Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506917 Visualizações
*

ragimundi

Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #580 Online: 05 Maio 2010 às 17:59:41 »
Boa tarde,
 Amigos!
Primeiramente quero aqui pedir licença aos queridos USUÁRIOS  para assim tecer alguns comentários a parte, já que o meu contato com as canetas tinteiros é de quase 35 anos, e não tenham dúvidas que o gosto é algo inigualável.
Atualmente tenho  um bom número de canetas tinteiros enquanto colecionador.
Então amigos, a questão do gosto pela marca é algo muito particular, onde eu posso dividir, na minha humilde visão, o apego às canetas tinteiros em três categorias (no mínimo) a seguir:
a) escrever de fato, aliás, escrever verdadeiramente (na prática) com a caneta tinteiro, é obvio que vai ter determinadas penas, seja “F" "M" "BB", e outras mais que irão se adequar/agradar  quem está escrevendo, pois o hábito/pratica, faz com que determinadas pessoas tenha o seu gosto particular, e dele não abre mão;
b) têm aqueles usuários que adoram uma caneta de marca consagrada no bolso, porém pouco escreve, mas é a caneta que ele prefere, e a defende (a marca/modelo) em todos sentidos; e
c) há sem dúvidas aqueles que escrevem, conhecem a marca/modelo, as características, seja o formato, aparência, material que as compõem, e por aí se vai.
Enfim, todo usuário de caneta tinteiro tem a sua história particular seja direta/indiretamente  com a marca/modelo, etc.
E dentre essas questões abordadas acima, eu enquanto usuário eu me coloco aqui falando o seguinte:
1-    tenho vários modelos de PARKER, 51 (pena 1948 três pontos), 21, 45, VECTOR, REFLEX, e outras, mas quero dar ênfase na performance da PARKER 17, Made in England, adquirida num site semelhante ao Mercado Livre, cujo nome EBAY. Aliás, vamos também incluir outras marcas/modelos na relação acima, duas Conway Stewart 15, pena “F”, ouro 14K que pra mim fazem a diferença, mas levem em conta que eu  reingressei  noutra Instituição de Ensino Superior para fazer o Curso de História, portanto amigos eu escrevo diariamente, e acredito que seja uma justificativa para elogiar as canetas supracitadas;
2-   Ah! Não falei da AURORA Mil Raias, CROSS Century II, e minha ex-MONT*BLANC Meisterstück Classic;
3-    Um detalhe a mais: eu tenho mais ou menos umas  85 canetas da marca PILOT, modelos BIRDIE, G 78, PUCKISH 500, TRENDOR, etc.
4-   Solicito que os amigos passem nos seguintes endereços:
EBAY "link removido"
Mercado Livre
"link removido"

Um forte abraço, e me desculpem por ter sido um tanto prolongado na minha explicação. Finalmente essa é a primeira vez que participo desse espaço, e na próxima vez eu serei mais conciso/resumido, etc.

Raimundo Lopes
« Última modificação: 06 Maio 2010 às 09:02:43 por mestreaudi »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #581 Online: 05 Maio 2010 às 18:54:26 »
Seja Bem-Vindo ao fórum Raimundo! Espero que contribua sempre no fórum!



EDIT: Pergunta besta para os entendidos, mas quais as diferenças das penas "F", "M", "BB"??? sou completamente leigo no assunto!
« Última modificação: 05 Maio 2010 às 18:56:30 por shun »

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #582 Online: 05 Maio 2010 às 19:10:50 »
Olá amigo...
Esteja em casa, porquanto seja um amigo a mais a comentar sobre canetas!!!
Mas... qual o intento no anúncio???
Abraço
paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #583 Online: 05 Maio 2010 às 19:20:16 »
Olá amigo...
Esteja em casa, porquanto seja um amigo a mais a comentar sobre canetas!!!
Mas... qual o intento no anúncio???
Abraço
paulo Sergio

Também estou intrigado com o "anúncio" de produtos, esse fórum não tem essa conotação..  :-X

Abraços

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #584 Online: 05 Maio 2010 às 19:59:47 »
...EDIT: Pergunta besta para os entendidos, mas quais as diferenças das penas "F", "M", "BB"??? sou completamente leigo no assunto!

F = fina
M= Média
B= "broad" grossa
BB ou 2B = mais grossa
BBB ou 3B = mais grossa ainda...  ;D

existem também as:
XF = extra fina
OB = Oblíqua (pode ter mais B)
Stub, Itálica ou Caligrafia e etc.
Cada uma se adequa ao estilo e função.

Este desenho tem muito valor...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #585 Online: 05 Maio 2010 às 20:27:19 »
Muito interessante! Muito Obrigado Fernando!

E aquelas ditas "Flex-Nib" que fazem aquele traço super grosso quando pressionados e uma linha bem mais fina escrevendo normalmente, acho a caligrafia com aquela caneta sensacional! Como uma pena consegue se 'abrir' tanto pra fazer aquelas enormes "manchas" de tinta? que material é usado na pena?

Exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=sJ8c2ZMsK8U

http://www.youtube.com/watch?v=Z_hB8IYR69Q


Um abraço!

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #586 Online: 06 Maio 2010 às 17:12:40 »
Oi Shun, eu tenho algumas destas: Waterman 52 1/2 Parker Lucky curve , Schafer da década de 20 , uma parker júnior e a eversharp que eu mostrei na foto:.

As penas flexíveis são todas de ouro.

« Última modificação: 06 Maio 2010 às 17:22:48 por michelim »
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #587 Online: 06 Maio 2010 às 17:13:53 »
Boa tarde,
 Amigos!
Primeiramente quero aqui pedir licença aos queridos USUÁRIOS  para assim tecer alguns comentários a parte, já que o meu contato com as canetas tinteiros é de quase 35 anos, e não tenham dúvidas que o gosto é algo inigualável.
Atualmente tenho  um bom número de canetas tinteiros enquanto colecionador.
Então amigos, a questão do gosto pela marca é algo muito particular, onde eu posso dividir, na minha humilde visão, o apego às canetas tinteiros em três categorias (no mínimo) a seguir:
a) escrever de fato, aliás, escrever verdadeiramente (na prática) com a caneta tinteiro, é obvio que vai ter determinadas penas, seja “F" "M" "BB", e outras mais que irão se adequar/agradar  quem está escrevendo, pois o hábito/pratica, faz com que determinadas pessoas tenha o seu gosto particular, e dele não abre mão;
b) têm aqueles usuários que adoram uma caneta de marca consagrada no bolso, porém pouco escreve, mas é a caneta que ele prefere, e a defende (a marca/modelo) em todos sentidos; e
c) há sem dúvidas aqueles que escrevem, conhecem a marca/modelo, as características, seja o formato, aparência, material que as compõem, e por aí se vai.
Enfim, todo usuário de caneta tinteiro tem a sua história particular seja direta/indiretamente  com a marca/modelo, etc.
E dentre essas questões abordadas acima, eu enquanto usuário eu me coloco aqui falando o seguinte:
1-    tenho vários modelos de PARKER, 51 (pena 1948 três pontos), 21, 45, VECTOR, REFLEX, e outras, mas quero dar ênfase na performance da PARKER 17, Made in England, adquirida num site semelhante ao Mercado Livre, cujo nome EBAY. Aliás, vamos também incluir outras marcas/modelos na relação acima, duas Conway Stewart 15, pena “F”, ouro 14K que pra mim fazem a diferença, mas levem em conta que eu  reingressei  noutra Instituição de Ensino Superior para fazer o Curso de História, portanto amigos eu escrevo diariamente, e acredito que seja uma justificativa para elogiar as canetas supracitadas;
2-   Ah! Não falei da AURORA Mil Raias, CROSS Century II, e minha ex-MONT*BLANC Meisterstück Classic;
3-    Um detalhe a mais: eu tenho mais ou menos umas  85 canetas da marca PILOT, modelos BIRDIE, G 78, PUCKISH 500, TRENDOR, etc.
4-   Solicito que os amigos passem nos seguintes endereços:
EBAY "link removido"
Mercado Livre
"link removido"

Um forte abraço, e me desculpem por ter sido um tanto prolongado na minha explicação. Finalmente essa é a primeira vez que participo desse espaço, e na próxima vez eu serei mais conciso/resumido, etc.

Raimundo Lopes

Senhor raimundo, bem vindo ao fórum!!
Thiago Braido
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #588 Online: 07 Maio 2010 às 09:50:41 »
Minha nova aquisição: Montblanc Carrera tinteiro, corpo laranja.

Nas fotos, ao lado das minhas outras MB para comparação de tamanho. O corpo dela é praticamente o memo tamanho da Meisterstück 74. A escrita está uma delícia!














Abraços!

Adriano

*

vinicius

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #589 Online: 07 Maio 2010 às 11:12:32 »
Não posso deixar de manifestar a admiração que a imagem dessa bela Montblanc Carrera provocou. Linda! Parabéns Adriano.
Uma pergunta: esta peça é da década de 1970?

Abraço a todos.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #590 Online: 07 Maio 2010 às 11:50:31 »
Linda, Adriano!

Essa é uma caneta que eu gostaria de ter, mesmo com o risco de perder...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

ragimundi

Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #591 Online: 07 Maio 2010 às 13:06:19 »
Obrigado amigo!
Futuramente irei escrever algo mais útil nesse espaço tão interessante, a fim de que os USUÁRIOS possam, de fato, obter mais informações acerca dos instrumentos de escrita, seja diferentes  modelos e marcas, etc.
Raimundo Lopes.

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #592 Online: 07 Maio 2010 às 14:14:56 »
Bonita caneta Adriano!! mas a meisterstuck ainda salta aos olhos!! Belas canetas




Caro Raimundo, seus comentários serão menvindos!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #593 Online: 07 Maio 2010 às 14:31:09 »
Meu pai tem uma Meisterstuck mas ela é ballpoint.. se fosse tinteiro eu ficaria babando encima dela!! mas meu pai nao me deixa usar nem a bp, quanto mais se fosse uma tinteiro hahaha

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #594 Online: 07 Maio 2010 às 19:56:40 »
...

...

Muito legal, e ainda com tampa de aço, o que é mais legal ainda, parabéns.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #595 Online: 09 Maio 2010 às 02:40:09 »
Fiz uma descoberta nesse mundo das canetas tinteiro, não sabia que isso acontecia.

Abasteci 3 canetas minhas com tinta preta Parker Quink, até aí tudo bem.

Só estava usando uma delas a 45, aí hoje resolvi usar outra e quando peguei estava sem tinta (sem tê-la usado). Na dúvida, peguei a outra que havia abastecido também (e também não tinha usado) e fui ver, estava sem tinta também.

Não sabia que essas tintas evaporavam, isso acontece com todas elas ou só com essa Quink da Parker?

Se for assim só vou poder usar uma caneta de cada vez :(
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #596 Online: 09 Maio 2010 às 08:52:33 »
E o pior amigo, é a borra de tinta que fica no interior... podendo até entupir a mesma!!!
Por isso a recomendação da lavagem periódica das tinteiro, com água mesmo, sua maior amiga contra o acúmulo de restos de tinta no sistema!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #597 Online: 09 Maio 2010 às 09:46:11 »
Durante quanto tempo você deixou as outras duas canetas sem usar?? Nunca tive esse problema.. fico as vezes um tempão sem usar a 61, daí quando eu uso ela pega na hora a escrita de volta...

Abração

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #598 Online: 09 Maio 2010 às 11:07:14 »
E o pior amigo, é a borra de tinta que fica no interior... podendo até entupir a mesma!!!
Por isso a recomendação da lavagem periódica das tinteiro, com água mesmo, sua maior amiga contra o acúmulo de restos de tinta no sistema!!!
Abraço
Paulo Sergio

Sim, isso eu faço e isso que vou fazer, vou lavar as duas e deixá-las guardadas, só voltarei a abastecê-las quando quiser efetivamente usá-las.

A que eu tenho usado mais é a 45, não é a melhor que tenho, mas é a mais prática para o dia a dia.

Shun, não sei precisar quanto tempo, eu abasteci 3 canetas, fiquei usando a 45 direto e deixei as outras duas na horizontal aqui num porta canetas que tenho, ontem quando fui pegar estavam as duas sem tinta, zeradinhas. O engraçado é que já escrevi pra caramba com a 45 e ela continua escrevendo, ou seja, cabe muito mais tinta no recipiente da 45, tanto que mesmo contando alguma evaporação e contando o que já gastei com escrita ela continua com carga, sinistra.

Já as outras usam esse carregador convencional da Parker, um standard e um De Luxe, não sei a quantidade de tinta que cabe neles, mas é bem pouquinha pelo jeito.

Vou aproveitar o ocorrido e assim que acabar a tinta da 45 vou estrear a Sonnet, ainda não descabacei ela.
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #599 Online: 09 Maio 2010 às 11:09:58 »
Amigo Shun... sua 61 é a antiga, com sistema de abastecimento por "capilaridade", ou a mais nova, com sistema bomba/cartucho? Se for o primeiro, é o esperado, dadas as características do sistema de abastecimento. Caso for cartucho/bomba, a evaporação é normal, ainda mais influenciada pelo calor do local, ou o grau de umidade relativa do ar!!!
Abraço
Paulo Sergio
« Última modificação: 09 Maio 2010 às 11:12:07 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio