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Qual a sua última aquisição?

Iniciado por Miguel, 28 Outubro 2008 às 09:15:07

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Alberto Ferreira

Boas!

Ah!...
Seguindo apenas um pouquinho mais naquele "off-topic" e talvez para esclarecer um pouco, ok?
A depender da velocidade e do ângulo de ataque, uma forma aerodinâmica pode aquecer pelo atrito com o ar, sim.

Aí vai uma ilustração de uma situação extrema.


Ônibus Espacial em atitude de reentrada na atmosfera.

Abraços!
Alberto

CALS

No off-topic: não conheço muito sobre física ou resistência dos materiais, mas o Blackbird tinha como características não apenas a velocidade de quase três vezes e meia a do som, mas o teto de serviço de 25km. Daí se aproxima da relação que o Alberto fez com o ônibus espacial.
O aquecimento severo de estruturas em titânio também estava relacionado aos motores que geravam cada um 145kN.
Sobre os relógios, achei bacana a pegada vintage e os back case. Valia sim um review, Gabriel.
Alguém sabe se já há no YouTube?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

raulfragoso

Citação de: FALCO online 15 Outubro 2016 às 20:02:57
Sei que o tópico não tem relação com isto, mas acho que esta informação está errada, o avião (ou qualquer estrutura aerodinâmica em altas velocidades na atmosfera) não esquenta por causa do atrito com o ar.

Fui pesquisar e encontrei uma matéria da Popular Mechanics de 1991 sobre o Blackbird que afirma: o atrito com a atmosfera é mesmo o responsável pelas altas temperaturas:



A revista completa pode ser lida neste link (a matéria sobre o Blackbird começa na página 27): https://books.google.com.br/books?id=KuYDAAAAMBAJ&pg=PA27&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

FALCO

Eu acho que precisa aprofundar mais este tema, ainda acho que o problema não é o ATRITO, ainda que seja o ar (ou a atmosfera) e a velocidade, a foto que o Alberto postou explica bem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Henrique

Esta ocorrendo uma confusão.  O atrito não aumenta com a velocidade porem a resistência do ar aumenta sim com a velocidade e é  essa que faz com que a temperatura do ônibus espacial ou qq objeto que caia em nossa atmosfera se incendeie.

CSM

porra e eu achando que o sr71 / aka blackbird era só o avião do professor xavier e dos xmen.....   ::) ::) ::)

abraços
Membro do RedBarBrazil

kroiden

Um dia desses saiu uma reportagem bem completa em português sobre o blackbird:

http://www.autoentusiastas.com.br/2016/10/lockheed-sr-71-blackbird/

Obs.: gosto bastante dos Autoentusiastas. Sempre têm alguma matéria interessante para ler.

TUZ40

Muito legal a matéria, adorei.

Obrigado por compartilhar.



Olha que bacana isso:

E para encerrar, mais uma frase do engenheiro-chefe, crítico combatente de sistemas complicados de gerenciamento, proferida há mais de cinco décadas e verdadeira ainda hoje:

"...Ninguém  mais é capaz de tomar decisões. Há muitas camadas de burocracia, nas empresas e nos governos. Como resultado, você não consegue fazer nada estúpido, e você não consegue  fazer nada brilhante".

"All your base are belong to us"

AlexandreMed

o off topic ficou melhor q o topic!!

raulfragoso

Citação de: cesar online 17 Outubro 2016 às 11:24:18
porra e eu achando que o sr71 / aka blackbird era só o avião do professor xavier e dos xmen.....   ::) ::) ::)

abraços

Hahahahahaha esse foi o melhor comentário!
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

FALCO

Sobre a questão da temperatura, acho que foi feita uma observação no sentido certo, mas ainda no km 1 desta longa estrada.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

FALCO

Porra, ​ainda no off, com o monte de engenheiro, piloto e caga regra aqui do forum, achei que o negócio iri evoluir mais, mas se não tá na primeira página do google...

Pergunta: Se o atrito do ar é que esquenta, porque o isolamento térmico é maior na parte de baixo da asa da shutle se o ar passa mais rápido por cima?

A esperança agora é só o Mich que é das internas do programa espacial canarinho
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

mmmcosta

#16333
Citação de: FALCO online 20 Outubro 2016 às 10:39:46
Porra, ​ainda no off, com o monte de engenheiro, piloto e caga regra aqui do forum, achei que o negócio iri evoluir mais, mas se não tá na primeira página do google...

Pergunta: Se o atrito do ar é que esquenta, porque o isolamento térmico é maior na parte de baixo da asa da shutle se o ar passa mais rápido por cima?

A esperança agora é só o Mich que é das internas do programa espacial canarinho

Porque a Shuttle desce de "barriga pra baixo".
Marcelo

FALCO

Citação de: mmmcosta online 20 Outubro 2016 às 11:19:07Porque a Shuttle desce de "barriga pra baixo".

Esta foi bem melhor que a primeira que você editou...
Mas lembre-se que antes dela voltar, ela vai, e bem rapidinho
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

mmmcosta

Citação de: FALCO online 20 Outubro 2016 às 11:28:32
Esta foi bem melhor que a primeira que você editou...
Mas lembre-se que antes dela voltar, ela vai, e bem rapidinho
[emoji53]
Marcelo

raulfragoso

Citação de: FALCO online 20 Outubro 2016 às 10:39:46
Porra, ​ainda no off, com o monte de engenheiro, piloto e caga regra aqui do forum, achei que o negócio iri evoluir mais, mas se não tá na primeira página do google...

Pergunta: Se o atrito do ar é que esquenta, porque o isolamento térmico é maior na parte de baixo da asa da shutle se o ar passa mais rápido por cima?

A esperança agora é só o Mich que é das internas do programa espacial canarinho

Não sou engenheiro, muito menos aeroespacial, portanto só me resta o Google e a Wikipedia  ;D Então lá vai: https://en.wikipedia.org/wiki/Aerodynamic_heating

CitarAt high speeds through the air, the object's kinetic energy is converted to heat through compression and friction. At lower speed, the object will lose heat to the air through which it is passing, if the air is cooler. The combined temperature effect of heat from the air and from passage through it is called the stagnation temperature; the actual temperature is called the recovery temperature.

CitarAerodynamic heating is a concern for supersonic and hypersonic aircraft. The Concorde dealt with the increased heat loads at its leading edges by the use of high temperature materials and the design of heat sinks into the aircraft structure at the leading edges. Higher speed aircraft such as the SR-71 deal with the issue by the use of insulating material and material selection on the exterior of the vehicles.

Pronto, foi o melhor que consegui achar. Agora, se está errado, por favor explique.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

waldirmello

#16337
Rapidamente ainda no off-topic.

Há uma enorme diferença entre o ônibus espacial e o SR-71. Enquanto o ônibus espacial SAI da atmosfera para orbitar a terra atingindo 27 mil km/h ou mais, o SR-71 atingia cerca de 3 mil km/h NA ATMOSFERA. O SR-71 não sai da atmosfera, ele precisa dela para a sua sustentação.

Existe inclusive uma definição de limite da atmosfera enunciada pelo físico Theodore von Kármán que vem a ser a altitude na qual a atmosfera é tão "fina" que a velocidade para ter sustentação aerodinâmica é superior a velocidade necessária para se manter em órbita, equilibrando a força gravitacional. Na prática, a altitude para qual a velocidade para ter sustentação é tão alta que se atinge a velocidade para se manter em órbita. Sendo assim o objeto já não voa, orbita. Desnecessário dizer que nesta atmosfera rarefeita motores a jato, como o do SR-71 não são mais efetivos, sendo necessário motores a reação (foguetes como os do OE, X-15, etc.). Esta altitude situa-se em torno dos 100.000 metros ou 330.000 pés.

Esta é a diferença: fora da atmosfera, esta velocidade de 27k não gera atrito, pois não há partículas se chocando com a fuselagem e portanto nenhum objeto que orbita precisa ter formato aerodinâmico (vida a própria ISS).

Para reentrar na atmosfera, o OE assume aquela atitude pois sua "barriga" possui os "azulejos" que formam seu escudo térmico, que isolam da nave e dissipam o calor decorrente do atrito do OE com as partículas da atmosfera e ao mesmo tempo ajuda a desacelerar o mesmo dos 27.000 km/h para velocidade subsônica. Em algum momento da reentrada o OE muda de atitude passando a planar como um avião normal e pousa normalmente.

Já o SR-71 "corta" a atmosfera de forma aerodinâmica e pela alta velocidade gera enorme calor devido ao atrito com as partículas da atmosfera. De mais a mais, com o Concorde ocorria o mesmo.

Alberto Ferreira

Citação de: FALCO online 20 Outubro 2016 às 10:39:46
Porra, ainda no off, com o monte de engenheiro, piloto e caga regra aqui do forum, achei que o negócio iri evoluir mais, mas se não tá na primeira página do google...

Pergunta: Se o atrito do ar é que esquenta, porque o isolamento térmico é maior na parte de baixo da asa da shutle se o ar passa mais rápido por cima?
...

Bom dia!
Bem,...  ::)
Eu não sei em qual categoria você me "enquadraria", Falco.  Aliás, pode ficar à vontade, na boa... :D

Mas do meu ponto de vista, de quem eventualmente quer apenas tentar ajudar, e é engenheiro  ;), mas nada "espaçoso" e nem menos ainda "espacial", eu diria que...

O ônibus espacial não entra na atmosfera "voando" (em uma atitude aerodinâmica onde as asas geram sustentação pelo seu formato (o perfil que gera as diferenças de velocidades -por cima e por baixo - mencionadas ).
Na tal reentrada, ele funciona como se fosse um pequeno meteoro (isso se me permitirem outra imagem falha) e é o atrito com as moléculas de ar que aquecem aquele "escudo" de cerâmica, que aliás está lá justamente para não deixar nada (importante na estrutura da nave) "derreter", embora haja um consumo programado das tais placas de material cerâmico durante o processo e tal e coisa.
Aliás, teve um dos tais "ônibus" que não entrou da maneira "correta" e se desintegrou, "a cores e ao vivo".


E antes de "qualquer coisa" (sic), talvez antes mesmo que este meu "papo" possa ficar, como diria o Mano Caetano, "pra lá de Marrakesh"...
Eu fico aqui a pensar...  ::)

No Google eu não estudei...
Ou, melhor dito, eu acho que não foi só por lá, não, Sô!  ::)
:-[

Abraços!
Alberto
;D

CSM

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Outubro 2016 às 14:01:38

Bem,...  ::)
Eu não sei em qual categoria você me "enquadraria", Falco.  Aliás, pode ficar à vontade, na boa... :D

Mas do meu ponto de vista, de quem eventualmente quer apenas tentar ajudar, e é engenheiro  ;), mas nada "espaçoso" e nem menos ainda "espacial", eu diria que...

Abraços!
Alberto
;D

muito boa mestre Alberto.... não costumo entender tudo o que você escreve (acho que me falta foco), me demanda uma atenção extra, mas quando entendo curto rsrsrs....

abraços
Membro do RedBarBrazil