Dúvida sobre coroa rosqueada.

  • 7 Respostas
  • 2149 Visualizações
Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Online: 03 Dezembro 2022 às 15:15:02 »
Colegas, boa tarde.

Comprei um relógio chinês porque estava muito barato.

É um Steeldive 1970, homage do Seiko Willard.

O relógio funciona perfeitamente e está bem preciso, atrasando apenas alguns segundos por dia.

O negócio é que a coroa rosqueada dele veio com um problema. Ela é muito dura pra enroscar e não enrosca até o final, sempre deixando um espaço entre a caixa e a coroa.

Entrei em contato com a marca pelo AliExpress e a primeira proposta deles foi que eu fique com o relógio e eles me reembolsam a metade do valor pago. Míseros 68 dólares.  ;D

Minha dúvida é: se a coroa não enrosca até o final o relógio não sela? Vai deixar água entrar?

Minha intenção é devolver o relógio e pegar outro, mas se o problema for só estético vou pegar o reembolso e ficar com esse mesmo.

[]´s  ;)
« Última modificação: 03 Dezembro 2022 às 15:23:14 por Mordechai »

Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #1 Online: 03 Dezembro 2022 às 15:25:33 »
Ela fica assim.


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #2 Online: 03 Dezembro 2022 às 20:36:29 »
A vedação do relógio é feita pela compreensão de uma junta elástica nas frestas do relógio.

Se a coroa não rosqueia direito até o fim é sinal de que, muito provavelmente, a junta não será comprimida como ela deveria, e a estanqueidade do relógio ficará comprometida.

Se você quer um relógio que seja à prova d'água, sugiro que devolva e compre outro. Agora, se você não se importa com isso, aí você pode ficar com o relógio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #3 Online: 03 Dezembro 2022 às 21:05:22 »
Obrigado, Igor.

Era o que eu imaginava.

O jeito vai ser devolver esse e pegar outro.

[] `s  ;)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #4 Online: 04 Dezembro 2022 às 09:17:49 »
Devolva. O tubo está fodido com certeza...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #5 Online: 04 Dezembro 2022 às 14:15:41 »
Sobre a decisão de devolver ou não, não posso opinar. Mas o normal é que a coroa rosqueie até o fim.

A causa disso pode ser variada e sem inspecionar não dá para dizer. Pode ser problema na rosca de um dos dois, pode see junta fora do lugar, pode ser tubo não montado até o fim na caixa...


Sobre a vedação, a rosca, na maioria dos casos, não influencia na capacidade de vedação dela. Depende da construção dela. Mas em quase todos os casos que conheço, a capacidade de vedação é a mesma estando a coroa desrosqueada ou não. Tanto que o teste de vedação pode (e em muitos caso é recomendado pelo fabricante) ser feito com a coroa desrosqueada ou parcialmente desrosqueada.

A maioria das coroas rosqueada a junta que de fato veda é interna ao tubo OU dentro da coroa pegando o tubo peça parte externa. E a compressão delas não muda se a coroa estiver rosqueada ou não; a compressão é a mesma. As juntas comprimidas no fundo (junta de encosto) da coroa servem em primeiro plano para a coroa não bater aço com aço no tubo, em segundo plano para impedir contato da rosca com detritos como areia e com a própria água dentro do possível, e por fim como auxiliar na vedação. Mas quem veda é a junta interna. Se você tirar a junta interna e deixar só a de encosto no fundo da coroa, vai vedar no máximo uma submersão modesta.

Idem para a tal Triplock da Rolex, que tem aquela junta visível na parte externa do tubo. Ela praticamente não tem papel nenhum na resistência total do relógio. Ela serve, tal como a junta de encosto, para impedir contato da rosca, que é externa e muito exposta, com areia, detritos, suor, sal, etc.

Mas enfim falei tudo isso para dizer que sem inspecionar não dá para saber qual a causa disso e nem se a vedação está comprometida ou não por isso.

Abs.,

Adriano

Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #6 Online: 04 Dezembro 2022 às 16:38:57 »
Obrigado Flávio e Adriano pelas respostas.

Já rejeitei essa proposta de ficar com o relógio e ter o reembolso parcial. Agora vamos ver como serão os procedimentos. Estou aguardando uma resposta. Nunca devolvi mercadoria comprada na China. Não sei se eles vão arcar com o frete da devolução. Dependendo do valor do frete nem compensa.

De qualquer forma, depois da resposta do Adriano eu fico mais tranquilo. Caso o frete seja proibitivo e eu fique com o relógio, pelo menos existe uma possibilidade dele ser a prova d'água. Hehehe!

[]´s  ;)
« Última modificação: 04 Dezembro 2022 às 16:40:57 por Mordechai »

Re:Dúvida sobre coroa rosqueada.
« Resposta #7 Online: 05 Dezembro 2022 às 11:46:42 »
Soluções propostas pelo AliExpress:

- Devolução de metade do valor (R$ 198,37) e eu fico com o relógio.

- Devolução do valor integral com o frete pago pelo vendedor. Mas para isso eu teria que ir até uma agência dos Correios, cotar o frete, entrar em contato com o vendedor e, só após ele concordar com o valor do frete, eu enviaria o relógio. A devolução do valor seria feita apenas depois que o relógio chegasse lá.

Nesse meio tempo, a Steeldive entrou em contato comigo pelo AliExpress e disse que eu posso molhar o relógio. Que esse problema da coroa não influencia.

E eu descobri que se rosquear com jeito, a coroa vai mais um pouquinho. Basta o relógio estar sem muita corda (dá trabalho, mas vai).



Resultado: molhei o relógio, vou pegar metade do reembolso e ficar com ele. Kkkkkkkk!

De qualquer forma, gostei dos pós-venda. Foram bem corretos.

Obrigado a todos pela ajuda.

[]'s  ;)