caneta;
- Retire o cartucho/conversor cuidadosamente;
- Lavar em água corrente fria (não utilizar água quente, ela pode danificar a peça);
- Nunca utilize outros líquidos para fazer a limpeza
- Agite-a um pouco e seque-a com um pano limpo ou papel absorvente até que não haja mais vestígios de tinta, caso contrário repita a operação;
- Canetas com muito tempo sem uso e que estejam com a tinta ressecada, deverão ser colocadas em um copo com água por 24 horas ou mais. Dessa forma, a tinta irá amolecer e se dissolver na água, facilitando a limpeza. Se mesmo assim ainda houver resíduos, repita a operação.

O conversor:

Pressionar o conversor uma vez para que saia toda e qualquer tinta existente. E com o conversor sob água corrente fria, ativa-lo várias vezes até que a água comece a clarear (encher e esvaziar o conversor).

Lavagem fina (caneta com o conversor):

- Coloque água em um copo;
- Encher com água a caneta com o conversor acoplado e solte a água numa pia, repetir várias vezes;
- Seque a ponta com pano limpo ou papel absorvente para retirar o excesso de água;
- Se após a lavagem, ainda houver um pouco de água na parte onde está localizada a pena, a escrita nas primeiras linhas poderá sair clara.


CUIDADO COM A PARTE EXTERNA:

Caneta que tenha corpo de resina deve ficar distante de qualquer perfume ou produtos químicos, pois ele pode danificar o material (manchas).
Independente de seu revestimento, evitar qualquer tipo de colisão, queda ou contato com objetos pontiagudos ou metálicos.
Utilizá-la cuidadosamente, evitando movimentos bruscos.


LEMBRETE IMPORTANTE:

Procure fazer uma revisão periodica, a cada três anos em sua caneta.
Para que o fluxo de tinta seja constante, a limpeza deve acontecer pelo menos duas vezes por ano.
Existem diversos tipos de penas que são recomendados a cada tipo de escrita. Portanto, se observar alguma irregularidade na escrita, talvez possa ser, um tipo de pena não adequado ao seu tipo de escrita.
Com o tempo a pena tende a se moldar ao seu tipo de escrita.


CUIDADO:

Estes instrumentos de escrita não foram projetados para o uso por crianças pequenas, desta forma devem ser mantidos fora do alcance delas.
A "tampa" poderá causar asfixia se alojada na garganta


TIPOS DE PENA:

Alguns fabricantes disponibilizam, tipos variados de penas:

1 - Pena Normal: Garantem uma escrita suave, sem falhas, bem como uma linha precisa. São adequados para qualquer estilo de escrita.

- Extra fina: Pena com ponta extremamente fina para escrita com exatidão. Não se destina a escrita geral;
- Fina: Excelente para escrita geral e anotações. Uma precisão moderada que produz uma linha fina;
- Média: Mais comumente utilizada. Para pressão de escrita média e grossura média da linha. Uso geral;
- Larga: Ponta arredondada e grossa para linhas largas;
- Extra larga: Ponta arredondada e larga, excelente para linhas largas e assinaturas desta- cadas.

2 – Pena Oblíqua: Cortadas obliquamente com precisão para compensar angulos de escrita extremos.

- Oblíquo: Pena é cortada obliquamente com pequena angulação para a esquerda;
- Oblíquo invertido: Pena é cortada obliquamente com pequena angulação a direita.

3 - Pena Itálico: Permite efetuar uma linha grossa numa direção e um traço fino no ângulo adequado a essa direção, necessário para reproduzir o estilo de escrita em itálico.

- Fina;
- Média;
- Larga.

Um grande abraço a todos

Moriel

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #52 Online: 19 Setembro 2009 às 12:58:42 »
Moriel, eu já tinha lido esse texto, mas é sempre bom relembrar.

Pandolfi eu só estou esperando essa tinta acabar para comprar a permanente e vou querer tinta preta (essa que está na minha caneta é azul).
Um abraço
Fábio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #53 Online: 19 Setembro 2009 às 13:50:14 »
Então a "restrição para cheques" é tão somente o tipo de tinta? Sendo assim, então é o caso de se levar uma caneta no bolso (basiamente para cheques ou eventuais anotações) e uma outra para o "trabalho pesado", o escrever do dia a dia?
[ ]s
Luciano

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #54 Online: 19 Setembro 2009 às 14:03:55 »
Então a "restrição para cheques" é tão somente o tipo de tinta? Sendo assim, então é o caso de se levar uma caneta no bolso (basiamente para cheques ou eventuais anotações) e uma outra para o "trabalho pesado", o escrever do dia a dia?

Basicamente é isso mesmo.  Uma das regras do uso de tinteiros é ter sempre uma esferográfica junto, pq a tinta da tinteiro pode acabar, ela pode vazar, entupir, ter algum problema na pena, sofrer algum acidente (cair com a pena de ponta no chão, por exemplo)....enfim, um universo de problemas, que raramente podem ocorrer, mas se acontecerem, vc tem uma esfero pra se virar....

abração

Moriel

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #55 Online: 19 Setembro 2009 às 14:47:52 »
Ouvi sobre usar uma solução de amônia + água (1/10) para limpar as partes com tinta das canetas.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #56 Online: 19 Setembro 2009 às 15:02:03 »
Até hj n consigo usar esse tipo de caneta, minha letra fica uma porcaria, requer prática ou estou precisando de um livro de caligrafia mesmo?


*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #57 Online: 19 Setembro 2009 às 15:21:00 »
Ouvi sobre usar uma solução de amônia + água (1/10) para limpar as partes com tinta das canetas.

Essa solução é usada normalmente nos casos em que a caneta ficou décadas parada, com tinta seca dentro.......mas só deve ser usado em últimos casos;  normalmente deixando 24h a caneta dentro da água, ela dissolve a tinta.........

Outra coisa:  JAMAIS usar água quente ou outras soluções....a única coisa que limpa em as canetas sem estragá-las é agua pura mesmo.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #58 Online: 20 Setembro 2009 às 10:57:23 »
Moriel e demais entendidos,
onde encontro cartuchos de tinta preta permanente para caneta tinteiro Parker?
Um abraço
Fábio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #59 Online: 20 Setembro 2009 às 17:50:13 »
Papelarias e casa do ramo nas capitais;  ou no eBay;  cara, no eBay tem tudo, muito mais barato, mesmo com frete; vai lá e da uma conferida;

abraços