Porra, ainda no off, com o monte de engenheiro, piloto e caga regra aqui do forum, achei que o negócio iri evoluir mais, mas se não tá na primeira página do google...
Pergunta: Se o atrito do ar é que esquenta, porque o isolamento térmico é maior na parte de baixo da asa da shutle se o ar passa mais rápido por cima?
...
Bom dia!
Bem,...
Eu não sei em qual categoria você me "enquadraria", Falco. Aliás, pode ficar à vontade, na boa...
Mas do meu ponto de vista, de quem eventualmente quer apenas tentar ajudar,
e é engenheiro , mas nada "espaçoso" e nem menos ainda "espacial", eu diria que...
O ônibus espacial não entra na atmosfera "voando" (em uma atitude aerodinâmica onde as asas geram sustentação pelo seu formato (o perfil que gera as diferenças de velocidades -por cima e por baixo - mencionadas ).
Na tal reentrada, ele funciona como se fosse um pequeno meteoro (isso se me permitirem outra imagem falha) e é o atrito com as moléculas de ar que aquecem aquele "escudo" de cerâmica, que aliás está lá justamente para não deixar nada (importante na estrutura da nave) "derreter", embora haja um consumo programado das tais placas de material cerâmico durante o processo e tal e coisa.
Aliás, teve um dos tais "ônibus" que não entrou da maneira "correta" e se desintegrou, "a cores e ao vivo".
E antes de "qualquer coisa" (sic), talvez antes mesmo que este meu "papo" possa ficar, como diria o Mano Caetano, "pra lá de Marrakesh"...
Eu fico aqui a pensar...
No Google eu não estudei...
Ou, melhor dito, eu acho que não foi só por lá, não, Sô!
Abraços!
Alberto