Sobre a decisão de devolver ou não, não posso opinar. Mas o normal é que a coroa rosqueie até o fim.
A causa disso pode ser variada e sem inspecionar não dá para dizer. Pode ser problema na rosca de um dos dois, pode see junta fora do lugar, pode ser tubo não montado até o fim na caixa...
Sobre a vedação, a rosca, na maioria dos casos, não influencia na capacidade de vedação dela. Depende da construção dela. Mas em quase todos os casos que conheço, a capacidade de vedação é a mesma estando a coroa desrosqueada ou não. Tanto que o teste de vedação pode (e em muitos caso é recomendado pelo fabricante) ser feito com a coroa desrosqueada ou parcialmente desrosqueada.
A maioria das coroas rosqueada a junta que de fato veda é interna ao tubo OU dentro da coroa pegando o tubo peça parte externa. E a compressão delas não muda se a coroa estiver rosqueada ou não; a compressão é a mesma. As juntas comprimidas no fundo (junta de encosto) da coroa servem em primeiro plano para a coroa não bater aço com aço no tubo, em segundo plano para impedir contato da rosca com detritos como areia e com a própria água dentro do possível, e por fim como auxiliar na vedação. Mas quem veda é a junta interna. Se você tirar a junta interna e deixar só a de encosto no fundo da coroa, vai vedar no máximo uma submersão modesta.
Idem para a tal Triplock da Rolex, que tem aquela junta visível na parte externa do tubo. Ela praticamente não tem papel nenhum na resistência total do relógio. Ela serve, tal como a junta de encosto, para impedir contato da rosca, que é externa e muito exposta, com areia, detritos, suor, sal, etc.
Mas enfim falei tudo isso para dizer que sem inspecionar não dá para saber qual a causa disso e nem se a vedação está comprometida ou não por isso.
Abs.,
Adriano