Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506938 Visualizações
*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #560 Online: 06 Abril 2010 às 11:48:41 »
Muito legal a coleção!!! uma hora fotografo as minhas...


Agora olhem que flexibilidade a ponta desta caneta!!
http://www.youtube.com/watch?v=Z_hB8IYR69Q&feature=player_embedded#at=26
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #561 Online: 06 Abril 2010 às 13:07:32 »
Bem interessante essa pena, vi uma que era bem flexível também, mas era profissional, própria para artistas da caligrafia.
Um abraço
Fábio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #562 Online: 06 Abril 2010 às 15:37:17 »
Oi gente, fuçando em coisas velhas do meu pai acabei achando uma Parker 21!

Como ela é? boa?
Ela está sem carga nenhuma, aonde eu encontro tinta para ela?

Sou um completo leigo no assunto, completo MESMO. Caneta para mim é BIC! Mas sempre tive interesse em escrever com letra mais bonita, e usar uma caneta de 'pena' como essa Parker..

Poderiam me iluminar?

Quais os precedimentos que eu devo ter com esse modelo para nao estragá-lo?
Preciso levar para revisão em algum lugar? trocar alguma parte(visto que é antiga a caneta)? Aonde encontro tinta para ela? que tipo de tinta? como recarrego? etc , etc, etc

Muito obrigado gente!
 
Um abração!


Correção, dando uma pesquisada bem de leve, percebo que a que eu possuo é a "super" 21, nao a 21 "standard", isso é bom nao é?  ;D
« Última modificação: 06 Abril 2010 às 16:07:30 por shun »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #563 Online: 06 Abril 2010 às 16:11:54 »
Grande Shun, não conheço a Parker 21 (ainda), mas se é Parker acredito que seja boa sim.
Revisão só se faz se ela estiver com algum defeito, vazando tinta, escrita com falhas etc, senão pode relaxar.

Existem 2 maneiras de recarregar sua caneta, se ela tiver conversor, você tem que comprar tinta de vidrinho e recarregar o conversor (para passar instruções detalhadas vai depender do tipo de conversor, veja esse link: http://www.starfountainpen.com.br/mostrarartigo.asp?codi=37).

Caso ela não tenha conversor (ou mesmo tendo, você pode retirá-lo e usar esse método que inclusive aconselho para primeiro uso), existem cartuchos que são mais limpos e práticos, basta abrir a caneta e espetar o cartucho junto à pena.

Você encontra os cartuchos em qualquer boa papelaria e acredito que a tinta de vidrinho também.

Desmonte a caneta toda, lave-a bem em água corrente e pode até deixá-la de molho de um dia para o outro para retirar qualquer entupimento ou sujeira que possa ter, depois deixe-a repousar com a pena para cima, por um dia para ficar bem seca.
Por último leve-a a uma papelaria e veja se eles possuem cartucho de tinta para ela, peça até para eles colocarem para você e preste atenção para ver como se faz.

Se tiver ficado mais alguma dúvida é só falar.
Um abraço
Fábio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #564 Online: 06 Abril 2010 às 16:30:03 »
Saquei... o sistema da "minha" Parker é esse: Sistema de Enchimento Aerométrico

Pelo que eu li, não dá para remover o sistema de carga, então só tentando carregar ele e usando para saber se há algo quebrado, certo?

Qual a melhor tinta para esse modelo??

E outra, acredito que essa caneta está limpa, pois nao há nem resquícios de tinta nem no sistema de carga, nem na pena.

Um abração!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #565 Online: 06 Abril 2010 às 18:34:05 »
Hehehehehe....
Dando uma fuçada melhor nas coisas do meu velho, encontrei mais 3 Parker's: Uma Parker 45, outra 61 e por último uma comum esferográfica(que ainda funciona por sinal).

Agora uma outra dúvida de leigo, cada uma delas parece usar um sistema de carga diferente, a 15 está vazia, a 61 tem um negócio grandão que eu nao consigo tirar, a 21 está vazia também... só a esferográfica está funcional!

Qualquer conselho vou ser muito grato! Um abração!
« Última modificação: 06 Abril 2010 às 18:35:45 por shun »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #566 Online: 06 Abril 2010 às 18:45:22 »
Eu tenho uma 45 com sistema Aerométrico também, basta mergulhar a pena dela (tem que mergulhar a pena inteira, deixar a tinta encostar na caneta) e pressionar uma parte do alumínio que é para isso mesmo, ele comprime a borracha e o enchimento se dá quando a borracha volta ao normal (se infla novamente).

Umas 4 "bombadas" acho que são suficientes (nas mais antigas tinha que dar 5 ou 6 bombadas, vinha escrito no próprio conversor).

Posso estar enganado, mas não dá para remover o sistema de carga porque ela deve ser anterior a década de 60, onde não existiam os cartuchos, mas acredito que mesmo assim o conversor deve sair para limpeza, deve estar é emperrado devido ao tempo.

A 45 que está vazia você pode trabalhar com cartuchos ou comprar um covnersor, aconselho o Deluxe, o Standard é muito ruim e emperra com o tempo de uso.

Existe uma tinta americana que dizem ser muito boa, chamada Noodler's, será minha próxima tinta, mas só dá para comprar pelo eBay, nas papelarias daqui você acha a Parker Quink, tinta própria da Parker, é a que estou usando atualmente, o único inconveniente é que ela é lavável, não serve para assinar cheques nem documentos, já a Noodler's tem modelos permanentes e laváveis e tem aínda os "bullet proof" que não saem nem com compostos químicos.

No site que passei tem todos os tipos de conversores e também fala um pouco sobre cada caneta, aconselho a dar uma navegada por lá, aprenderá muita coisa e aqui nesse tópico também, veja desde a primeira página que muito assunto já foi discutido.

Um abração e seja bem vindo ao mundo Parker.
Um abraço
Fábio

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #567 Online: 06 Abril 2010 às 23:59:31 »
Hehehehehe....
Dando uma fuçada melhor nas coisas do meu velho, encontrei mais 3 Parker's: Uma Parker 45, outra 61 e por último uma comum esferográfica(que ainda funciona por sinal).

Agora uma outra dúvida de leigo, cada uma delas parece usar um sistema de carga diferente, a 15 está vazia, a 61 tem um negócio grandão que eu nao consigo tirar, a 21 está vazia também... só a esferográfica está funcional!

Qualquer conselho vou ser muito grato! Um abração!

Não remova este "negócio grandão"! A 61 não tem bombinha, o enchimento é por capilaridade, dentro do "negócio grandão" tem tipo um feltro que absorve a tinta, é só mergulhar a ponta no tinteiro e esperar alguns minutos, que o feltro absorve a tinta, depois limpe a ponta com um pedaço de lenço descartável (PH também serve) e pode começar a escrever.

Para limpar a 21, dê umas bombadas com a ponta mergulhada num copo d'água.

Antes de usar qualquer caneta tinteiro antiga, recomenda-se lavá-la com água corrente para tirar a tinta velha. Eu, geralmente, deixo de molho num copo d'água de um dia para outro, depois passo na água corrente e seco com o lenço.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #568 Online: 07 Abril 2010 às 09:03:28 »
Shun, como você está em Curitiba, você tem duas ótimas opções para dar uma olhada nestas canetas: a Casa das Canetas (http://www.casadascanetas.com.br/index1.htm) e a Star Fountain Pen (http://www.starfountainpen.com.br/default.asp).

Eu conheço pessoalmente apenas a Casa das Canetas, na rua XV perto da Biblioteca Pública. Mas não me lembro se eles fazem manutenção (acho que sim).

A Star Fountain Pen me parece ser muito boa também, embora eu não os conheça pessoalmente. E eles fazem manutenção.



Grande abraço amigo!
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #569 Online: 07 Abril 2010 às 14:25:36 »
Passei na Casa das Canetas, e já comprei a tinta Quink e o cartucho para a .45  8).
Gente, eu preciso comprar o dito "conversor" para a 45? ela ta sem nada dentro, e o cartucho é pequenininho, nao sei se vcs me entenderam...
Se sim, qual conversor?

Obrigado!

Fui no Shopping Crystal Plaza, a Casa das Canetas agora tem 2 estabelecimentos!

Aproveitei e vi na NataN o IWC Portuguese e o Big Pilot.. meu Deus que maravilhas.... dá MUUUUUUUUUUITA água na boca!
« Última modificação: 07 Abril 2010 às 15:46:23 por shun »

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #570 Online: 07 Abril 2010 às 20:25:41 »
Quando comprou o cartucho você especificou que era pra uma Parker? Porque os cartuchos da Parker não são "pequenininhos"... Eles tem coisa de uns 7 ou 8 cm de comprimento.

Cartuchos pequenos são, por exemplo, os chamados "internacionais", utilizados nas Crown e outras. Estes tem uns 3 cm de comprimento.



Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #571 Online: 07 Abril 2010 às 20:42:29 »
Quando comprou o cartucho você especificou que era pra uma Parker? Porque os cartuchos da Parker não são "pequenininhos"... Eles tem coisa de uns 7 ou 8 cm de comprimento.

Cartuchos pequenos são, por exemplo, os chamados "internacionais", utilizados nas Crown e outras. Estes tem uns 3 cm de comprimento.



Grande abraço

Entao Paulo, eu comprei o cartucho da própria Parker, até mencionei que era para uma Parker 45, eu nao sei como coloca na caneta, vou ver com o meu pai!

De fato ela possui uns 7~8 cm, mas nao sei qual lado encaixa.. hihiihhi  ;D


Mais tarde eu tento um review à mao da '21', gostei bastante dela, minha primeira caneta de pena  :D

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #572 Online: 07 Abril 2010 às 21:49:32 »
Peguei esta Parker 45 no ebay, o vendedor fala que é Vintage 1960-64, será que é mesmo ?
Bem, aparentemente está bem conservada, vou ver quando chegar e posto mais fotos.

abs

Glauco



*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #573 Online: 08 Abril 2010 às 08:34:11 »
Caro shun, recomendo ler sobre as parker 21 aqui:

http://www.starfountainpen.com.br/mostrarartigo.asp?codi=28

Mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #574 Online: 08 Abril 2010 às 18:24:21 »
Peguei esta Parker 45 no ebay, o vendedor fala que é Vintage 1960-64, será que é mesmo ?
Bem, aparentemente está bem conservada, vou ver quando chegar e posto mais fotos.

abs

Glauco


Fala Glauco, tudo bom?
Eu também estou com uma 45, mas ela tem algumas diferenças em relação a sua, o sistema de carga da minha é por cartucho, ela possui o clip dourado, a ponta da tampa também dourada e um 'anel' dourado, a pena dela é dourada também ( embora a pena pareça estar com um tom levemente acobreado ).

Será que é normal essas variações?

Um abração!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #575 Online: 11 Abril 2010 às 18:23:07 »
Postanto aqui só para compartilhar a minha satisfação com a 21!



Abraços!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #576 Online: 11 Abril 2010 às 20:37:45 »
Peguei esta Parker 45 no ebay, o vendedor fala que é Vintage 1960-64, será que é mesmo ?
Bem, aparentemente está bem conservada, vou ver quando chegar e posto mais fotos.

abs

Glauco


Fala Glauco, tudo bom?
Eu também estou com uma 45, mas ela tem algumas diferenças em relação a sua, o sistema de carga da minha é por cartucho, ela possui o clip dourado, a ponta da tampa também dourada e um 'anel' dourado, a pena dela é dourada também ( embora a pena pareça estar com um tom levemente acobreado ).

Será que é normal essas variações?

Um abração!

Tudo bem Shun ?

bem, eu também tenho uma 45 que comprei nova fazem alguns, meses. Ela é exatamente como vc disse,
com detalhes dourados. Comprei esta pelo preço que estava ok, e exatamente por ser um pocuo diferente da que eu tenho. Além do fato de ser uma "velhinha"... se alguns dos amigos souber responder nossa dúvida, se esta variação de acabamentos é real....

abs

Glauco

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #577 Online: 18 Abril 2010 às 19:04:55 »
Aqui algumas fotos das minhas canetas:


“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #578 Online: 18 Abril 2010 às 19:50:49 »
Aqui algumas fotos das minhas canetas:
(fotos)
...
Michelim, fale mais desta Pilot, a pena é Oblíqua, Itálica ou apenas BB?
Pode colocar mais fotos dela - mais próxima (pena).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #579 Online: 18 Abril 2010 às 20:04:34 »
OI Broker, A pena desta namiki 78g é BB, mas ela é cortada como se fosse itálica.

As fotos que tentei tirar da pena não ficaram boas, mas encontrei num site:
http://www.hisnibs.com/pilot_pens.htm


Esta eu comprei no mercado livre, e é fácilmente encontrada no e-bay.

abração

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”